Buscar

Fichamento de caso gestão de conhecimento cirque 19 09 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Vânea Lúcia Cristino Simões
Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento
 Tutor: Professora. BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
Campus – Presidente Vargas R/J
2015
Estudo de Caso :
Gestão do Conhecimento
Cirque du Soleil
exame.com
 O estudo de caso apresentado aborda a história de sucesso do Cirque du Soleil ("Circo do Sol") que é uma companhia circense com base em Montreal, Quebec, Canadá fundada em Baie-Saint-Paul, no Quebec em 1984 por dois artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier. O Cirque Du Soleil tem um grande diferencial pelo fato de não ter animais, o Cirque du Soleil e a própria inovação, pois seu espetáculo unia artistas de rua, palhaços, acrobatas e ginastas eles contam com vestuário, enredo, cenário e musica ao vivo durante as apresentações apresentam espetáculos teatrais e de dança. A música era cantada em uma linguagem semelhante ao do Latim, criada para transcender fronteiras, no Circo de Soleil eles utilizam as experiências pessoais e as transformam em espetáculo,”. Fazer disso somente um espetáculo, já seria um alto desafio; contudo, eles fizerem disso um negócio, com várias companhias se apresentando nos EUA e em outros países...
 O Cirque du Soleil  de 1990 a 2000, cresceu muito e em pouco tempo, passando de um show com 73 artistas em 1984, para mais de 3.500 empregados, em mais de 40 países, com 15 espetáculos apresentados simultaneamente, o circo faturou em 2014, US$ 850 milhões em dólares canadenses, segundo a revista Exame.com.
No Cirque du Soleil houve a soma de dois talentos, que juntos tinham uma visão empresarial maravilhosa, a união da criatividade do Laliberté com a capacidade de gestão empresarial do Gautier e criou um grande espetáculo, a ideia era fazer o que ninguém fazia e se não fosse à parceria dos dois, o Soleil não seria hoje o Soleil que todos nós admiramos. 
Mas nem tudo foram flores na historia do Cirque, pois não era fácil administrar uma companhia cheia de pessoas criativas. “Em 1987 e 1988 houve “rebeliões de artistas”, quando muitos deles questionavam se a diretoria estava fazendo o melhor para eles, e agindo com o espírito original do grupo” Mediante a essas situações foi preciso usar de resiliência, para superar as adversidades tendo capacidade de ultrapassar todas aquelas barreiras.
Durante um grande período do Cirque Laliberté e Gautier, dividiram igualmente a propriedade e a administração, mas em 1998 Laliberté comprou a metade de Gautier,
 Atualmente de acordo com a imprensa e a revista exame.com, o Cirque du Soleil  anunciou no dia 20 de abril deste ano que seu fundador, Guy Laliberté, apesar de sempre dizer que 
não venderia suas ações, o mesmo venderá sua parcela controladora na empresa a investidores para um grupo de compradores liderado pelo fundo de private equity norte-.
americano TPG. Não se sabe o valor da venda, mas sabe-se que Laliberté será sócio minoritário e continuará participando da direção artística do circo.
Algo muito interessante nessa companhia é o fato de se ter caça-talentos, cada especializado numa modalidade ou área, e percorrem o mundo à procura de artistas para os seus espetáculos, porem se naquele ano acharem somente um talento em um vilarejo, eles não levam o artista porque sabe que será muito difícil para ele ficar sozinho, muitas das vezes aguardam até aparecer outro talento da mesma região para levar os dois, isso tudo para que a adaptação seja melhor, eles pensam no bem estar dos artistas.
 O Studio, escritório central internacional do Cirque du Soleil em Montreal, é o centro de criação e de produção de toda organização, é composta por salas de treinamento acrobático e artístico, e ateliês para a confecção de vestuário e da cenografia, ele foi criado para promover o contato visual entre os funcionários, seja o administrativo ou qualquer outro, seus funcionários tem muito orgulho de dizer que este escritório foi construído ao lado do segundo maior aterro sanitário da America do Norte, “um agente importante na revitalização urbana, social e cultural de um bairro carente.”.
Comentário - Criatividade, resiliência, empreendedorismo e gestão de pessoas são uma das grandes características desta companhia, a sensibilidade de toda equipe e dos diretores, garantem um excelente espetáculo, o desempenho do Cirque de soleil esta ligada ao Clima 
Organizacional, que gera a excelência e gera um enorme sucesso no empreendimento, a companhia fazia questão de que seus funcionários ajudassem a levantar a lona, dvam Jaquetas, eles faziam com que seus funcionários se sentissem como participante do negócio e quando alguém pedia para ir embora, eles pediam para que assistissem ao espetáculo antes da decisão é um circo que trabalha com pessoas e para pessoas.
	
3

Outros materiais