Buscar

Questão 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pag 32
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“(...) Aqui, pois, a individualidade do todo aumenta ao mesmo tempo que a das partes; a sociedade torna-se capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios. Essa solidariedade se assemelha à que observamos entre os animais superiores. De fato, cada órgão aí tem sua fisionomia especial, sua autonomia, e contudo a unidade do organismo é tanto maior quanto mais acentuada essa individuação das partes. Devido a essa analogia, propomos chamar de orgânica a solidariedade devida à divisão do trabalho.” (Emile Durkheim, Da Divisão do Trabalho Social; São Paulo, Ed. Martins Fontes, 2013. p. 108)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, Durkheim conceitua a SOLIDARIEDADE ORGÂNICA como...
	
	A
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho igualando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a igualdade funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	B
	Característica de sociedades simples com alto nível de divisão do trabalho igualando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a igualdade funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	C
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como uma máquina, sendo a independência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	D
	Característica de sociedades complexas com alto nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.
	
	E
	Característica de sociedades simples com baixo nível de divisão do trabalho diferenciando os indivíduos e grupos pelas funções sociais, tal como o corpo humano, sendo a interdependência funcional entre os indivíduos a marca da solidariedade orgânica.

Outros materiais