Buscar

Gramática gerativa - visão geral.ppt 001

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Gramática gerativa – visão geral
(Noam Chomsky)
*
*
*
*
1957- publicação do livro Estruturas Sintáticas, de Noam Chomsky: revolução na forma como a linguagem é analisada;
- surgimento da gramática gerativa
*
*
FUNDAMENTO: Crítica ao behaviorismo de Skinner.
LINGUAGEM: capacidade inata: é relacionada à estrutura biológica humana.
PAPEL DA EXPERIÊNCIA: O papel de estímulo externo capaz de ativar o funcionamento desse órgão. A experiência estimula a faculdade da linguagem, já prevista na estrutura biológica humana, a criar uma gramática.
*
*
OBJETIVO DA SUA TEORIA: Explicar o funcionamento de um órgão mental particular responsável pelo funcionamento da linguagem humana pela experiência de contato do indivíduo com a língua da sua comunidade. (GU)
*
*
As línguas particulares são reflexos de um modelo formal de linguagem preexistente às línguas naturais. 
*
*
As línguas naturais, embora sejam bastante diferentes e sua aparência, apresentam semelhanças em sua essência, já que refletem os mesmos princípios inatos que regem o funcionamento gramatical das línguas.
*
*
PRINCÍPIOS BÁSICOS
INATISMO: existe uma estrutura inata, constituída de um conjunto de princípios gerais que impõem limites na variação entre as línguas e que se manifestam como dados universais, ou seja, presentes em todas as línguas do mundo. Esse conjunto de princípios é chamado de GRAMÁTICA UNIVERSAL.
MODULARIDADE DA MENTE: nossa mente é modular, ou seja, constituída por módulos ou partes, caracterizados como sistemas cognitivos diferentes entre si, que trabalham separadamente. Cada módulo da mente responde pela estrutura e desenvolvimento de uma atividade cognitiva. Ex.: coordenação motora, memória, linguagem.
*
*
- proposta localista: as atividades mentais, entre elas a linguagem, podem ser localizadas em partes específicas do cérebro. Essa capacidade se estende para os diferentes componentes da gramática (Ex.: sintaxe e fonologia)
*
*
Relação linguagem cognição: Para Chomsky, a língua possui uma especificidade biológica, ou seja, ela é regulada por fatores associados ao desenvolvimento de uma capacidade inerente à nossa estrutura genética e se dissocia de outras capacidades mentais referentes ao processamento de informações ou à inteligência de um modo geral.
*
*
COMPETÊNCIA X DESEMPENHO
COMPETÊNCIA: Capacidade - em parte inata e em parte adquirida- que o falante possui de formular e compreender frases em uma língua.
DESEMPENHO: utilização concreta dessa capacidade. 
O OBJETO DE ESTUDO DA LINGUÍSTICA DEVE SER A COMPETÊNCIA, NÃO O DESEMPENHO.
*
*
FALANTE IDEAL: Chomsky estuda um falante idealizado que utilizaria de modo regular seu conhecimento linguístico, independente das diferentes situações de comunicação.
O sujeito, usuário real da língua, e suas habilidades sociointerativas ficam de fora dos estudos linguísticos. 
*
*
CARACTERÍSTICAS DO RACIONALISMO NO MOVIMENTO GERATIVISTA
1. A razão é fonte do conhecimento: existem ideias inatas
Os racionalistas baseiam o conhecimento na razão, e não só na experiência, ou seja, acreditam na existência de uma estrutura mental inata que caracteriza o conhecimento. 
*
*
2. Utilizam o método dedutivo.
Os racionalistas partem de hipóteses estabelecidas e vão aos dados confirmar ou não essas hipóteses. O método dedutivo parte de uma verdade universal para chegar a uma verdade particular. Chomsky utiliza um raciocínio desse tipo. O raciocínio chomskyano parte das seguintes premissas:
. a estrutura física do corpo humano é geneticamente determinada, e os sistemas motor e perceptivo são modulares;
. os órgãos mentais podem ser estudados nas mesmas bases em que se estudam os órgãos físicos e os sistemas motor e perceptivo.
*
*
Essas duas premissas levam à seguinte conclusão:
as teses do inatismo e da modularidade, adotadas para o estudo da estrutura dos corpos, podem ser estendidas ao estudo dos órgãos mentais e da linguagem.
 
*
*
3. Apresenta um caráter explicativo e universalista.
O racionalismo vai além da pura descrição. A noção de gramática universal dá aos gerativistas uma ferramenta teórica que o estruturalismo não possuía, fornecendo aos linguistas a possibilidade de observar o que há de universal nas línguas.
*
*
INOVAÇÕES:
- contribuiu para as discussões em torno da questão da aquisição das línguas;
- demonstrou que as línguas não são decoradas nem aprendidas por imitação;
-ressaltou a criatividade humana para a linguagem
*
*
PONTOS NEGATIVOS:
- focalizando a competência em detrimento do desempenho, deixam de lado aspectos de ordem sociointerativa associados à linguagem.
- ignora o sujeito que utiliza a linguagem e as características do ambiente social em que atua.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais