Buscar

simulado de diagnóstico por imagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202296508)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No estudo radiográfico do tórax, no plano frontal, qual a melhor incidência para a adequada avaliação do tamanho do coração?
		
	
	perfil esquerdo
	 
	anteroposterior
	 
	posteroanterior
	
	oblíqua
	
	perfil direito
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202296500)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma paciente foi submetida a uma mamografia (estudo radiográfico das mamas), que evidenciou um lipoma (tumor de gordura). Usando o critério das densidades radiográficas e ao mesmo tempo considerando a terminologia própria do método, aponte, dentre as opções abaixo, aquela que satisfaz, simultânea e respectivamente, à cor da lesão tumoral e ao correto termo a ser usado para fazer referência ao padrão de cor da lesão.
		
	
	cinza e hipotransparente
	
	branca e hipotransparente
	 
	branca e hipertransparente
	 
	cinza escura e hipertransparente
	
	preta e hipotransparente
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202296490)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Você acaba de receber uma radiografia de tórax de uma paciente que sofreu uma mastectomia radical (retirada completa da mama) à direita, associada a esvaziamento ganglionar axilar (retirada dos linfonodos da axila) do mesmo lado. Podem ser achados radiográficos esperados:
		
	
	hipertransparência do hemitórax esquerdo com hemicúpulas frênicas retificadas
	 
	hipertransparência do hemitórax direito e assimetria na apresentação radiográfica comparativa do oco axilar de cada lado
	
	em radiografia de tórax avaliam-se parênquima pulmonar e a estrutura óssea, ficando limitada a interpretação do oco axilar
	
	hipertransparência do hemitórax esquerdo associada à hipotransparência do hemitórax direito e assimetria comparativa do oco axilar de cada lado
	 
	hipotransparência do hemitórax direito e assimetria na apresentação radiográfica comparativa do oco axilar de cada lado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202298177)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um paciente de 48 anos, portador de asma brônquica, fora internado na Unidade de Terapia Intensiva por estado de mal asmático. Extremamente grave, requereu suporte de prótese ventilatória. Logo que internado, em meio à emergência, diante da gravidade do caso, submeteu-se a um estudo radiográfico do tórax no leito. No resultado não era possível perceber as vértebras torácicas, em uma radiografia branca. Valorizando o proposto, aponte dentre as opções abaixo, a opção que deve ser considerada para a criteriosa interpretação do resultado uma vez que não está afastada a possibilidade do não preenchimento de todos os critérios de qualidade para o referido exame.
		
	
	considerando que o exame está hiperpenetrado é preciso lembrar que pode haver limitações para a interpretação da transparência pulmonar.
	 
	considerando que o exame está hipopenetrado é preciso lembrar que pode haver limitações para a interpretação da transparência pulmonar.
	
	considerando que o exame está respirado é preciso lembrar que pode haver limitações para a criteriosa interpretação dos pulmões.
	
	considerando que o exame está respirado é preciso lembrar que pode haver limitações para a criteriosa interpretação do tamanho do coração.
	 
	considerando que o exame está hipoexpandido é preciso lembrar que pode haver limitações para a criteriosa interpretação do tamanho do coração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202298005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Que nome se dá à modalidade de tomografia computadorizada em que a espessura de plano de corte é de até dois milímetros de espessura?
		
	
	convencional
	 
	alta resolução
	
	multislice
	
	multiplanar
	
	helicoidal

Outros materiais