Buscar

Aula 8

Prévia do material em texto

Aula 8 – Resumo
Métodos de análise cladística – Parte III
Em um cladograma estão representados apenas os estados apomórficos dos caracteres, e em que ponto eles surgirão. Os cladogramas são representações gráticas correspondentes a uma hipótese de relacionamento genealógico entre táxons terminais e suas conexões históricas.
A conexão entre dois ou mais táxons representa a idéia de que esses táxons têm uma história evolutiva comum e exclusiva, isto é, que compartilham um ancestral comum a eles e exclusivo deles. O cladograma sempre conecta espécies ou táxons supra-específicos denominados táxons terminais. Em um cladograma também encontramos informações sobre os caracteres e sua história evolutiva.
O ramo em que for plotado um determinado caráter representa o ponto do seu estado apomórfico. Representa também que todos os táxons unidos por esse ramo devem apresentar esse estado apomórfico, salvo possíveis reversões durante sua história evolutiva.
Na etapa de levantamento e codificação de caracteres, são postuladas hipóteses de homologia primária. Se elas forem corroboradas pela análise de parcimônia, será denominadas homologias secundárias. Contudo, se as homologias primarias postuladas se tornarem incongruentes, elas se tornarão homoplasias.

Continue navegando