Buscar

Atividades 3 ( Ácidos graxos : Ômega 3 e 6) - Nutrição Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nutrição Humana
Atividade 3
Importância nutricional do consumo de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
- Quais são os principais alimentos-fontes de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Os ácidos graxos ômega-6 são encontrados nos óleos vegetais (exceto de coco, cacau e dendê) e as fontes de ômega-3 estão na gordura dos peixes de águas profundas e frias, nas sementes e no óleo de linhaça.
- A alimentação atual fornece quantidades maiores de ácidos graxos ômega 6 ou 3?
A maioria das dietas atendem às necessidades de ácidos graxos essenciais de modo adequado. Historicamente, as deficiências desenvolveram-se somente em bebês e crianças que se alimentaram com leite sem gordura e dietas pobres em gordura ,ou pacientes internados em hospitais que receberam erroneamente, durante longos períodos, fórmulas que não forneciam ácidos graxos poli-insaturados.
- O consumo atual de ácidos graxos ômega 6 está relacionado ao aumento das doenças cardiovasculares na população? 
Com as mudanças dos hábitos alimentares, houve um aumento do consumo de Ômega 6 e esse consumo excessivo tornou-se um perigo eminente para a saúde.A ingestão desenfreada dessa gordura – presente principalmente nos óleos vegetais – pode causar doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doença inflamatórias do intestino, câncer, distúrbios psiquiátricos e doenças autoimunes. Estudos apontam que o Ômega 6 está sendo consumido até 20 vezes mais que o Ômega 3 – gordura também benéfica de ação anti-inflamatória, que promove a limpeza dos vasos e com isso diminui os riscos de doenças ligadas ao coração e melhora da função neurológica - com o nível de ômega 3 em baixa, associa-se comportamentos compulsivos, impulsivos e suicidas, e doenças como: depressão, mal de Alzheimer, Parkinson.
- O consumo de ácidos graxos ômega 3 ajuda no controle de alguma doença?
O representante mais abundante deste grupo é o ácido alfa-linolênico (ALA). Os alimentos que o fornecem são principalmente as sementes de linhaça e de chia, das quais pode-se extrair o óleo. Também pode ser encontrado em quantidade significativa em nozes e no óleo de colza. O ALA é necessário para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos.
Quando já está presente no organismo humano, o ALA pode ser transformado em outros dois ácidos graxos do mesmo grupo e também essenciais ao organismo: o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). Ambos são encontrados em algas marinhas e peixes, como o salmão, o atum, a sardinha, o arenque e a cavalinha. Tanto o EPA quanto o DHA estão relacionados à diminuição do nível de colesterol total e triglicérides no sangue, e ao aumento do colesterol bom (HDL).
No entanto, a conversão de ALA em ácidos EPA e DHA é limitada, pois as enzimas necessárias para processo também são usadas pelo corpo para outras funções. Por isso, recomenda-se a ingestão de alimentos que sejam naturalmente ricos em EPA e DHA.
- Qual é a relação adequada para o consumo de ácidos graxos ômega 3 e 6?
Recomenda-se consumir cinco porções de ômega-6 para uma de ômega-3. Esta dosagem infelizmente não é respeitada sobretudo nos países industrializados. Na verdade, devido a um mau hábito alimentar caracterizado principalmente por uma alta ingestão de calorias, a tendência é de um consumo abundante de ômega-6 e uma fraca ingestão de ômega-3.

Outros materiais