Buscar

Revisão de Psicofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão de Psicofisiologia – AV2
Homeostasia > uma resposta adaptativa mediada pelo sistema nervoso, meio ambiente e sistema endócrino para a sobrevivência do indivíduo.
Meio ambiente > interno e externo
Sistema endócrino: Glândulas exócrinas e endócrinas > movimenta o metabolismo e gera as respostas dos estímulos processados pelo S.N
Sistema nervoso > percebe, codifica, estimula as glândulas para gerarem resposta.
Tipos de respostas neuronais para a regulação hipotalâmica da homeostase:
Resposta humoral: neurônios hipotalâmicos respondem a sinais que estimulam ou inibem a liberação de hormônios hipofisarios no sangue.
Resposta viscero-motora: neurônios hipotalâmicos ajustam sinais do balanço de atividades simpáticas e parassimpáticas do sistemas neurovegetativo (SNV).
Resposta somático-motora: neurônios hipotalâmicos, especialmente o hipotálamo lateral respondem a sinais sensoriais estimulando numa resposta somático motora apropriada.
(No processo de equilíbrio é necessário do hipotálamo e da hipófise) 
Neurotransmissores: São substâncias químicas sintetizadas e liberadas pelos neurônios, tem um papel fundamental no sistema nervoso. Principais neurotransmissores: acetilcolina, endorfina, dopamina, noradrenalina, serotonina. 
Comunicação neural > impulsos nervosos > neurônio-neurônio > sinapses
Os neurônios que estimulam o comportamento alimentar estão no hipotálamo lateral. 
Leptina: regula a massa corporal atuando diretamente em neurônios do hipotálamo que diminuem o apetite e aumentam o gasto energético. É produzida pelas células adiposas.
Fases da alimentação:
Fase cefálica: As divisões parassimpáticas e entérica do SNV são ativadas, causando a secreção de saliva e suco gástrico no estomago.
Fase gástrica: quando começa a comer. 
Fase de substrato ou fase intestinal: Os nutrientes começam a ser absorvidos e chegam a corrente sanguínea. 
Áreas do hipotálamo: fome > hipotálamo lateral ou medial / saciedade > hipotálamo ventromedial. 
Distenção Gástrica: é o estiramento das paredes do estomago, é um sinal de saciedade. Parede do estomago é ricamente invervada por axônios mecanossensoriais, e maior parte deles ascende para o encéfalo através do nervo vago. Os axônios sensoriais do vago ativam neurônios no núcleo tracto solitário, que se localiza no bulbo. Esses sinais inibem o comportamento alimentar.
Grelina: hormônio produzido pelo no estomago. Quando o estomago está vazio ele libera a grelina que é liberada na corrente sanguínea, ela age no cérebro e dispara a sensação de fome. O mecanismo de ação de estimulação de fome envolve a ativação de neurônios do núcleo arqueado contendo NPY e AgRP.
Insulina: É um hormônio de importância vital, liberado na corrente sanguínea pelas células β do pâncreas. A insulina é importante para o metabolismo anabólico, durante o qual a glicose é transportada, para fins de armazenamento no fígado, do músculo esquelético e das células adiposas. Ela é necessária para o metabolismo catabólico. Os níveis de glicose no sangue são regulados pelo nível de insulina: se os níveis de insulina estão reduzidos, há um aumento nos níveis sanguíneos de glicose; os níveis de glicose no sangue caem quando o nível de insulina aumenta.
Comportamento Reprodutivo
O ADN provê a identidade genética de uma pessoa, é organizado em 46 cromossomos, 23 da mãe e 23 do pai.
O cromossomo Y é muito importante para a diferenciação sexual, ele contém um gene chamado de região do cromossomo Y determinante do sexo (SRY), o qual codifica uma proteína chamada de fator determinante testicular (TDF). Um humano com um cromossomo Y e com o gene SRY desenvolve-se como um macho, sem ele, o indivíduo se desenvolve fêmea. 
O papel do gene SRY é fazer a determinação sexual, pois ele regula genes de outros cromossomos, causa o desenvolvimento dos testículos. 
Durante as primeiras 6 semanas de gestação, as gônadas estão em um estágio indiferenciado, elas possuem duas estruturas essenciais: o ducto de Muller e o ducto de Wolff. Se o feto tiver cromossomo Y e um gene SRY, testosterona será produzida, e o ducto de Wolff irá desenvolver-se como sistema reprodutivo masculino, ao mesmo tempo, o ducto de Muller tem seu desenvolvimento interrompido por um hormônio chamado inibidor mulleriano. Se não houver um cromossomo Y, e nenhum súbito aumento de testosterona ocorrer, o ducto de Muller irá desenvolver-se como sistema reprodutivo feminino interno e o ducto de Wolff irá degenerar. 
Hormônios: substâncias químicas secretadas pelas glândulas endócrinas na corrente sanguínea. Tipos de hormônios: FSH, LH, testosterona, estradiol. 
A hipófise regula a liberação de hormônios para ovários e testículos. 
A adenohipófise secreta hormônios GH, TSH, ACTH, FSH, LH, prolactina. 
LH e FSH são também chamados de Gonadotropinas, o hormônio que os libera do hipotálamo é o GnrH ou LHRH. 
No macho o LH estimula os testículos a produzir testosterona. O FSH está envolvido na maturação das células espermáticas no testículo, a espermatogênese.
Nas fêmeas o LH e FSH causam a secreção de estrogênios pelos ovários. Na ausência de LH e FSH os ovários são inativos, como ocorre na infância. Variações cíclicas no LH e FHS em mulheres adultas são responsáveis pelas mudanças periódicas nos ovários, e o momento e a duração da secreção de LH e FSH determinam a natureza do ciclo reprodutivo, ou ciclo menstrual.
A neurohipófise secreta os hormônios vasopressina e ocitocina.
Ocitocina: ajuda no parto, na contração das glândulas mamárias e contração uterina, hormônio do amor. 
Vasopressina: atua nos ductos renais, aumentando a absorção de água.
Dimorfismo sexual do sistema nervoso: Diferenças cerebrais: Núcleo de Onuf que controlam os músculos BC são maiores nos homens do que nas mulheres. Corpo caloso maior nos homens. Esplênio mais nas mulheres. Diferenças cognitivas: Homens evoluíram como caçadores, dependendo de suas capacidades para orientar-se no ambiente, facilidade em ler mapas, raciocínio matemático, força. As mulheres evoluírem o comportamento de cuidar da casa e dos filhos, daí a explicação por serem mais sociais e verbais. 
O eletrocenfalograma permite visualizar a atividade generalizada do córtex cerebral. É usado principalmente no diagnóstico de certas condições neurológicas, especialmente crises de epilepsia, e com o propósito de investigação para estudar o sono. 
A epilepsia é um sintoma de uma doença. Suas causas podem ser algumas vezes identificadas, incluindo tumores, traumas, alterações metabólicas, infecção e doença vascular, porém em muitos casos a causa da epilepsia não é conhecida. 
Sono não-REM: corresponde a 75% do sono. O encéfalo não gera sonhos complexos (sono de ondas mais lentas), período de repouso. Tensão muscular e movimentos mínimos. O corpo sob o comando do encéfalo movimenta para ajustar a posição corporal. Temperatura e consumo energético baixo. Frequência cardíaca, respiração e função renal lenta. Processos digestivos acelerados. Aumento na divisão da atividade parassimpática. Neurônios do córtex com oscilação sincrônica. Processos mentais com níveis baixos.
Sono REM: corresponde a 25% do sono. Sono em que se sonha. Nesta fase se lembra do sonho. Período de excitação encefálica. Maior consumo de oxigênio pelo encéfalo. Atonia – perca total do tônus muscular. Alta atividade dos músculos dos olhos e auditivos. Níveis baixos de temperatura. Aumento da frequência cardíaca e respiratória. Aumento do fluxo sanguíneo do clitóris e do pênis. 
Relógio biológico: é a denominação dada a todo e qualquer estrutura naturalmente presente nos seres vivos (ou dentro de um grupo de seres vivos), que de alguma forma permita uma previsão exata ou quase exata de quando algum evento vai ocorrer.
O clico cicardiano regula todos os ritmos físicos e ritmos psicológicos do ser humano.
Teorias da linguagem: área de Broca – responsável pelo controle dos movimentos da articulação verbal. // área de Wernicke – pode ter um papel fundamental relacionando os sons que escutamos com seus significados, emoutras palavras seria uma área especializada para o armazenamento das memórias dos sons que formam as palavras.
Afasia: é uma perda parcial ou completa da capacidade da linguagem em função de lesões encefálicas, muitas vezes sem a perda das faculdades cognitivas ou da capacidade de mover os músculos utilizados na fala.
Estruturas do sistema límbico: Amigdala, tálamo, hipocampo, hipotálamo. 
Circuito de Papez: James Papez propôs que houvesse, na parede medial do encéfalo um “sistema de emoção”, que ligaria o córtex com o hipotálamo. Ele propôs que a atividade evocada em outras áreas neocorticias por projeções do córtex singulado adicionaria o colorido emocional.
A dor é definida pela ASP como sendo uma experiência emocional e sensorial desagradável associada com uma lesão tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal lesão. A dor é um sintoma clinicamente importante para a detecção e avaliação de doenças, bem como, para induzir um comportamento de precaução e consequentemente limitar os possíveis danos.
Nociceptores: são receptores da dor. Dividem-se em três classes: mecanoceptores, sensíveis a estímulos mecânicos; os termoceptores, sensíveis a estímulos térmicos e os nociceptores polimodais, sensíveis tanto a estímulos térmicos, químicos e mecânicos.
Tipos de dor: Dor crônica – pode estar associada com a continuação da patologia ou persistir após a recuperação da doença ou lesão, é dividida em nociceptiva, neuropática e psicogênica. A dor nociceptiva consiste na estimulação persistente de nociceptores, seja térmico, químico ou mecânico, ex: câncer. A dor neuropática é definida como uma dor causada ou iniciada por uma lesão primária o por disfunção do SNC e/ou Periférico, ex: dor no membro fantasma, doenças como diabetes e Parkinson. Dor psicogênica está relacionada a prevalência de fatores psicológico na gênese da sensação dolorosa, ex: depressão, ansiedade generalizada.
Analgesia: ela libera neurotransmissores como serotonina e encefalina os quais vão inibir as respostas nociceptivas dos neurônios do corno dorsal, provocando assim uma diminuição das respostas a dor. 
Tipos de atenção: Atenção voluntária – envolve a seleção ativa e deliberada do indivíduo em uma determinada atividade, está ligada as motivações, interesses e expectativas. Atenção involuntária – é suscitada pelas características dos estímulos, ocorre diante de eventos inesperados no ambiente e o indivíduo não é agente da escolha da sua atenção. Outra subdivisão é baseada na maneira como ela é operacionalizada, seletiva, sustentada, alternada e dividida. 
Áreas envolvidas com a atenção: Estímulos sensoriais, processos mentais tais como as memórias, pensamentos, recordações, execução de cálculos mentais. A formação reticular é responsável pela regulação do estado de alerta (tenacidade) e subsidia o processo atencional. A formação reticular tornou-se uma estrutura mediadora entre os estímulos externos e o mundo interno, pois através de mecanismos reguladores, como a atenção, seleciona os estímulos e permite uma interação com o meio.
Quando o foco é voltado para o ambiente externo também pode ser chamado de percepção seletiva e quando voltado para o ambiente interno, pode ser chamado de cognição seletiva.

Outros materiais