Buscar

Estruturas de Mercado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estruturas de Mercado
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
Mercado é o local real ou virtual onde compradores e vendedores realizam suas transações comerciais. Portanto, pode-se dizer que existe o mercado de automóveis, de produtos alimentícios, etc. (mercados reais), mas também o mercado eletrônico (virtual) de produtos como livros, CDs, ações, etc.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: 
Concorrência perfeita:
A estrutura de mercado da concorrência perfeita é aquela onde há um grande número de empresas vendedoras (ofertantes) de um determinado produto, de tal forma que nenhuma delas isoladamente consegue afetar os níveis de oferta do produto no mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio nesse mercado. 
Monopólio:
Apresenta características opostas às de livre concorrência. Isto é, nesse tipo de mercado existe uma única empresa que domina inteiramente a oferta de determinado produto, enquanto há muitos consumidores do mesmo. Nessa estrutura de mercado não há concorrência, nem produtos substitutos. Ao ser exclusivo em um mercado, a empresa determina o preço de equilíbrio.
Concorrência monopolística (ou imperfeita):
Caracteriza-se por uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, diferindo, entretanto, do oligopólio, pelas seguintes características:
Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém, com segmentos de mercados e produtos diferenciados.
Margem de manobra estreita para a fixação de preços, já que existem produtos substitutos no mercado.
Essas características resultam em poder monopolista sobre o preço do produto.
Oligopólio:
É um tipo de estrutura de mercado que se caracteriza por apresentar um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado e um grande número de compradores (demandantes) nesse mercado, é também uma característica sua interdependência entre as poucas empresas ofertantes. Essas empresas operam com incerteza quanto à reação das rivais.
No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em:
Concorrência perfeita: 
Nesse mercado, os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número, não têm condições de obter preços elevados por seus serviços, como por exemplo, o mercado de trabalho em determinadas profissões.
Monopsônio
É a estrutura de mercado na qual há somente um comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos. É o caso de uma grande empresa que se instala em uma pequena cidade e, por ser única, torna-se demandante exclusiva da mão de obra local, estabelecendo os salários.
Oligopsônio
É a estrutura de mercado em que há poucos compradores negociando com muitos vendedores. Por exemplo, duas ou três indústrias de laticínios em uma região que adquire leite de inúmeros produtores locais. A indústria automobilística é oligopsonista na compra de autopeças.
Monopólio Bilateral
É uma estrutura de mercado que ocorre quando um monopsonista, na compra de um fator de produção, defronta com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, uma empresa compra um tipo de aço que uma única outra empresa siderúrgica produz.
Nesses casos, a determinação de preços no mercado dependerá não somente de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista tentando pagar o menor preço e o monopolista tentando vender pelo maior preço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando