Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Fase 4-5 anos
O período de desenvolvimento de uma criança dos 4 aos 5 anos corresponde, no contexto do desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras, ao estágio elementar da fase motora fundamental. Este estágio está associado ao desenvolvimento de habilidades locomotivas (refinamento da técnica de corrida, salto em altura, e introdução à corrida a galope e skipping), habilidades de estabilidade (balanço estático com apenas um pé) e ainda desenvolvimento de padrões de movimento e habilidades manipulativas (atirar objetos enquanto dá passos, apanhar objetos com o corpo e pontapear objetos com balanço corporal). 
	
	Gallahue, D. L. (2010). Understanding motor development in children and youth. In Proceedings of The 6th international scientific and expert symposium “Contemporary views on the Motor Development of a Child (pp. 17-23).
	
	
Assim, pode ser construído um exercício, realizado a pares, eficaz no desenvolvimento de todas estas habilidades motoras. O material necessário são 4 cones e 1 bola média. Num espaço de 10 metros de comprimento, as duas crianças deverão estar posicionadas em ambas as extremidades. Uma estará pronta a receber a bola que o colega irá pontapear. Aquando da receção, o recetor da bola deverá manter-se em equilíbrio em pé com apenas um apoio no chão até o colega que pontapeou a bola chegue, em corrida, para lhe tocar na mão. Quando as mãos se tocarem, o recetor avança para a outra extremidade, em skipping, e o colega que pontapeou a bola anteriormente tem agora o papel de recetor. O exercício repete-se durante 15 minutos e, posteriormente, trocam-se os pontapés por lançamentos com a mão e o skipping por corrida a galope, devendo o exercício totalizar 30 minutos. 
Este exercício é considerado uma atividade de esforço moderado-vigoroso, pelo que a sua duração constitui metade da recomendação diária para crianças com menos de 5 anos. Não só é importante assegurar o desenvolvimento das habilidades motoras em questão mas também garantir que a saúde metabólica das crianças esteja otimizada através do exercício físico e nutricional, para que o próprio desenvolvimento motor também o esteja, uma vez que crianças abaixo dos 5 anos com um índice de massa corporal (IMC) acima dos 25 kg/m² possuem maiores dificuldades, comparando com as restantes, no desenvolvimento de habilidades motoras grossas.
Pacific physical activity and sedentary behaviour guidelines for everyone. (n.d.). Www.who.int. https://www.who.int/publications/i/item/9789290619901
Nervik, D., Martin, K., Rundquist, P., & Cleland, J. (2011). The Relationship Between Body Mass Index and Gross Motor Development in Children Aged 3 to 5 Years. Pediatric Physical Therapy, 23(2), 144–148. https://doi.org/10.1097/pep.0b013e318218d356
‌
‌

Mais conteúdos dessa disciplina