Prévia do material em texto
Questão 46: Alimentos Anti- Inflamatórios 1. Quais alimentos são considerados anti-inflamatórios e podem ser incluídos na dieta pós-operatória??? Alimentos processados e ultraprocessados1. Frutas vermelhas, peixes ricos em ômega-3 azeite de oliva extra virgem e vegetais folhosos escuros.2. Doces e refrigerantes3. Carnes vermelhas e embutidos4. Bebidas alcoólicas5. Genteee,a resposta é a B!!!E deixa eu contar uma coisa MUITO DOIDA pra vcs... Sabe quando vc tá com o joelho machucado e ele fica todo vermelhinho e quente????Então,a inflamação no nosso corpo são tipo isso,só q por dentro!!! E esses alimentos que falei é como aquela compressa gelada que a gente coloca - eles ajudam a "esfriar" a inflamação,sabe???Nossa,lembro até hj quando minha vó me ensinou sobre o poder das frutinhas vermelhas."Minha fia", ela falava,"morango é remédio q vem da terra!" E não é q ela tava super certa????? Ahhh,e vou contar um segredo pra vcs: antes de estudar nutrição,eu ODIAVAAA peixe!Mas dps q entendi a importância do ômega-3, comecei a testar várias receitas.Hj faço um salmão grelhado q...meu Deusss do céu,até meu marido q num é mto fã de peixe pede bis!!! 2. Qual é a frequência ideal para consumir esses alimentos anti- inflamatórios durante a recuperação pós-cirúrgica??? Óia,vou falar na real com vcs!É tipo aquele negócio de tomar antibiótico - num adianta tomar tudo num dia só e dps eskecer,né não???Tem q ser todo santo dia!O ideal é incluir,pelo menos - mas pelo menos msm - 2 a 3 porções desses alimentos TODO os dias.E olha só q esqueminha MARA q eu montei: Café da manhã: Sabe akele iogurte ou akela vitamina meio sem graça???Joga umas frutinha vermelha ali!Uma xícara já resolve - pode ser morango,mirtilo... o q vc encontrar no mercado. Almoço: Monta uma saladinha bem bonita com folhas escuras.Rúcula,espinafre,couve... qto mais escura a folha,+ poderosa ela é!E num economiza no azeite de oliva,táaa???Mas tem q ser extra virgem,akele verdinho q arde um pokinhu na garganta! Jantar: Aki é hora do peixinhoooo!Olha,eu sei q nem todo mundo é fã,mas dá pra começar devagar.Tenta pelo - 3 vezes na semana.Pode ser salmão,sardinha,atum... E se num gostar de um,tenta outro!Eu msm demorei umas 5 tentativas até axar meu jeito preferido de comer sardinha!!! 3. Como preparar esses alimentos anti-inflamatórios de forma adequada para maximizar seus benefícios??? Vou confessar pra vcs: já fiz TANTAAA besteira preparando esses alimentos! Foi um desperdiço total!Dps de mto erro e acerto,aprendi o jeito certo: Frutas Vermelhas: Ai gentiii,é como se elas fosse joias - qto - mexer,melhor!Se for congelar,lava bem,seca com carinho e guarda.Nada de cozinhar,pelo amor! Peixes: Lembram da minha vó???Ela sempre dizia: "peixe é igual marido - se forçar mto,estraga!" KKKKKK Brincadeiras à parte,o segredo é preparar com amor e delicadeza.Vapor ou grelhado,temperinho básico,e tá pronto o sorvetinho! No corpo: É tipo mágia!O inxaço vai embora, a cicatriz fica + bonita, e akela sensibilidade xata diminui... No geral: É como se vc trocasse as pilha!Mais disposição, sono melhor, e o humor???Até meu marido percebeu a diferença! Qdo rola: É q nem planta - num cresce da noite pro dia!Primeira ou segunda semana já dá pra sentir uma diferençinha,com um mês tá show,e em 2-3 meses???NOSSA,é otra pessoa! E óia,uma coisa q eu sempre falo pros meus paciente: cada corpo é um corpo!Tem gente q é tipo flor - responde rapidinho ao cuidado.Otros são + como bambu - demora +,mas qdo pega força,ngm segura!O importante é num desistir e continuar seguindo direitinho,viu???Ah,e num eskece de beber água,dormir bem e ir no médico,táaa??? É tipo um tripé - precisa das 3 perna pra ficar em pé!!!