Buscar

PROCESSO CIVIL II aula2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO CIVIL II
ALUNA: ELIANE LEONIDIO -
AULA 2
RESPOSTAS
CASO 1
a)- Aluno do VI período assiste razão ,muito embora o tema seja polemico e mereça atenção dos operadores e estudantes do Direito. O principio da inafastabilidade do poder judiciário, também trabalhado como primeiro e maior significado do principio do acesso a justiça (artº 5º inciso XXXV- CF/88). Prepondera o ordenamento jurídico pátrio seja ,seja de forma horizontal ou vertical. O art º 332NCPC /73 – 285 A,518 § 1º ,Artº 557 caput e § 1º).
De acordo com NCPC ,trata-se dos casos de improcedência liminar do pedido , hipótese em que o mérito será resolvido ainda que sem julgamento novo, individual e com o chamamento do réu ao processo (citação).A ideia e que a máquina judiciária , bem como a pessoa natural ou jurídica que demandam no processo não onerem em demasia recursos e tempo para administrar conflitos já solucionados pelos tribunais locais e superiores. É o aproveitamento de casos anteriores onde a causa de pedir objeto e pedido podem ter sua analise estendido a outras partes que se encontrem em situações jurídicas equivalentes. È o trato coletivo de temas de direito já analisados pelos tribunais e não há motivo para soluções diferenciadas, ao menos em regra a titulo de complementar, as manifestações dos alunos de IV e V período contem equivoco....
No caso do aluno do IV período interpreta-se o acesso a justiça pelo viez estritamente individual sem levar em consideração o papel do cidadão ou pessoa jurídica na coletividade. Diferença do eu individual x eu coletivo de um tratamento material do principio da isonomia previsto no artº 5º caput ,CF/88.
O aluno do V período está equilibrado face a hipótese de sumula vinculante em desacordo c/artº 332 do NCPC.,OCORRE A MANIFESTAÇÃO DO CASO CO M MANIFESTAÇÃO A RESPEITO DO DIREITO MATERIAL DOS ENVOLVIDOS(ART 487 ncpc)
B) A improcedência Liminar do Pedido está prevista no artº 332 do NCPC. .,OCORRE A MANIFESTAÇÃO DO CASO CO M MANIFESTAÇÃO A RESPEITO DO DIREITO MATERIAL DOS ENVOLVIDOS(ART 487 ncpc)
O indeferimento no artº 330 NCPC , a extinção do processo sem resolução ou manifestação a respeito do direito material dos envolvidos , a finalização do processo ocorre por questões ou falhas processuais , as chamadas nulidades insanáveis ou mesmo as sanáveis que não atendidas pelas partes, ou seja,não resoslvem o mérito –artigo 485 NCPC.
1ª Questão Objetiva 
LETRA D-ART 332 INC III
2ª Questão Objetiva
LETRA D –ART º 319 INCISO VII

Continue navegando