Buscar

Aposentadoria por Idade no Brasil

Prévia do material em texto

Aposentadoria por Idade no Brasil
Autor: Luiz Henrique Lins de Aviz.
Disciplina de Introdução á Ciência Atuarial do 5º período do Curso de Ciências Contábeis da Instituição de Ensino Faculdade Avantis;
Orientado pelo Professor Edemir Manoel dos Santos;
14 de maio de 2015, Balneário Camboriú.
A previdência social no Brasil teve início no século XVIII, com o surgimento da Assistência Pública Oficial, decretada pela Lei Orgânica dos Municípios e, o Montepio da Economia. O sistema previdenciário do Brasil tem vários benefícios, para melhor organizar o sistema, dentre eles os principais que se pode informar são: a Aposentadoria por Idade, a Aposentadoria por Invalidez, a Aposentadoria por Tempo de Contribuição, a Aposentadoria Especial, o auxílio Doença, o Auxílio Acidente, o Auxílio Reclusão, a Pensão por Morte, o Salário Maternidade, entre outros. Está pesquisa tem por objetivo aprofundar-se no conhecimento do benefício concedido pela previdência social a Aposentadoria por Idade.
A aposentadoria por Idade é o benefício a que têm direito os trabalhadores urbanos aos 65 anos de idade (homens) e aos 60 anos de idade (mulheres). Os trabalhadores rurais podem requerer aos 60 anos de idade (homens) e aos 55 anos de idade (mulheres).
A carência para trabalhadores filiados a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. E os que foram filiados anteriores a está data precisam comprovar um número mínimo de contribuições conforme a legislação em vigor. O trabalhador rural deve comprovar o exercício de atividade rural exercida em um período de 180 meses de contribuição para ter o benefício concedido.
A aposentadoria pode ser requerida na previdência social com a apresentação de um documento de identificação com foto, será impresso um extrato com as informações previdenciárias da pessoa e se estiverem corretas as informações, o benefício sai na hora, caso haja divergências de informações será necessário apresentar os seguintes documentos originais e com cópias: o número de identificação do trabalhador (NIT), o cadastro de pessoa física (CPF) e a carteira de trabalho.
Referências Bibliográficas
www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_100701-165315-945.pdf acessado em 14/05/2015 ás 21hs e 33min.
DOS SANTOS, Edemir M. Introdução a Ciência Atuarial. (Caderno da Disciplina) Avantis, 2015.

Continue navegando