Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

AV1- Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino de Ciências da Natureza
Eliane Barros Martins
28305809
Licenciatura em Pedagogia
A defasagem escolar ocorre quando o aluno, por diferentes motivos, não consegue acompanhar o currículo escolar de forma satisfatória, ficando atrasado em relação à série ou a turma que frequenta, é um desafio educacional que pode acontecer por uma série de fatores como a desigualdade social, onde muitos alunos de famílias em situação de vulnerabilidade, ainda precisam trabalhar desde cedo para ajudar com as despesas de casa, resultando no afastamento da escola e dos estudos; problemas familiares e falta de estímulo em casa, de incentivos para os estudos, para realizar os deveres, e até de condições adequadas para estudar, contribuem significativamente para esse atraso escolar. Além disso, a defasagem escolar também pode ser causada pela falta de metodologias diferenciadas para lidar com alunos em diferentes níveis de aprendizagem, além da ausência de programas de combate à evasão escolar.
A pandemia agravou os desafios relacionados à defasagem na aprendizagem, impactando tanto as famílias quanto os estudantes, especialmente em contextos mais vulneráveis. Fatores externos, como a violência, a falta de acesso a serviços de saúde e a infrequência escolar, também exercem influência negativa sobre o desempenho dos alunos. 
Uma vez identificados os potenciais fatores associados às dificuldades educacionais desses indivíduos, quer sejam internos ou externos, cabe à equipe gestora analisar as evidências (como as notas, anotações dos professores, relatos das famílias e comportamentos observáveis) para, então, efetivar os ajustes necessários no planejamento de sua unidade escolar ou realizando os encaminhamentos externos necessários. 
Como são responsáveis pelo planejamento, execução e acompanhamento das ações nas instituições, os gestores devem compreender seu papel como agentes condutores e a urgência de redefinir suas práticas. Eles também precisam entender a importância de seguir um plano de trabalho bem definido, que leve em consideração as dificuldades específicas dos alunos e profissionais, em vez de confiarem apenas na intuição ou culpabilizarem terceiros pelos resultados insatisfatórios. Daí a importância, de o gestor escolar possuir não somente aptidão técnica para cumprir as demandas associadas ao seu cargo, mas também de dispor de uma postura de liderança, cabendo-lhe acompanhar o trabalho realizado, orientar e intervir quando necessário. Lück (2000).
Referências:
Defasagem escolar: o que é, quais as causas e impacto no aprendizado. Disponível em https://horario.com.br/blog/defasagem-escolar-o-que-e-quais-as-causas-e-impactos-no-aprendizado/. Acesso em 09 nov.2024
LÜCK, Heloísa. Gestão Escolar e a Formação de Gestores. Brasília: Editora Azeredo, 2000.
Ramalho, B., & Vera, M. S. (2023). GESTÃO EDUCACIONAL E A DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM: A ATUAÇÃO DOS DIRIGENTE ESCOLARES PARA A SUPERAÇÃO DAS FRAGILIDADES EDUCACIONAIS. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.7188 (Original work published 2023) Acesso em 09 Nov.2024

Mais conteúdos dessa disciplina