Buscar

A Cirurgia Refrativa Personalizada por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Comentem sobre as formas de correção dessas duas doenças: miopia e astigmatismo
	Para entender melhor sobre a correção das “doenças” em questão, é bom que saibamos o que é refração: é o estudo da passagem da luz de um meio para outro, portanto, meios diferentes determinam comportamentos diferentes da luz. Quando a luz entra no olho, ela também sofre o fenômeno da refração (mudança de meios: da atmosfera para o interior do olho). O estudo da refração do olho é utilizado para verificar se aquele olho está com a focalização adequada e assim possibilitando imagens nítidas. Um olho que não consegue focalização adequada em consequência com imagens sem nitidez é portador dos chamados vícios de refração. Os vícios de refração são mais comumente conhecidos como miopia, astigmatismo e hipermetropia, porém este último não entrará no fórum em questão.
	Cirurgia Refrativa Personalizada por laser é uma das mais importantes contribuições para a oftalmologia nos últimos tempos. O laser pode ser usado em várias partes do olho e tem ajudado a tratar diversas doenças oculares, entre elas a miopia e o astigmatismo. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea, aquoso, cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.
	A miopia é a impossibilidade da pessoa em enxergar nitidamente objetos colocados à distância. A miopia pode ser de dois tipos: de campo e ou de curva. De campo é quando o olho é mais alongado; de curva é quando a córnea é muito acentuada. A miopia não é uma doença e sim uma variação anatômica do olho.
       
	Para a correção da miopia o Laser retira tecido da porção central da córnea, aplanando- a nesta região. Isto implicará numa diminuição do poder de convergência da córnea, empurrando o foco para trás, até chegar exatamente na retina, o que corrige a visão. Para corrigir este defeito refrativo sem cirurgia, utiliza- se lentes negativas (divergentes). Desta forma, os raios são divergidos, levando o foco da imagem para trás, de forma que fique o mais próximo possível da retina.
	Astigmatismo é a formação da imagem com efeito de lente cilíndrica, ou seja, é a condição de imagem não pontual. Em outras palavras, o astigmatismo se deve a diferenças no raio de curvatura de determinadas regiões da córnea, ou mais raramente, do cristalino e fundo do olho.
	A atuação do Laser na correção do astigmatismo se dá de forma muito simples: consiste na remoção de tecido em determinadas áreas para igualar as curvaturas corneanas. Sem a realização da cirurgia a correção pode ser feita utilizando- se lentes cilíndricas ou então toroidais.
Miopia com astigmatismo 
É quando um olho míope em que o encontro focal, antes da retina, ocorre em dois diferentes pontos. A miopia composta com astigmatismo é de duas miopias: uma em cada direção, cada uma delas com determinado valor.
É corrigida com lentes cujos meridianos principais são negativos, porém com valores diferentes.
EX:-3.00-1.00 180° 
Duas pessoas com o mesmo peso não têm necessariamente o mesmo biotipo ( uma pessoa mais baixa e troncuda pode ter o mesmo peso que outra pessoa mais alta e magra). Dois olhos com o mesmo vício de refração (os comumente chamados “graus” de miopia, hipermetropia ou astigmatismo), não serão necessariamente iguais quanto a outros parâmetros oculares como curvatura, comprimento etc.
A cirurgia refrativa tradicional apesar da alta tecnologia, corrige os graus sem levar em conta a individualidade dos olhos.
A cirurgia refrativa personalizada não se restringe apenas à correção dos vícios de refração, mas avalia as características individuais de cada olho (personalização) para a programação cirúrgica específica.[A técnica cirúrgica Dependerá de cada indicação cirúrgica. Pode ser utilizado o excimer laser com suas duas modalidades, PRK ou Lasik e também implante de lentes intra-oculares.
No PRK o laser é aplicado direto na superfície da córnea e a recuperação visual é mais lenta que o Lasik. O Lasik consiste numa delaminação da córnea e aplicação do laser no seu interior. O implante de lentes intra-oculares é indicado quando a córnea não oferece condições para a cirurgia refrativa.Potencialmente qualquer pessoa que for portadora de vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
De que maneira o Laser atua no olho?
Na miopia o Excimer Laser é aplicado na área central da córnea, retirando tecido para que haja diminuição na curvatura corneana. Na hipermetropia, realiza-se retirada de tecido na periferia da córnea, aumentando sua curvatura. 
No astigmatismo, o tratamento é realizado aplanando ou encurvando a córnea em um determinado eixo.
Um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e, controlado por computador, pode retirar camadas de tecido corneano com precisão microscópica.
Como ocorre o processo cirúrgico da cirurgia refrativa a laser?
O paciente permanece no Centro Cirúrgico por, aproximadamente, 20 minutos, embora o processo cirúrgico ocorra em apenas alguns minutos;
O paciente recebe um vestuário especial (avental, gorro e propé) e o coloca sobre a própria roupa;
É feita uma limpeza completa no rosto, pálpebras e olhos, conforme assepsia exigida para a cirurgia;
O paciente entra na sala de Excimer Laser e é devidamente identificado diante do médico-cirurgião.;
O médico insere os dados do paciente no sistema e calcula a potência exata do laser;
O paciente é orientado pelo médico quanto à posição correta em frente do equipamento e o ponto (luz vermelha) em que deve fixar o olhar. O paciente permanece imóvel durante o processo, que é indolor e é feito em poucos segundos;
O mesmo processo será realizado, imediatamente, no outro olho;
Imediatamente após a cirurgia o paciente, acompanhado pela enfermeira, deixa o Centro Cirúrgico.
- A enfermeira coloca no paciente o oclusor (protetor transparente), que será retirado pelo médico no dia seguinte, ou óculos escuros para ser utilizado no dia seguinte da cirurgia;
O paciente retira o vestuário especial e é levado à recepção, onde receberá as informações referentes aos cuidados pós-operatórios e às datas para as avaliações da cirurgia;
Se você tem alguma dúvida ou deseja nos consultar para a realização de uma possível cirurgia refrativa, nos procure, será uma honra atender você.
http://www.cbv.med.br/visionone/cirurgia.asp
Fong CS. Refractive surgery: the future of perfect vision? Singapore Med. J. 2007