Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. A educação não-formal em direitos humanos orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. Sua implementação configura um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica, direcionada para o encaminhamento de reivindicações e a formulação de propostas para as políticas públicas, podendo ser compreendida como:
Assinale a alternativa CORRETA:
A) qualificação para o trabalho; adoção e exercício de práticas voltadas para a comunidade; aprendizagem política de direitos por meio da participação em grupos sociais; educação realizada nos meios de comunicação social; aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em modalidades diversificadas; educação para a vida no sentido de garantir o respeito à dignidade do ser humano.
B) função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais; valores e princípios da educação em direitos humanos; entendimento mútuo, respeito e responsabilidade; diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, acesso ao ensino, permanência e conclusão.
C) qualidade da educação; a formação inicial e continuada dos profissionais da educação; a prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos; desenvolvimento de uma pedagogia participativa; parcerias com diversos membros da comunidade escolar na implementação da educação; construção da indissociabilidade entre ensino e pesquisa.
D) Nenhuma das alternativas.

O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto n° 7.037, de 21 de dezembro de 2009, é estruturado em eixos orientadores que contêm suas respectivas diretrizes.
Nesse contexto normativo, estão incluídas no Eixo Orientador IV, que trata da Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência, as seguintes diretrizes:
A) Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena; Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação; Combate às desigualdades estruturais; Garantia da igualdade na diversidade.
B) Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos; Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras; Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos; Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.
C) Interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia participativa; Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática; Integração e ampliação dos sistemas de informações em Direitos Humanos e construção de mecanismos de avaliação e monitoramento de sua efetivação.
D) Democratização e modernização do sistema de segurança pública; Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal; Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos; Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária; Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas; Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.
E) Efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, ambientalmente equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, participativo e não discriminatório; Valorização da pessoa humana como sujeito central do processo de desenvolvimento; Promoção e proteção dos direitos ambientais como Direitos Humanos, incluindo as gerações futuras como sujeitos de direitos.

Nas comunidades tradicionais de pescadores, percebeu-se um distanciamento da prática escolar da realidade local, bem como a ausência de material didático-pedagógico que contribua com a formação escolar e com a formação da pesca aprendida ainda na infância por meio da convivência com os pescadores e as pescadoras mais velhos/as. Alicerçado na referida discussão e cenário de estudo, percebeu-se que um material didático, abrangendo os conhecimentos ecológicos locais, possibilitaria aproximar, de certa forma, a vivência local dos pescadores artesanais, seja com o mangue ou com o mar, no ensino de Ciências, Biologia, Geografia e outras disciplinas do currículo escolar.
Sobre a situação narrada na pesquisa acima, o Programa Nacional de Direitos Humanos:
a) Não se manifesta
b) Considera a importância de valorizar o currículo mínimo nesses espaços
c) Considera a importância dos programas educacionais se adequarem à cultura e identidade locais
d) Estabelece a necessidade de os estudantes dessas localidades serem transferidos para centros urbanos
e) Considera que as especificidades locais não devem interferir no programa educacional.

Os professores da Escola Municipal Hortência estão trabalhando no planejamento do próximo ano letivo. A equipe de direção da escola os lembrou de considerar as estratégias propostas pelo Programa Nacional de Direitos Humanos que se referem à educação escolar.
Analise abaixo algumas das ideias dos professores.
I. projeto interdisciplinar sobre as tribos indígenas da Amazônia;
II. jogos esportivos coletivos;
III. aulas de informática para a comunidade.
A) somente I;
B) somente I e II;
C) somente I e III;
D) somente II e III;
E) I, II e III.

A Resolução CNE/CP 1/2012 estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Sobre essas diretrizes, marque a alternativa correta.
A) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular que abrange todas as áreas de conhecimento e deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos Escolares; dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior.
B) A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação de pesquisadores da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos de pós-graduação stricto sensu.
C) A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário.
D) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular específico da área de Ciências Sociais Aplicadas e deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos Escolares; dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior.
E) As Instituições de Educação Superior estimularão ações, exceto de extensão, voltadas para a promoção de Direitos Humanos, em diálogo com os segmentos sociais em situação de exclusão social e violação de direitos, assim como com os movimentos sociais e a gestão pública.

A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) trouxe a continuidade ao processo histórico de consolidação das orientações, sendo marcado pela indivisibilidade e interdependência de seus dispositivos, definindo 5 (cinco) eixos orientadores.
Com relação ao eixo III “Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades”, compõem como diretriz, exceto:
A Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena.
B Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação.
C Combate às desigualdades estruturais.
D Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa dos direitos.

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.
São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:
A) Efetivação das diretrizes e dos princípios da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos.
B) Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de Educação Básica, nas instituições de Ensino Superior e nas instituições formadoras.
C) Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.
D) Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. A educação não-formal em direitos humanos orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. Sua implementação configura um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica, direcionada para o encaminhamento de reivindicações e a formulação de propostas para as políticas públicas, podendo ser compreendida como:
Assinale a alternativa CORRETA:
A) qualificação para o trabalho; adoção e exercício de práticas voltadas para a comunidade; aprendizagem política de direitos por meio da participação em grupos sociais; educação realizada nos meios de comunicação social; aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em modalidades diversificadas; educação para a vida no sentido de garantir o respeito à dignidade do ser humano.
B) função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais; valores e princípios da educação em direitos humanos; entendimento mútuo, respeito e responsabilidade; diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, acesso ao ensino, permanência e conclusão.
C) qualidade da educação; a formação inicial e continuada dos profissionais da educação; a prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos; desenvolvimento de uma pedagogia participativa; parcerias com diversos membros da comunidade escolar na implementação da educação; construção da indissociabilidade entre ensino e pesquisa.
D) Nenhuma das alternativas.

O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto n° 7.037, de 21 de dezembro de 2009, é estruturado em eixos orientadores que contêm suas respectivas diretrizes.
Nesse contexto normativo, estão incluídas no Eixo Orientador IV, que trata da Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência, as seguintes diretrizes:
A) Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena; Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação; Combate às desigualdades estruturais; Garantia da igualdade na diversidade.
B) Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos; Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras; Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos; Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.
C) Interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia participativa; Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de interação democrática; Integração e ampliação dos sistemas de informações em Direitos Humanos e construção de mecanismos de avaliação e monitoramento de sua efetivação.
D) Democratização e modernização do sistema de segurança pública; Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal; Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos; Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária; Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas; Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.
E) Efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, ambientalmente equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, participativo e não discriminatório; Valorização da pessoa humana como sujeito central do processo de desenvolvimento; Promoção e proteção dos direitos ambientais como Direitos Humanos, incluindo as gerações futuras como sujeitos de direitos.

Nas comunidades tradicionais de pescadores, percebeu-se um distanciamento da prática escolar da realidade local, bem como a ausência de material didático-pedagógico que contribua com a formação escolar e com a formação da pesca aprendida ainda na infância por meio da convivência com os pescadores e as pescadoras mais velhos/as. Alicerçado na referida discussão e cenário de estudo, percebeu-se que um material didático, abrangendo os conhecimentos ecológicos locais, possibilitaria aproximar, de certa forma, a vivência local dos pescadores artesanais, seja com o mangue ou com o mar, no ensino de Ciências, Biologia, Geografia e outras disciplinas do currículo escolar.
Sobre a situação narrada na pesquisa acima, o Programa Nacional de Direitos Humanos:
a) Não se manifesta
b) Considera a importância de valorizar o currículo mínimo nesses espaços
c) Considera a importância dos programas educacionais se adequarem à cultura e identidade locais
d) Estabelece a necessidade de os estudantes dessas localidades serem transferidos para centros urbanos
e) Considera que as especificidades locais não devem interferir no programa educacional.

Os professores da Escola Municipal Hortência estão trabalhando no planejamento do próximo ano letivo. A equipe de direção da escola os lembrou de considerar as estratégias propostas pelo Programa Nacional de Direitos Humanos que se referem à educação escolar.
Analise abaixo algumas das ideias dos professores.
I. projeto interdisciplinar sobre as tribos indígenas da Amazônia;
II. jogos esportivos coletivos;
III. aulas de informática para a comunidade.
A) somente I;
B) somente I e II;
C) somente I e III;
D) somente II e III;
E) I, II e III.

A Resolução CNE/CP 1/2012 estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Sobre essas diretrizes, marque a alternativa correta.
A) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular que abrange todas as áreas de conhecimento e deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos Escolares; dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior.
B) A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação de pesquisadores da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos de pós-graduação stricto sensu.
C) A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, no exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário.
D) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular específico da área de Ciências Sociais Aplicadas e deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos Escolares; dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior.
E) As Instituições de Educação Superior estimularão ações, exceto de extensão, voltadas para a promoção de Direitos Humanos, em diálogo com os segmentos sociais em situação de exclusão social e violação de direitos, assim como com os movimentos sociais e a gestão pública.

A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) trouxe a continuidade ao processo histórico de consolidação das orientações, sendo marcado pela indivisibilidade e interdependência de seus dispositivos, definindo 5 (cinco) eixos orientadores.
Com relação ao eixo III “Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades”, compõem como diretriz, exceto:
A Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena.
B Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação.
C Combate às desigualdades estruturais.
D Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa dos direitos.

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.
São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:
A) Efetivação das diretrizes e dos princípios da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos.
B) Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de Educação Básica, nas instituições de Ensino Superior e nas instituições formadoras.
C) Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.
D) Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Prévia do material em texto

Direitos Humanos (PNDH-3) - Questões 
 
 
www.quebrandoquestoes.com 
438/502 
(Instituto Excelência/Prefeitura de Tremembé - SP/2019) 
01) Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2007. A educação não-formal em 
direitos humanos orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. Sua implementação 
configura um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica, direcionada para 
o encaminhamento de reivindicações e a formulação de propostas para as políticas públicas, podendo ser 
compreendida como: Assinale a alternativa CORRETA: 
A) qualificação para o trabalho; adoção e exercício de práticas voltadas para a comunidade; aprendizagem política 
de direitos por meio da participação em grupos sociais; educação realizada nos meios de comunicação social; 
aprendizagem de conteúdos da escolarização formal em modalidades diversificadas; educação para a vida no 
sentido de garantir o respeito à dignidade do ser humano. 
B) função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em todos os espaços sociais; valores e princípios da 
educação em direitos humanos; entendimento mútuo, respeito e responsabilidade; diversidade cultural e 
ambiental, garantindo a cidadania, acesso ao ensino, permanência e conclusão. 
C) qualidade da educação; a formação inicial e continuada dos profissionais da educação; a prática escolar deve 
ser orientada para a educação em direitos humanos; desenvolvimento de uma pedagogia participativa; parcerias 
com diversos membros da comunidade escolar na implementação da educação; construção da indissociabilidade 
entre ensino e pesquisa. 
D) Nenhuma das alternativas. 
 (FEPESE/SAP-SC/2019) 
02) O Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH-3, aprovado pelo Decreto nº 7.037, de 21 de 
dezembro de 2009, é estruturado em eixos orientadores que contêm suas respectivas diretrizes. 
Nesse contexto normativo, estão incluídas no Eixo Orientador IV, que trata da Segurança Pública, Acesso 
à Justiça e Combate à Violência, as seguintes diretrizes: 
A) Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania 
plena; Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não 
discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação; Combate às desigualdades estruturais; 
Garantia da igualdade na diversidade. 
B) Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer 
uma cultura de direitos; Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de 
educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras; Reconhecimento da educação 
não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos; Promoção da Educação em Direitos 
Humanos no serviço público; Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para 
consolidação de uma cultura em Direitos Humanos. 
C) Interação democrática entre Estado e sociedade civil como instrumento de fortalecimento da democracia 
participativa; Fortalecimento dos Direitos Humanos como instrumento transversal das políticas públicas e de 
interação democrática; Integração e ampliação dos sistemas de informações em Direitos Humanos e construção 
de mecanismos de avaliação e monitoramento de sua efetivação. 
D) Democratização e modernização do sistema de segurança pública; Transparência e participação popular no 
sistema de segurança pública e justiça criminal; Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da 
investigação de atos criminosos; Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na 
redução da letalidade policial e carcerária; Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas 
ameaçadas; Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas 
alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; Promoção de sistema de justiça mais 
acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. 
E) Efetivação de modelo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social e econômica, ambientalmente 
equilibrado e tecnologicamente responsável, cultural e regionalmente diverso, participativo e não discriminatório; 
Valorização da pessoa humana como sujeito central do processo de desenvolvimento; Promoção e proteção dos 
direitos ambientais como Direitos Humanos, incluindo as gerações futuras como sujeitos de direitos. 
 (FGV/Prefeitura de Boa Vista - RR/2018) 
03) “Nas comunidades tradicionais de pescadores, percebeu-se um distanciamento da prática escolar da 
realidade local, bem como a ausência de material didático-pedagógico que contribua com a formação 
escolar e com a formação da pesca aprendida ainda na infância por meio da convivência com os 
pescadores e as pescadoras mais velhos/as. Alicerçado na referida discussão e cenário de estudo, 
percebeu-se que um material didático, abrangendo os conhecimentos ecológicos locais, possibilitaria 
aproximar, de certa forma, a vivência local dos pescadores artesanais, seja com o mangue ou com o mar, 
no ensino de Ciências, Biologia, Geografia e outras disciplinas do currículo escolar.” (VIEIRA, N. C. e 
NEVES, J. V. “Da pesca à escola: uma experiência de construção coletiva de saberes em comunidades 
tradicionais pesqueiras na Amazônia paraense”) 
Sobre a situação narrada na pesquisa acima, o Programa Nacional de Direitos Humanos: 
A) não se manifesta; 
Licenciado para - Lucas N
ava - 14820174746 - P
rotegido por E
duzz.com
Direitos Humanos (PNDH-3) - Questões 
 
 
www.quebrandoquestoes.com 
439/502 
B) considera a importância de valorizar o currículo mínimo nesses espaços; 
C) considera a importância dos programas educacionais se adequarem à cultura e identidade locais; 
D) estabelece a necessidade de os estudantes dessas localidades serem transferidos para centros urbanos; 
E) considera que as especificidades locais não devem interferir no programa educacional. 
 (FGV/Prefeitura de Boa Vista - RR/2018) 
04) “Os professores da Escola Municipal Hortência estão trabalhando no planejamento do próximo ano 
letivo. A equipe de direção da escola os lembrou de considerar as estratégias propostas pelo Programa 
Nacional de Direitos Humanos que se referem à educação escolar.” 
Analise abaixo algumas das ideias dos professores. 
I. projeto interdisciplinar sobre as tribos indígenas da Amazônia; 
II. jogos esportivos coletivos; 
III. aulas de informática para a comunidade. 
A(s) ideia(s) que contemplaria(m) o documento citado é(são): 
A) somente I; 
B) somente I e II; 
C) somente I e III; 
D) somente II e III; 
E) I, II e III. 
 (IF-MT/IF-MT/2019) 
05) A Resolução CNE/CP 1/2012 estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 
Sobre essas diretrizes, marque a alternativa correta. 
A) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular que abrange todas as áreas de conhecimento e 
deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos Escolares; dos 
Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições 
de Educação Superior. 
B) A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação de pesquisadores da educação, sendo 
componente curricular obrigatório nos cursos de pós-graduação stricto sensu. 
C) A Educação em Direitos Humanos tem como objetivo central a formação para a vida e para a convivência, no 
exercício cotidiano dos Direitos Humanos como forma de vida e de organização social, política, econômica e 
cultural nos níveis regionais, nacionais e planetário. 
D) A Educação em Direitos Humanos é um componente curricular específico da área de Ciências Sociais 
Aplicadas e deverá ser considerada na construção dos Projetos Político-Pedagógicos (PPP); dos Regimentos 
Escolares; dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); e dos Programas Pedagógicos de Curso (PPC) 
das Instituiçõesde Educação Superior. 
E) As Instituições de Educação Superior estimularão ações, exceto de extensão, voltadas para a promoção de 
Direitos Humanos, em diálogo com os segmentos sociais em situação de exclusão social e violação de direitos, 
assim como com os movimentos sociais e a gestão pública. 
 (MS-CONCURSOS/Prefeitura de Sonora - MS/2019) 
06) A terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3) trouxe a continuidade ao 
processo histórico de consolidação das orientações, sendo marcado pela indivisibilidade e 
interdependência de seus dispositivos, definindo 5 (cinco) eixos orientadores. 
Com relação ao eixo III “Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades”, compõem como 
diretriz, exceto: 
A) Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania 
plena. 
B) Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não 
discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação. 
C) Combate às desigualdades estruturais. 
D) Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa dos 
direitos. 
 (FUNDEP/Prefeitura de Santa Luzia - MG/2019) 
07) O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos 
Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa. 
São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, 
exceto: 
A) Efetivação das diretrizes e dos princípios da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos para 
fortalecer uma cultura de direitos. 
B) Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de Educação Básica, nas 
instituições de Ensino Superior e nas instituições formadoras. 
Licenciado para - Lucas N
ava - 14820174746 - P
rotegido por E
duzz.com
Direitos Humanos (PNDH-3) - Questões 
 
 
www.quebrandoquestoes.com 
440/502 
C) Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de 
direitos. 
D) Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos. 
 (CESPE/DPE-DF/2019) 
08) Com relação ao acesso das minorias aos direitos humanos, julgue o item subsequente. 
A preservação de tradições e práticas culturais de minorias é incompatível com a universalidade dos direitos 
humanos. 
 (CESPE/SLU-DF/2019) 
09) Sandra, de dezesseis anos de idade, foi admitida em um centro socioeducativo de internação feminino. 
No acolhimento, o assistente social que a atendeu identificou os principais elementos da história de vida 
da adolescente: seus pais morreram quando ela ainda era bebê, por isso foi criada por sua avó paterna, 
Janete, atualmente com setenta anos de idade, com quem ainda reside. A avó é tutora de Sandra e de 
outros três netos menores de idade, que são as únicas pessoas que moram com ela. A renda da família é 
de um salário mínimo, proveniente de pensão especial indenizatória a que Janete tem direito. Sandra está 
grávida de doze semanas e seu namorado, Pedro, de vinte e oito anos de idade, usuário de drogas e 
genitor do nascituro, cumpre pena em regime fechado por tráfico de drogas. 
A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.] 
O desenvolvimento de campanhas de informação sobre adolescentes em conflito com a lei, defendendo-se a 
redução da maioridade penal, está previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH). 
 (IF-MT/IF-MT/2018) 
10) No Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2007), "a Educação em Direitos 
Humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do 
sujeito de direitos", articulando as dimensões relacionadas a seguir. Entre estas, há uma que NÃO está 
correta. Assinale-a: 
A) Apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os 
contextos internacional, nacional e local. 
B) Afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os 
espaços da sociedade. 
C) Formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político. 
D) Desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção individual, utilizando linguagens e 
materiais didáticos contextualizados. 
E) Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da 
proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações. 
 (FUMARC/PC-MG/2018) 
11) Sobre a Política Nacional de Direitos Humanos do Brasil, é CORRETO afirmar: 
A) A elaboração dos Programas Nacionais de Direitos Humanos decorreu de recomendação feita na Conferência 
Mundial de Direitos Humanos de Viena (1993). 
B) As diretrizes contidas no PNDH-2 e no PNDH-3 têm força normativa. 
C) No Brasil, já foram aprovados três Programas Nacionais de Direitos Humanos, sendo: PNDH-1, no governo 
Fernando Henrique Cardoso; PNDH-2, no governo Luiz Inácio Lula da Silva; PNDH-3, no governo Dilma Rousseff. 
D) O PNDH-3 carece de diretriz a respeito da profissionalização da investigação de atos criminosos. 
 (VUNESP/PC-SP/2018) 
12) É correto afirmar que os direitos humanos fundamentais 
A) visam estabelecer condições mínimas de vida e desenvolvimento da pessoa humana. 
B) são aplicáveis tanto a pessoas naturais quanto a pessoas jurídicas. 
C) têm por finalidade a proteção contra o arbítrio das empresas multinacionais. 
D) surgiram após o nascimento da ideia do constitucionalismo. 
E) consistem em instrumentos de legitimação do poder punitivo do próprio Estado e de suas autoridades 
constituídas. 
 (FCC/DPE-SP/2015) 
13) O PNDH-3 − Programa Nacional de Direitos Humanos, que tem como base o PNDH de 1986 − enfatiza 
que o acesso à educação básica é suficiente para garantir a preparação da criança para a convivência com 
a diferença e a diversidade existentes na sociedade. 
 (CESPE/TCE-PA/2015) 
14) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece a liberdade, a justiça e a paz no mundo como 
os fundamentos para que os direitos sejam iguais. A esse respeito, julgue o item que se segue. 
De acordo com o PNDH, toda pessoa tem direito a instrução, que deverá ser gratuita em todos os níveis de 
escolaridade. 
 (FAUEL/CISMEPAR-PR/2016) 
Licenciado para - Lucas N
ava - 14820174746 - P
rotegido por E
duzz.com

Mais conteúdos dessa disciplina