Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE MARKTING 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADMINISTRAÇÃO DE MARKTING 2015
	
	
	Analise as afirmativas a seguir: I. Marketing utiliza-se da criatividade e bom senso dos profissionais que, aliados a suas experiências, auxiliam a obter resultados para as organizações, coordenando as pessoas e as ferramentas disponíveis, estimulando a demanda e favorecendo o crescimento social e econômico de uma região. II. A prática do marketing exige o controle rígido das variáveis internas das organizações, de modo a permitir adaptações da máquina empresarial, ajustando-se às mudanças externas, ou melhor, antecipando-se a elas. III. O termo marketing verde, ecológico ou ambiental, surgiu nos anos setenta, quando a AMA (American Marketing Association) realizou um Workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. É correto afirmar que:
	
	
	a) Apenas I e II estão corretas.
	 
	e) Todas estão corretas.
	
	c) Apenas I e III estão corretas
	
	d) Todas estão incorretas.
	
	b) Apenas II e III estão corretas. .
	Conceitualmente define o "estado de carência" ou privação sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. A satisfação das necessidades de um consumidor ocorre quando o resultado esperado no desempenho do produto ou serviço adquirido se equivale ou supera as expectativas do cliente em relação ao que ele esperava obter. Esta é a definição de que conceito?
	
	 
	Serviço.
	
	Mercado.
	 
	Necessidade.
	
	Praça.
	
	Produto.
	Ao apresentar um seminário sobre o tema "A Fase do Marketing", um aluno apresentou os seguintes dados:
I - Esta fase ocorreu logo após o término da II Guerra Mundial;
II - Um dos fatos que motivou o surgimento da Fase do Marketing foi o aumento da taxa de natalidade, gerando novas oportunidades de negócios.
III - A propaganda e a venda foram consolidadas como as ações decisivas para se conquistar estes clientes ávidos por consumir.
Analisando estes dados sobre a Fase do Marketing, podemos concluir corretamente que:
	
	 
	apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	 
	apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativa I está correta.
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	No processo de evolução do Marketing dos ítens abaixo não correspondem à fase "orientação para o produto"?
	
	
	Segue a lógica do fabricante e não do consumidor
	
	Predominou nas empresas até as primeiras décadas do século XX
	 
	Nenhuma preocupação com o consumidor ou cliente
	
	A ênfase está no que o fabricante tem a oferecer
	 
	Utiliza-se de todos os instrumentos de Marketing de forma integrada
	Marque a opção correta que retrata a gestão de cada item do composto de marketing:
	
	
	Produto - Nome da marca, Marketing Direto, descontos, estoque.
	 
	Praça - Canais, locais, estoque, transporte, logística
	 
	Produto - concessões, descontos, variedade e merchandising.
	
	Preço - Condições de financiamento, cobertura, promoção de vendas
	
	Promoção - Nome da marca, relações públicas, canais, prazo de pagamento.
	No que se refere aos 4'As, marque a opção que se refere o seguinte conceito: " Processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise".
	
	 
	Adaptação
	 
	Adequação
	
	Análise
	
	Avaliação
	
	Ativação
	O marketing atual age, na maioria do mercados, com foco direcionado à segmentação de sua clientela. Dentre as estratégias de segmentação, aquela que atende a um limitado grupo de clientes, cujas necessidades não estão sendo totalmente atendidas pelas empresas, damos o nome de:    
	
	
	Estratégia de novos usuários.
	
	Estratégia de segmentação efetiva.
	
	Estratégia de massificação.
	 
	Estratégia de nicho.
	
	Cobertura total de mercado.
	A segmentação de mercado é uma poderosa estratégia para aumentar a precisão do marketing de uma empresa. Considerando as estratégias de marketing existentes, assinale a afirmativa correta.
	
	
	Os nichos são segmentos de mercado de grande porte e não necessitam especialização por parte do fornecedor de serviços.
	
	No marketing de massa, a empresa deve ser altamente especializada pois atende a um seleto grupo de clientes que possui necessidades específicas.
	
	Na estratégia de segmentação de mercado, não é essencial a identificação do perfil do grupo de clientes que se deseja atingir.
	 
	No marketing de segmento, a empresa procura atrair um grupo de consumidores, identificado a partir de suas preferências, poder de compra e localização geográfica, entre outros fatores.
	
	Somente as grandes empresas podem usar a estratégias de marketing de nicho.
	Assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	A diferenciação produz margens mais altas com as quais é possível lidar com o poder dos fornecedores.
	 
	A diferenciação não é uma estratégia viável para obter retornos acima da média em uma indústria porque ela não cria uma posição defensável para enfrentar as cinco forças competitivas.
	
	A diferenciação proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores com relação à marca como também à consequente menor sensibilidade ao preço.
	
	A diferenciação ameniza o poder dos compradores, dado que lhes faltam alternativas comparáveis, sendo, assim, menos sensíveis aos preços.
	 
	Os métodos para a diferenciação podem assumir muitas formas: projeto ou imagem da marca, tecnologia, serviços, rede de fornecedores ou outras dimensões.
	Há uma variedade de meios que uma empresa pode tentar para criar uma vantagem competitiva para si. Alguns desses meios serão mais fáceis para os concorrentes copiarem do que outros. Assinale a alternativa para esta situação.
	
	 
	EMBALAGEM E PRÁTICA DE PREÇO E PRAZO.
	 
	DEFINIÇAO CLARA E CORRETA DOS MERCADOS-ALVOS.
	 
	PRODUTOS EXCLUSIVOS E VALORIZADOS
	 
	ESTREITOS LAÇOS COM OS CLIENTES.
	 
	MARCA ESTABELECIDA E CREDIBILIDADE DA EMPRESA
	
	
	Conceitualmente define o "estado de carência" ou privação sentido por uma pessoa que provoca a motivação para o consumo como meio de superar tal estado. A satisfação das necessidades de um consumidor ocorre quando o resultado esperado no desempenho do produto ou serviço adquirido se equivale ou supera as expectativas do cliente em relação ao que ele esperava obter. Esta é a definição de que conceito?
	
	 
	Praça.
	 
	Serviço.
	 
	Necessidade.
	 
	Mercado.
	 
	Produto.
	O conceito mais básico por trás do marketing é o :
	
	
	da oferta
	 
	das necessidades humanas
	
	da demanda
	
	da troca
	
	do mercado
	Os consumidores são mais exigentes e a venda e a propaganda já não são os instrumentos únicos e suficientes para fazer com que as pessoas comprem. Torna-se necessário saber o que os consumidores precisam ou desejam para, dessa forma, oferecer produtos/serviços - ideias de qualidade e valor, de modo que os clientes possam retornar a comprar e falar bem da empresa e de seus produtos. Dessa forma, a concorrência eleva a oferta de produtos e serviços, possibilitando a maximização da escolha. Tudo isso se caracteriza pelo início da fase do (a) ________________.
	
	
	Produção.
	
	Valor.
	
	Produto.
	
	Venda.
	 
	Marketing.
	Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que:
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de
marketing da época.
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais eficiente os meios de produção.
Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?
	
	 
	Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
	
	Somente (I) é verdadeira.
	
	Ambas são falsas.
	
	Ambas são verdadeiras, mas não há relação entre elas.
	
	Somente (II) é verdadeira.
	Os Quatro P¿s do Mix de Marketing exigem um trabalho da gestão baseado na busca de:
	
	 
	Consumidores Alvo e Posicionamento pretendido.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Consumidores Alvo e Concorrência.
	
	Consumidores Alvo e Preço
	 
	Consumidores Alvo e Mercado
	È o modelo de Marketing mais utilizado para a compreensão das áreas de atuação e decisão de uma organização no intuito de dirigir sua oferta ao mercado
	
	
	Oferta,Demanda,Preço, Praça
	 
	Produto,Preço,Praça,Promoção
	
	Cliente, Oferta,Preço,Praça
	
	Preço,Negociação,Oferta,Praça
	
	Produto,Cliente, Promoção,Venda
	(ENADE-2012 / ADAPTADO) "As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais - as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital." - FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs? Revista Exame: São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado).
Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, avalie as afirmações abaixo.
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, ajudando a mapear o consumidor com mais densidade.
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com aspectos como mobilidade e convergência, que por sua vez estão relacionados com as mudanças no estilo de vida dos consumidores.
É correto o que se afirma em:
	
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	(ENADE-2013 / ADAPTADO)
"O Brasil já ocupa a segunda posição do ranking de vendas de cosméticos para homens, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, sua participação no mercado mundial foi de 9%, o que representou 50% do faturamento total da América Latina, que foi de US$ 4,7 bilhões, conforme dados do Euromonitor. Mundialmente, o mercado de cosméticos para homens movimentou cerca de US$ 26,7 bilhões em 2009. A projeção para 2012 é chegar a US$ 28,6 bilhões. Estudos preveem ainda um crescimento superior a 10% ao ano na produção mundial desses produtos. De olho no potencial do segmento, muitas empresas passaram a investir pesado na criação de cosméticos masculinos." Revista Supermercado Moderno. Disponível em:http://www.sm.com.br Acesso em: 15 jul. 2012.
Considerando o texto acima, percebe-se que o mercado de cosméticos tem investido em produtos para o público masculino, criando uma segmentação bem definida, cuja base é:
	
	 
	demográfica.
	 
	comportamental.
	
	político-legal.
	
	socioeconômica.
	
	geográfica.
	Um plano de marketing institucional começa, em geral, com uma análise situacional, detecção de problemas e oportunidades, e definição das metas e objetivos. Para tanto, são estabelecidas táticas e estratégias. A diferença entre estratégia e tática em planos de marketing é que a primeira.
	
	
	é definida a curto prazo, a partir da análise de conjuntura e do plano de venda, e a segunda é definida para combater os concorrentes
	 
	refere-se às análises e orientações de longo prazo que direcionam as atividades de uma instituição, e as táticas referem-se às decisões operacionais de curto prazo, do dia-a-dia da instituição
	
	refere-se a orientações de curto prazo do dia-a-dia institucional, e a segunda refere-se apenas a análises estruturais institucionais de longo prazo
	
	leva em conta o planejamento futuro da instituição e a segunda refere-se às ações de médio e longo prazos.
	
	está fundamentada na solução dos problemas cotidianos da instituição e a segunda é estabelecida para prazos mais longos.
	Além de estarem muito bem informados, os clientes contam com diversas opções para mudar de fornecedores posto que a concorrência está cada vez mais acirrada. Sendo assim, podemos entender que a melhor estratégia a ser utilizada para conquistar e fidelizar clientes é:
	
	
	conceder-lhes os melhores descontos.
	
	oferecer-lhes produtos mais baratos.
	
	dizer-lhes que seus produtos são de qualidade indiscutível.
	 
	ser honesto e transparente nas suas relações com eles.
	
	dizer-lhe que passará a ser um cliente preferencial.
	
	
	SÃO CARACTERISTICAS ENCONTRADAS NO CONCEITO DE MERCADO REVENDEDOR. ASSINALE V OU F.
	
	 
	Mais CONCENTRADO geograficamente que o industrial e mais DISPERSO que o mercado consumidor.
	 
	Mais disperso geograficamente que o industrial e mais concentrado que o mercado consumidor
	 
	Não utiliza canais de distribuição ou entrega direta ao consumidor final.
	 
	Grande variedade de itens para revenda.
	 
	Grande exigência com relação aos aspectos técnicos, de eficiência logística do mercado industrial, de qualidade, preço e negociação, com ênfase no controle de estoque e administração financeira.
	
	Assinale a alternativa incorreta: As diversas definições de Marketing visam o mercado e implicam o diálogo entre empresa e consumidor. Afinal, o marketing consiste em:
	
	 
	Adotar a ideia de que os serviços são geradores de custo, afinal os serviços não são geradores importantes de receita.
	 
	Buscar necessariamente estabelecer um diálogo interativo com o cliente.
	
	Comunicar a personalidade de uma empresa, a fim de criar uma presença única e torná-la perfeitamente visível.
	
	Incorporar os clientes aos processos de projeto, desenvolvimento, produção e vendas da empresa.
	
	Criar e conservar relações com os clientes, assim como com a infra-estrutura.
	Leia as duas afirmações abaixo: I- Após elaborar suas estratégias de marketing voltadas para construção de relacionamento com os clientes, a empresa precisa preparar um programa e um plano de marketing integrado, com o fim de solidificar esse relacionamento. Ao elaborar o plano, os profissionais de marketing entendem que as empresas não podem fazer tudo sozinhas, e que, por isso, precisam se conectar com parceiros tanto de dentro como de fora da empresa PORQUE II- no mundo atual, mais conectado, o marketing não é mais o único responsável pelas interações com os clientes. Em relação a essas duas afirmações, assinale:
	
	
	se as duas são falsas.
	
	se a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	 
	se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	 
	se a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	Posicionamento de mercado, para o marketing é:
	
	
	A expansão da empresa no mercado internacional.
	 
	O grau de satisfação do cliente em relação aos produtos da empresa.
	 
	A imagem que a empresa deseja ocupar na mente dos consumidores.
	
	A divulgação das ações preventivas para proteger o meio ambiente.
	
	O segmento de mercado que a empresa deseja atuar.
	Uma grande empresa seguradora
planejou e executou um plano de marketing baseado em quatro princípios:
1 - Os produtos serão concebidos e ofertados em diferentes perfis, a fim de se ajustarem ao máximo a diferentes categorias de clientes.
2 - Os preços serão definidos de acordo com o pacote de benefícios ofertados em cada perfil.
3 - A abertura do canal de comunicação foi uma importante mudança cultural, pois agora o foco é escutar para atender o cliente.
4 - A entrega do produto deve ser feita em múltiplos canais, a fim de oferecer máxima conveniência ao cliente.
Este plano está de acordo com o seguinte modelo de marketing:
	
	 
	Modelo de conveniência 360 graus.
	
	Modelo das forças de Porter.
	
	Modelo de análise SWOT.
	
	Modelo AIDA.
	 
	Modelo dos 4 Cs de Lauterborn.
	No que se refere aos 4'As, marque a opção que se refere o seguinte conceito: " Processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise".
	
	 
	Adaptação
	
	Ativação
	
	Análise
	
	Avaliação
	
	Adequação
	(ENADE-2013 / ADAPTADO)
"O Brasil já ocupa a segunda posição do ranking de vendas de cosméticos para homens, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2009, sua participação no mercado mundial foi de 9%, o que representou 50% do faturamento total da América Latina, que foi de US$ 4,7 bilhões, conforme dados do Euromonitor. Mundialmente, o mercado de cosméticos para homens movimentou cerca de US$ 26,7 bilhões em 2009. A projeção para 2012 é chegar a US$ 28,6 bilhões. Estudos preveem ainda um crescimento superior a 10% ao ano na produção mundial desses produtos. De olho no potencial do segmento, muitas empresas passaram a investir pesado na criação de cosméticos masculinos." Revista Supermercado Moderno. Disponível em:http://www.sm.com.br Acesso em: 15 jul. 2012.
Considerando o texto acima, percebe-se que o mercado de cosméticos tem investido em produtos para o público masculino, criando uma segmentação bem definida, cuja base é:
	
	 
	demográfica.
	
	socioeconômica.
	
	político-legal.
	
	comportamental.
	
	geográfica.
	(ENADE-2012 / ADAPTADO) "As razões para o sucesso dos tablets vão além do preço mais acessível e da portabilidade. O tablet é o símbolo de uma mudança na forma como as pessoas consomem tecnologia. Os usuários enviam e-mails e interagem nas redes sociais - as mesmas tarefas que motivam parte considerável dos usuários a ligar seu PC. Agora, eles fazem isso em uma tela fina e leve, que pode ser levada para qualquer lugar. A Gartner divulgou uma pesquisa afirmando que, em 2014, os computadores pessoais (PCs) deixarão de ser o centro de nossa vida digital." - FERRARI, B. É o fim do reino dos PCs? Revista Exame: São Paulo, ano 46, n. 11, p. 175, 13/06/2012 (adaptado).
Considerando o uso dos tablets no dia a dia das pessoas, avalie as afirmações abaixo.
I. O comportamento de compra do consumidor de tablet é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, ajudando a mapear o consumidor com mais densidade.
II. Devido à tendência de generalização do uso do tablet, os profissionais de Marketing podem desconsiderar a ocupação e as circunstâncias econômicas do consumidor ao analisar os fatores pessoais que influenciam a compra desse aparelho.
III. O aumento do consumo do tablet indica que os indivíduos estão mais preocupados com aspectos como mobilidade e convergência, que por sua vez estão relacionados com as mudanças no estilo de vida dos consumidores.
É correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	III, apenas.
	Há uma variedade de meios que uma empresa pode tentar para criar uma vantagem competitiva para si. Alguns desses meios serão mais fáceis para os concorrentes copiarem do que outros. Assinale a alternativa para esta situação.
	
	 
	ESTREITOS LAÇOS COM OS CLIENTES.
	 
	DEFINIÇAO CLARA E CORRETA DOS MERCADOS-ALVOS.
	 
	MARCA ESTABELECIDA E CREDIBILIDADE DA EMPRESA
	 
	EMBALAGEM E PRÁTICA DE PREÇO E PRAZO.
	 
	PRODUTOS EXCLUSIVOS E VALORIZADOS
	A empresa Beta fabricante de sabão em pó possui uma marca líder nesse segmento. No entanto está sendo atacada constantemente por empresas detentoras de marcas de produtos cujos preços são inferiores aos da marca líder. Diante dessa situação a empresa está perdendo fatia de participação no mercado. Para reverter esse quadro, como a empresa pode superar esse ataque? I.Desenvolver uma nova marca de sabão em pó com preço similar ao desses outros fabricantes, no intuito de combatê-los. II.Reforçar ainda mais os benefícios do produto em sua comunicação com seu público-alvo. III.Continuar mantendo as mesmas estratégias de Marketing, sem alteração, uma vez que o produto é líder de mercado. Está(ão) correta(s), apenas, o(s) item(ns)
	
	 
	(B) II.
	
	(A) I.
	 
	(E) I e II.
	
	(C) III.
	
	(D) I e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais