Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue os itens que se seguem. A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue os itens que se seguem. A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e administrado pelo Estado.

Prévia do material em texto

Questões de Direito Previdenciário 
 
 
 
 
médica que reali-zou o atendimento recomenda o seu afastamento da atividade laboral, por dez dias. Tício exerce 
atividade remunerada, com re-gistros legais e vinculação ao sistema previdenciário, há mais de quinze anos. 
Analise, abaixo, as afirmativas sobre direito à saúde. I - O direito à saúde pode ser exercido por qualquer cidadão, 
em hospitais públicos, sem necessidade de contribuição específica. II - Eventual direito atinente à Previdência 
Social pública urbana somente poderá ocorrer quando existir vínculo legal, o que é o caso de Tício. III - Ambos os 
direitos à saúde e à prestação previdenciária pública dependem de contribuição específica do trabalhador. IV - 
Tício somente seria atendido em hospital público em caso de emergência. V - O direito do trabalhador urbano às 
prestações previdenciárias públicas independem de contribuição. São corretas as afirmativas: 
A) II, III, IV, V 
B) l e III 
C) III e V 
D) III, IV, V 
E) I e II 
 
385. TRT – TRT – 2010) 
Analise as afirmações contidas nos itens "I", "II" e "III" e assinale a alternativa correta: 
I- A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da 
sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à educação. 
II- A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, não poderá 
contratar com o Poder Público nem dele receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. 
III- O Supremo Tribunal Federal considera inconstitucionais os artigos 45 e 46 da Lei 8.212, de 24/7/ 1991. 
A) somente as afirmações contidas nas alíneas "I" e "II" são corretas; 
B) somente as afirmações contidas nas alíneas "I" e "III" são corretas; 
C) as afirmações contidas nas alíneas "I", "II" e "III" são corretas; D) somente as afirmações contidas nas alíneas "II" 
e "III" são corretas; 
E) todas as afirmações são incorretas. 
 
386. CESPE – DPU – 2010) 
Em relação aos institutos de direito previdenciário, julgue os itens que se seguem. 
A Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo n.º 4.682/1923), considerada o marco da Previdência Social no Brasil, criou 
as caixas de aposentadoria e pensões das empresas de estradas de ferro, sendo esse sistema mantido e 
administrado pelo Estado. 
 
387. CESPE – INSS – 2010) 
De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social e o Decreto n.º 1.744/1995, julgue os itens que se seguem. 
Questões de Direito Previdenciário 
 
 
 
 
O benefício de prestação continuada deverá ser revisto a cada 5 anos, para reavaliar as condições que lhe deram 
origem. 
 
388. FUNDATEC – PGE/RS – 2010) 
Face aos dispositivos constitucionais que informam a Seguridade Social, é incorreto afirmar que: 
A) A irredutibilidade do valor dos benefícios veda a redução do valor nominal da prestação previdenciária. 
B) O princípio da universalidade visa ao atendimento do maior número possível de pessoas, cobrindo o maior 
número possível de contingências. 
C) A Saúde e a Assistência Social têm o dever de prestar atendimento à generalidade das pessoas, enquanto na 
Previdência Social nem todas as pessoas são beneficiárias. 
D) O caráter democrático e descentralizado da administração se faz mediante gestão quadripartite, com 
participação dos servidores públicos, dos empregadores. dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. 
E) A Seguridade Social deve ser organizada com fundamento na diversidade da base de financiamento. 
 
389. FUNDATEC – PGE/RS – 2010) 
De acordo com o regramento constitucional acerca da Seguridade Social, no que pertine à Saúde, é incorreto 
afirmar que: 
A) Dentre as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS), estão a fiscalização e a inspeção de alimentos, bem 
como de bebidas e de águas para consumo humano. 
B) Os recursos mínimos a serem aplicados pelos diferentes entes da federação, anualmente, em ações e serviços 
públicos de saúde, terão seus percentuais estabelecidos por lei ordinária. 
C) A descentralização é uma diretriz aplicável às ações e serviços públicos de saúde. 
D) As instituições de saúde privadas podem participar do SUS, de forma complementar. 
E) Existe vinculação constitucional de recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios para o 
atendimento na área da saúde. 
 
390. FCC – DPE/SP – 2010) 
Ao tratar das características da Previdência Social brasileira pode-se identificá-la como: I. 
financiamento via regime de repartição e solidariedade inter e intrageracional. 
II. gestão pública tripartite composta por governo, empregadores e trabalhadores. 
III. gestão pública quadripartite com a participação do governo, trabalhadores, 
empregadores e aposentados/pensionistas. 
É correto o que se afirma APENAS em 
A) I e II. 
B) I e III. 
	385. TRT – TRT – 2010)
	386. CESPE – DPU – 2010)
	387. CESPE – INSS – 2010)
	388. FUNDATEC – PGE/RS – 2010)
	389. FUNDATEC – PGE/RS – 2010)
	390. FCC – DPE/SP – 2010)

Mais conteúdos dessa disciplina