Buscar

Cibercultura: O Impacto da Tecnologia na Sociedade

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Aluno: Lucas de Carvalho Cavalcanti
Disciplina: Introdução à informática
Professora: Aliete Rosa, 1° período de Letras
Comentário sobre o Cibercultura
	A “Cibercultura” é vista pela maioria como algo ruim, pelo fato de ainda não conhecerem seus fundamentos e ambições. Claro, como tudo na vida, esse tem seu lado bom e ruim, mas, se prestarmos atenção, a ciência também tem esses dois lados, ou seja, devemos ter uma visão abrangente para discutirmos sobre a “rede”. Estudiosos do ramo dizem que essa, cibercultura, é a terceira principal explosão no mundo, perdendo apenas para a demográfica e a nuclear, porém, é evidente que essa “nova explosão” é mais contundente do que as outras, pois ela se perpetuará dentro do campo tecnológico, independente do que aconteça. A cibercultura foi comparada a o dilúvio, grande acontecimento bíblico e, ela é colocada a frente da arca de Noé, pois, ela é mencionada como um dilúvio que vai mais a profundo e engloba todos aqueles que têm acesso aos matérias contidos na rede.
	O impacto gerado pelas novas tecnologias são originados pela interação da técnica, cultura e sociedade, estas estão atrelados ao lado tecno-cinetífico. Esse impacto é visto como algo positivo, para mim, pois essas três vertentes originam o que conhecemos hoje por tecnologia. O advento tecnológico nada seria se não tivessem aqueles que inventam as tecnologias, os que consomem e os que atualizam. É esse tripé que faz o “novo mundo” girar e essa interação é de suma importância para o mundo que vivemos hoje, o do ciberespaço e cibercultura.
	As técnicas são amplamente utilizadas no mundo moderno, essas são disputadas a “braço de ferro” pelos gigantes do mercado. A fábrica bélica mundial é uma, se não a maior, investidora nesse ramo, técnicas são aprimoradas em relação as táticas de guerra, armas, equipamentos armamentistas em geral são vistos como minas de ouro. Há também os softwares e hardwares, a cada dia que passa novos microchips são lançados no mercado dando origem a várias novas tecnologias. Exemplifiquei nesse parágrafo dois lados que utilizam essas técnicas, um é bom e o outro nem tanto, mas são essas diferenças que dinamizam o mundo e temos apenas que aceita-las. 
	A tecnologia é vista pelo autor como condicionante, ou seja, os acontecimentos que deram origem a cibercultura foram ocorrendo paralelamente a tecnologia, onde, uma não é condicionante da outra, mas ambas precisam andar juntas para existirem. A tecnologia deu todas as condições de hoje podermos utilizar a internet como ferramenta de interação, o nosso bate-papo, é o exemplo mais próximos que temos e que sua utilização deixa claro a importância de podermos hoje, conversar a grandes distancias por meio do computador.

Continue navegando