Buscar

AULA 4 - Antropologia Cultural

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANTROPOLOGIA
Profª. Sissiliana Vilchez
2
(Texto de Marconi,2001)
ANTROPO-
LOGIA 
ANTROPOLOGIA
FÍSICA
ANTROPOLOGIA
CULTURAL ou SOCIAL 
ARQUEOLOGIA
(archaicos = antigo) Pré-história
ETNOGRAFIA
ETNOLOGIA
LINGUÍSTICA
FOLCLORE
ANTROPOLOGIA SOCIAL
CULTURA E PERSONALIDADE
PALEONTOLOGIA HUMANA
SOMATOLOGIA
RACIOLOGIA
ANTROPOMETRIA
ESTUDOS COMP. DO CRESCIMENTO
1.4 Campos da Antropologia 
3
ANTROPOLOGIA FÍSICA ANTROPOLOGIA CULTURAL
É um ramo da antropologia geral que estuda os aspectos biológicos do homem.
Leva em conta as diferenças raciais, o desenvolvimento do organismo humano, mudanças no corpo humano, após gerações, e a relação entre a ecologia e o organismo. 
Um dos grandes problemas da antropologia física é o estudo da evolução do homem. Recente ênfase na genética e os processos evolucionários. 
É um ramo da antropologia geral que estuda a obra humana.
Obra é “este conjunto complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade”.
Inclui assuntos relacionados com política, religião, arte, artesanato, economia, linguagem, praticas e teorias, crenças e razão, mito e magia, etc.
Antropologia Cultural 
Esta parte da antropologia se preocupa com as manifestações culturais do homem, abrangendo aspectos arqueológicos, etnológicos e linguísticos. Segundo este ramo, tudo o que um determinado grupo aprendeu a fazer, incluindo seu modo de vida, considerado cultura.
A cultura é a expressão de sentimentos, desejos e necessidades. Chamamos de cultura popular o conjunto de tradições de um povo, lendas, crenças, canções e costumes. E a cultura erudita, aquela ligada as elites. E ainda, em uma sociedade pode existir mais de uma cultura. O papel do antropólogo é compreender as especificidades da natureza humana e suas manifestações
Este ramo da antropologia se preocupa com os aspectos físicos do homem, como sua natureza e evolução. O estudo se foca no homem como ser físico, visando à investigação dos traços físicos e a diversidade de suas formas. 
O antropólogo tenta descobrir como se formaram as semelhanças e diferenças entre os grupos. Os fatores responsáveis por tais diferenciações são chamados de fatores geoclimatobotânicos, que sugerem características próprias para cada grupo de indivíduos. 
A antropologia física está diretamente ligada à biologia. Aqui, o antropólogo estuda a natureza do homem, sua origem, suas estruturas fisiológicas e anatômicas.
Antropologia Física

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais