Buscar

Internetês: A Nova Linguagem da Internet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco – UAG
Aluno: Lucas de Carvalho Cavalcanti
Professora: Aliete Rosa
Disciplina: Introdução à informática, 1° período, Letras
Comentário sobre o texto: internetês
	A sociedade global mudou muito no que se diz respeito ao seu modo de agir, interagir e se comunicar. Esses processos acarretaram mudanças consideráveis nessas áreas, nossa linguagem hoje não é a mesma de 10 anos atrás e isso foi ocasionado pela mudança de hábitos que adquirimos. A rapidez que nos comunicamos(primordial para a sociedade de hoje) é o grande diferencial dessa sociedade para as demais, as anteriores, isso fez com que nosso modo de falar e escrever se adaptasse a o novo modo de interagir. Os chamados “internetês” foram incluídos na linguagem da internet para as interações entre as pessoas que conversam serem mais rápida. Essa característica e fonte de estudo de vários professores de Português, esse debatem o assunto afim de chegar a algumas conclusões sobre esse “novo” modo de se comunicar nas redes.
	O modo de escrita na internet (internetês), vêm sendo usada desde a década de 1990. Essa forma de escrita foi adotada pelos usuários da internet, não apenas pelos mais jovens e sim por todos, quem não usa as abreviações é considerado uma careta e está fora de contexto naquela ocasião. O internetês são amplamente utilizados na internet em ocasiões informais, evidentemente que o modo de escrever num bate-papo convencional é totalmente diferente de uma artigo de opinião, por exemplo e, temos que estar cientes disso. Cogita-se também que pelo fato de quase nenhum estudante gostar da gramática normativa, a internet é meio que um “cano de escape” para aqueles que querem escrever do jeito que quiser, sem ser repreendido por seus professores. Digamos que é uma rebelião dentro da escrita, a norma culta fica em segundo plano e entra em cena o internetês. 
	Alguns professores foram entrevistados e perguntados sobre as escritas de seus alunos. Alguns foram categóricos ao dizer o que pensam do “internetês”, outros se mostraram bem adaptados a idéia, mas a maioria falou que os textos dentro de sala, estão dentro do padrão culto da língua e que a utilização do “internetês” fica restrito a internet. Claro que uma vez ou outra aparece nos textos escolares alguma forma de escrita equivocada, refiro-me a linguagem da internet, mas é muito pouco. Isso leva a crer que o “internetê” não está destruindo a linguagem culta, apenas, é uma nova forma de se comunicar em um determinado meio, no caso, a internet.

Continue navegando