Prévia do material em texto
Como cuidar da nutrição durante a gravidez e amamentação? O que a gestante deve comer? Gente, na gravidez o corpo da mamãe muda completamente e precisam de uma super atenção com a alimentação! Não dá pra descuidar, viu? Os nutrientes são essenciais pro bebê se desenvolver direitinho e pra mãe ficar bem. A gente precisa montar um cardápio bem legal com um pouquinho de tudo. Vale apostar nos carboidratos bons, tipo quinoa, aveia e arroz integral - eles dão energia que dura mais e ajuda no intestino (super importante nessa fase!). Vou dar umas ideias de café da manhã nutritivo: pode ser uma tapioca com queijo branco e um ovinho mexido, ou um mingau de aveia com frutas e canela. No almoço e jantar, tenta sempre ter um pouquinho de cada grupo: um carboidrato integral, uma proteína magra, legumes e verduras variados. As proteínas são fundamentais - pode ser frango, peixe, feijão e produtos lácteos com menos gordura. Ah, e não esquece do ômega-3, que é tipo um super-herói pro cérebro do bebê - tá nos peixes (principalmente sardinha, salmão e atum - mas cuidado, atum só 1-2 vezes por semana!), na sementinha de chia e na linhaça. As vitaminas também são essenciais: o ácido fólico, que todo mundo fala, tá nos vegetais verdinhos escuros; o ferro, pra não ficar anêmica, tem bastante na carne vermelha e nos folhosos; e o cálcio pros ossinhos do bebê vem do leite e derivados. E água? Nossa, tem que tomar muito! Pelo menos 2,5 litros por dia, viu? Uma dica legal é ter sempre uma garrafinha com você e ir marcando quanto já bebeu. Nos dias de calor, aumenta ainda mais! E foge daquelas besteiras industrializadas, não faz bem nem pra você nem pro bebê! Se bater aquela vontade de doce, aproveita as frutas - pode fazer uma saladinha de frutas com iogurte natural, uma banana assada com canela, ou até um sorvetinho caseiro de frutas batidas congeladas. C Por que o leite materno é tão importante? Gente, o leite materno é simplesmente incrível! É tipo uma super-fórmula que a natureza criou especialmente pro nosso bebê. Não é à toa que chamam de ouro líquido! Ele tem tudo que o bebê precisa, mas assim, TUDO mesmo! Vamo falar mais sobre essa composição mágica? Tem uns componentezinhos especiais (os tais oligossacarídeos) que são tipo um probiótico natural - eles ajudam as bactérias boazinhas do intestino do bebê a se desenvolverem. E tem também as imunoglobulinas (nome difícil, né?), que são tipo os seguranças do corpinho do bebê, protegendo contra um monte de infecções. O mais legal é que o leite materno vai mudando conforme o bebê cresce - é tipo mágica! No comecinho vem o colostro, que é tipo uma vacina natural, cheio de defesas pro bebê. Depois vem o leite de transição, e finalmente o leite maduro. E olha só que incrível: mesmo o leite maduro muda sua composição ao longo do dia! De manhã ele é mais aguadinho pra matar a sede, e à noite é mais gordinho pra ajudar o bebê a dormir melhor! E não é só nutrição não, viu? Amamentar é um momento único de conexão entre mãe e bebê, daqueles que a gente nunca mais esquece. Os hormônios que são liberados durante a amamentação ajudam tanto a mãe quanto o bebê a se sentirem mais calminhos e conectados. Ah, e tem mais: bebês que mamam no peito têm menos chance de ficarem gordinhos demais depois, de terem alergias, e até menor risco de diabetes tipo 1! Pra mãe também tem um monte de benefício: ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido, reduz o risco de câncer de mama e ovário, e ainda ajuda a perder aquele pesinho extra da gravidez! b Quando começar a alimentação complementar? Galera, vamo falar sobre a hora de começar com as papinhas? A gente sempre fala que é aos 6 meses, e não é à toa! É quando o bebê tá prontinho pra começar a explorar novos sabores. É uma fase super especial, mas muita calma nessa hora! Vou compartilhar um guia bem detalhado com vocês! Primeiro, a gente precisa identificar os sinais de que o bebê tá pronto: ele já consegue sentar com pouco apoio? Já perdeu aquele reflexo de empurrar a comida pra fora com a língua? Já mostra interesse quando vê a gente comendo? Se sim, então bora começar! Começa com uns vegetaizinhos mais suaves, tipo batata-doce, cenoura e abobrinha - tudo bem amassadinho, claro! E vai testando um por vez, pra ver se o bebê não tem nenhuma reação (espera uns 3-5 dias entre cada alimento novo, tá?). Com o tempo, a comidinha vai ficando mais firme, acompanhando o desenvolvimento do pequeno. Aos 7-8 meses, já dá pra oferecer pedacinhos bem molinhos que ele possa pegar com as mãozinhas - isso ajuda no desenvolvimento da coordenação motora! É super importante colocar alimentos ricos em ferro e zinco no cardápio, porque nessa fase os bebês precisam muito desses minerais. Carne moída bem cozidinha, feijão amassado, lentinha - tudo isso é ótimo! E vamo variar bastante os alimentos, né? Quanto mais cores e texturas, melhor! Tenta montar um pratinho colorido: um carboidrato (tipo arroz, batata ou mandioca), uma proteína (carninha, frango ou peixe), um feijão ou lentilha, e pelo menos dois tipos diferentes de legumes ou verduras. Só não vale colocar sal nem açúcar - o paladar do bebê tá se formando agora, vamo deixar ele descobrir o gosto natural dos alimentos! E nada de TV ou celular na hora da comida - esse momento tem que ser gostoso e tranquilo pro bebê. Ah, e uma dica de ouro: sempre ofereça a comida quando o bebê tiver descansado e um pouquinho de fome, mas não quando estiver muito cansado ou morrendo de fome - aí não dá certo! td