Buscar

Fina_Geo_gerla

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Crosta é uma fina camada externa constituída de Mg, Al, Na, K, Manto constitui a maior parte sólida da terra e está entre a crosta e o núcleo é formado por Mg, silício. Núcleo é composto por ferro e outros elementos pesados e é constituído por um núcleo interno solido, chamado núcleo central e núcleo externo, que é liquido. O núcleo interno é solido devido a grande pressão que não deixa o ferro fundir.
Tectônica de Placas A movimentação das placas tec. é o processo de convecção do manto e a energia vem do calor interno da terra; onde a matéria quente(-densa) sobe e a matéria fria(+ densa) desce ocasionado assim a movimentação, gerando também zonas de grande instabilidade, podendo ocorrer vulcanismo, terremoto,LIMITE DIVERGENTE:as placas se afastam e a formação de litofesra.LIMITE CONVERGENTE: as placas se juntam na qual um delas vai para o manto, onde vai ser reciclada,há consumo de litofesra, suas margens são marcadas por fossas de mar cinturões de terremoto, montanhas e vulcões..LIMITE TRANSFORMANTE: as placas deslizam horizontalmente uma em relação à outra, não há criação nem consumo de litofesra, são marcadas por trrremoto.
O arquipélago do Havaí se originou devido ao vulcanismo intra-placas através de plumas do manto. No limite entre as placas do pacifico a Sul-Americana ocorreu convergência entre duas placas continentais, acarretando a formação de cadeias de montanha.
Mineral é constituído de átomos e o mineral é o constituinte básico das rochas, são substância de ocorrência natural, solida, cristalina geralmente inorgânica e composição química especifica, sendo os silicatos mais abundantes na crosta.
Propriedade física dos minerais: refletem sua composição e estrutura; que são: dureza;clivagem(superfície planares);fratura ( o modo como se quebram ); o brilho,densidade; e habito cristalino( formas dos cristais individuais ou agregados) 
Magna forma-se no local do manto e da crosta onde as temperaturas e pressões são suficientemente altas para produzir, pelo menos, a fusão parcial das rochas contendo água.
Rocha grupo agregado de minerais formado pela cristalização do magna ao resfriarem-se. Suas propriedades são determinadas pela mineralogia ( os tipos e proporções de minerais que constituem a rocha ) e a textura (os arranjos espacial de seus cristais e grãos):
Rochas ígneas Intrusivas: resfriam-se lentamente no interior da terra acarretando a produção de cristais grossos. Extrusivas: resfriam-se rapidamente na superfície da terra, produzindo cristais de granulação fina e textura vítrea.Quimicamente são classificadas em félsicas( com alto teor de sílica, são claras e pobre em magnésio ) e em máficas( com baixo teor de sílicas, são escuras e ricas em piroxênio e olivina).EX: granito é félsica e intrusiva/basalto é máfica e extrusiva.
Rochas sedimentares formam-se pela litificação de sedimentos após serem soterrados, sendo que os sedimentos são derivados do intemperismo e da erosão das rochas externas na superfície terrestre. São dividas em Terrígeas que ocorre sedimentação de partículas incoesivas. Carbonáticas pela precipitação de compostos químicos como CaCo3 em rios, lagos, mares e outros. Arranjo estrutural das rochas sediimentares Arcabouço (maiores partículas que compõem as rochas); Matriz (grãos detríticos menores que compõem poros do arcabouço); Cimentação( formado pela precipitação de minerais ou compostos químicos que ficam entre o arcabouço e a matriz).
Intemperismo químico: principal agente é a água, que dissociam os minerais mudando a sua composição química, é influenciado pela temp., chuva, CO2 regiões de clima úmido.
Intemperismo físico: regiões de clima mais frio e com pouca quant. d água, fragmentação por processos mecânicos.
Rochas metamórficas: durante a subducção e a colisão continental as rochas preexistentes e os sedimentos são empurrados para a profundidade da terra, onde são submetidos a aumentos de pressão e temperatura que resultam em reações minerais metamórficas. Podem ser classificadas em foliadas e não foliadas
Ciclo das rochas relacionam os processos geológicos para formação de cada um dos três tipos de rocha a partir dos outros. Começamos com a formação das rochas ígneas são soerguidas para superfície no processo de formação das montanhas e determinamos com o soterramento profundo dos sedimentos leva ao metamorfismo ou fusão, e nesse ponto começa o ciclo recomeça, sendo que a tectônica de placas é o mecanismo que faz o ciclo operar.
Solos: solo mistura de argilominerais, partículas de rochas e matéria orgânica que orgânica.Três tipos de solo; PEDALFER encontrado em climas temperados; LATERITOS encontrado em trópicos úmidos; PEDOCAL que forma em climas quentes e úmidos.
Massa úmida de ar vinda do oceano encontra um acidente geográfico, com relevo proeminente. Essa massa de ar então ascende, resfria, condensa e precipita. A massa com baixíssima umidade atravessa a cadeia fisiográfica e encontra do outro lado uma região seca de sotavento ou sombra pluvial.
Aqüífero camadas que armazenam e transmitem a água subterrânea em quantidades suficientes para o abastecimento. São dotados de grande permeabilidade e porosidade. Existem dois tipos de aqüíferos: os confinados e não - confinados. Nível freático é o nível atingido pela água na zona saturada de um aqüífero não – confinado. O aqüífero artesiano ocorre em aqüíferos confinados no qual a água está sob pressão e caso ocorra a perfuração a água flui espontaneamente. Esse tipo de poço, chamado artesiano, é extremamente desejável, pois não necessita de energia para bombear a água até a superfície pois ela é levada para cima pela própria pressão.
Rios Meandrantes: possuem um único canal e seu curso é curvo e tortuoso. Sua sinuosidade é formada pela erosão, de um lado, e sedimentação, do outro. A partir de rios meandrantes formam-se lagos (lagos em ferradura). Rios entrelaçados: que o canal subdivide-se numa rede entrecruzada de canais, os quais se reencontram. O entrelaçamento tende a se formar em rios com grandes variações do fluxo combinada com uma grande carga sedimentar e margens facilmente erodíveis.
Rede de drenagem :Dendrítica: caracterizada pela ramificação similar aos galhos de uma árvore.Retangular: desenvolvida num terreno rochoso e densamente fraturado, tende a seguir o padrão das fraturas.Treliça: em terreno de vales e cristas alternados.Radial: desenvolve-se num grande cume isolado, tal como um grande vulcão.
Bacia hidrográfica área do terreno limitada por divisores que vertem toda a sua água para a rede de rio que a drenam. Um continente tem várias bacias hidrográficas importantes separadas pelos divisores de água.
Dunas: Barcanas: são dunas com forma crescente, encontradas em grupo. São produtos de um suprimento de areia limitado e ventosunidirecionais. Transversais: são longas cristas em ângulo reto com a direção do vento. Formam-se em regiões áridas onde há abundância de areia e a vegetação é ausente .Parabólicas: são dunas que apresentam pequeno suprimento e o vento é unidirecional.Lineares: são longas cristas de areia orientadas paralelamente a direção do vento. Tem suprimento de areia moderado, um pavimento rugoso e ventos que sopram bidirecionais.
Margem continental porção adjacente ao continente onde está a linha da costa. Plataforma continental é uma extensa e plana plataforma que se estende desde a linha da costa até o começo do talude continental. Ela está construída sobre a crosta continental e em águas rasas são afetadas por ondas e correntes de maré e são cobertas por argila e areia. O talude continental é uma rampa íngrime, tipicamente recoberta por lama, marca o limite da plataforma continental. O talude é marcado por fendas e cânions submarinos, que são profundos erodidos na plataforma e no talude. Em seguida, tem-se a elevação continental, que consiste num leque de sedimentos lamosos e arenosos que se estende para as bacias oceânicas principais. Posteriormente tem-se a planície abissal, que é uma grande área plana do fundo oceânico e são ocasionalmente interrompidaspor vulcões submersos, chamados de montes submarinos.

Continue navegando