Buscar

avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308414914)
	
	Na herança genética, a transmissão de um caráter depende da dominância e recessividade desse caráter. Defina e diferencie herança dominante de recessiva.
		
	
Sua Resposta: Herança Dominante: A presença de um gene do par alterado é suficiente para aparecer a doença. É exemplo desse tipo de herança a hipercolesterolemia familiar, que é a doença metabólica hereditária mais freqüente. O risco de um filho ou filha ser afetado se um dos pais carrega um gene dominante é de 50% à cada gestação. Herança Autossômica Recessiva: São necessários dois genes com defeito, um do pai e um da mãe para que a pessoa tenha a doença, como ilustrada abaixo. A maioria das doenças metabólicas hereditárias é herdada desta forma, ou seja, é necessário que o pai e a mãe carreguem o mesmo gene com defeito, por esta razão os casamentos entre parentes têm uma maior chance de ter filhos ou filhas com doenças recessivas. O risco de ter um outro filho ou filha com uma doença recessiva é de 25%, uma chance em quatro, à cada gestação desse casal.
	
Compare com a sua resposta: Herança Dominante: O Fenótipo é alterado e se expressa do mesmo modo em homozigotos e em heterozigotos. Herança Recessiva: O Fenótipo só é alterado quando se expressa em homozigotos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308414931)
	
	Qual a diferença entre cromatina e cromossomos?
		
	
Sua Resposta: Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas ¿as histonas. ¿ presente nas células dos eucariontes. Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas). Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular, pois assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula.
	
Compare com a sua resposta: Cromatina - Cadeia de DNA associada a proteínas que está descompactada no núcleo na interfásico Cromossomos ¿ Fitas de DNA compactados em forma de bastão presente na divisão celular
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201309048800)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo homozigoto significa:
		
	
	O caráter dominante apenas aparece quando estão presentes dois alelos diferentes.
	
	O caráter dominante pode aparecer pela presença de dois alelos iguais ou diferentes.
	
	O caráter recessivo pode aparecer através da representação de duas letras maiúsculas e iguais.
	
	O caráter recessivo só se manifesta quando estão presentes dois alelos diferentes.
	 
	O caráter recessivo apenas se manifesta quando estão presentes dois alelos idênticos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308400104)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A determinação da cor do caju (vermelha ou amarela) é devida a um par de genes alelos. O gene dominante determina cor vermelha. Um cajueiro proveniente de semente heterozigota deverá produzir:
		
	
	apenas cajus amarelos.
	
	apenas cajus vermelhos.
	
	cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 1:1.
	 
	cajus vermelhos e amarelos, na proporção de 3:1.
	 
	apenas cajus laranjas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308954712)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(PUC-SP) Certa espécie animal tem número diploide de cromossomos igual a 8 (2n = 8). Uma célula de um indivíduo dessa espécie encontra-se em divisão e apresenta 4 cromossomos simples sendo puxados para cada polo. Com base nessa informação, pode-se afirmar que a referida célula se encontra:
		
	
	na metáfase da mitose.
	 
	na anáfase da segunda divisão da meiose.
	
	na anáfase da primeira divisão da meiose.
	 
	na metáfase da primeira divisão da meiose.
	
	na anáfase da mitose.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308997023)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Marque a alternativa correta:
		
	
	Um cromossomo é uma longa sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associada a enzima (lipase) constitui um cromossomo que contém vários genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
	 
	Um cromossomo é uma pequena sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associada a proteínas (histonas) constitui um cromossomo que contém um gen e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
	
	Um cromossomo é uma longa sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido ribonucleico) associada a proteínas (histonas) constitui um cromossomo que contém vários genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
	 
	Um cromossomo é uma longa sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) associada a proteínas (histonas) constitui um cromossomo que contém vários genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
	
	Um cromossomo é uma pequena sequência de DNA. Cada molécula de DNA (ácido ribonucleico) associada a proteases constitui um cromossomo que contém vários genes e outras sequências de nucleotídeos com funções específicas nas células dos seres vivos.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201309048804)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O posicionamento do centrômero pode gerar diferentes tipos de centrômeros. Aquele centrômero que se localiza no centro do cromossomo, definindo os braços do mesmo tamanho é denominado de:
		
	 
	metacêntrico
	
	acrocêntrico
	
	submetacêntrico
	
	telodendro
	
	telocêntrico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308945829)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A síndrome de Down foi descrita pelo Dr. John Langdon Haydon Down, em 1866, mas só em 1958 o Dr. Jérôme Jean Louis Marie Lejeune descreveu a presença de um cromossomo 21 a mais nos cariótipos de crianças com Down. Esta síndrome é muito conhecida por ser a mais comum entre as síndromes cromossômicas numéricas e afeta 1:600 nascimentos, dependendo da população estudada pode afetar 1:300. Esta cópia extra do cromossomo 21 pode acontecer por:
		
	 
	não disjunção cromossômica na anáfase da meiose.
	 
	não disjunção cromossômica na interfase da mitose.
	
	não disjunção cromossômica na telófase da mitose.
	
	não disjunção dos cromossomos na fase S da interfase.
	
	não disjunção cromossômica na prófase da meiose.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201309049110)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas células da espécie humana, existem 23 pares de cromossomos, que são denominados de:
		
	 
	cromossomos sexuais cromossomos sexuais
	 
	autossomos
	
	heterocromossomos
	
	cromossomos somáticos
	
	cromossomos telocêntricos
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308945909)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O corpo humano possui dois tipos de divisão celular: um é responsável pela replicação das células somáticas participando do crescimento e manutenção dos tecidos; o outro é responsável pela divisão das células germinativas para produção dos gametas (ovócitos e espermatozoides). Indique quais são estes dois tipos de divisão, respectivamente:
		
	 
	Mitose e cissiparidade.
	 
	Mitose e meiose.
	
	Meiose e mitose.
	
	Mitose e divisão binária.
	
	Divisão binaria e meiose.

Continue navegando