Buscar

SIA aula-5-21-08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Plano de Aula 5: Contrato preliminar. Extinção dos contratos.
Caso Concreto 1
(MPDFT - 27o. Concurso - adaptada) Considere que foi firmado um contrato particular de promessa de compra de um bem imóvel, financiado em 60 parcelas mensais, entre Pedro e João, figurando como  intermediária a Imobiliária Morar Bem, no qual foi inserida cláusula resolutiva expressa, restando ajustado que enquanto o financiamento permanecer em nome do cedente, o cessionário compromete-se a efetuar o pagamento das prestações do imóvel, junto à instituição financeira, nos seus respectivos vencimentos, sob pena de perder o valor do ágio e ser obrigado a devolver o imóvel ao cedente, sem direito a qualquer indenização, ou restituição, independentemente de interpelação judicial. Ficou acordado, também, que o contrato não era sujeito à revisão. A posse do imóvel foi transferida ao comprador no ato da assinatura do mencionado contrato. Diante dessa situação hipotética, quais seriam os efeitos da resolução deste contrato? Explique sua resposta.
Resp. Cláusula resolutiva pode ser expressa, quando conveniada para a hipótese de inadimplemento, ou tácita. Em todo contrato bilateral ou sinalagmático presume-se a existência de uma cláusula resolutiva tácita, autorizando o lesado pela inadimplemento a pleiteiar a resolução do contrato, com perdas e danos( CC, art.475). Segundo dispõe o art. 474 do mesmo diploma, a expressa opera de pleno direito, e a tácita de interpelação judicial. Em ambos os casos, a resolução deve ser judicial . No primeiro, a sentença tem efeitos meramente declaratório e ex tunc, pois a resolução dá-se automaticamente, no momento do inadimplemento; no segundo, tem efeito desconstitutivo, dependência de interpelação judicial. Caso uma das partes não cumpra determinada obrigação, o contrato se rescinde automaticamente, de pleno doreito, sujeitando o faltoso a perdas e danos. CC arts 474 1ª parte e 128.
Questão objetiva 1
(MPDFT - 2009 - adaptada) Ainda a respeito dos contratos, assinale a alternativa correta:
a)     Ocorrendo a evicção parcial, sendo esta considerável, o evicto poderá optar entre a rescisão contratual e a retenção da coisa com o abatimento proporcional do preço.
b)     A teoria da onerosidade excessiva se aplica nas relações de consumo, onde são nulas as cláusulas que estabeleçam prestações desproporcionais, para o consumidor, decorrente de fatos supervenientes, desde que imprevistos pelas partes.
c)     Se, depois de concluído o contrato, com prestações sucessivas, ocorrer a diminuição patrimonial de uma das partes, capaz de tornar duvidoso o cumprimento da prestação assumida, não pode a outra parte cessar ou reter a sua prestação até que o segundo efetue a sua ou preste garantia suficiente.
d)     O contrato por prazo indeterminado admite a resilição unilateral, que é exercida mediante declaração de vontade emanada da parte a quem não mais interessa a manutenção do vínculo negocial. A resilição unilateral é um direito potestativo e opera-se mediante denúncia, independente de notificação da outra parte.
e)     No contrato com pessoa a declarar é possível aos contratantes inserir estipulação segundo a qual um deles se reserva a faculdade de indicar uma pessoa, diversa da relação originária, que deve adquirir os direitos e assumir as obrigações decorrentes do negócio, caso o contratante originário não cumpra as obrigações assumidas.
Questão objetiva 2
(TRF 4a. Região - 2010) Assinale a alternativa correta. A "exceptio non adimpleti contractus" pode ser aplicada:
a)    A- Apenas nos contratos unilaterais.
b)    B- Apenas nos contratos bilaterais.
c)    C- Nos contratos unilaterais e bilaterais.
d)    D- Somente nos contratos escritos.
e)    E- Todas as alternativas anteriores são incorretas.
JURISPRUDENCIA
TJ-SC - Inteiro Teor. Apelação Cível: AC 20100489070 SC 2010.048907-0 (Acórdão)
Data de publicação: 15/08/2012
Decisão: E REINTEGRAÇAO DE POSSE. PROMESSA DE COMPRA E VENDA DEBEM IMÓVEL. AUSÊNCIA DE PRÉVIA INTERPELAÇAO... Esse é o relatório. VOTO Trata-se de rescisão de compromisso de compra e venda de bem imóvel com pedido... Extrai-se dos autos que as partes firmaram em 02.01.1999 contrato de promessa de compra e venda, onde o réu...
(DOC. LEGJUR 103.1674.7097.6300)
2 - TJSP. Compromisso de compra e venda. Cláusula resolutiva expressa. Reintegração de posse. CCB, art. 119.
	
	
	Seu trabalho foi entregue com sucesso.
Trabalho entregue: Caso Concreto 5
Data da entrega: 21/08/2013 23:05
Observações: SEGUE AULA 5
Arquivo enviado: SIA aula-5.doc

Outros materiais