Buscar

Caso ACS - cont

Prévia do material em texto

Resolução de Caso 
Automation Consulting Services
	No escritório de San Jose da ACS havia o problema de cross-subsidizing. Esse problema levou a alguns questionamentos, como a punição da unidade, o reembolso do cliente, a forma de prevenção do mesmo e se ia ser permitida essa prática. Afinal, isso não estava alinhado com a cultura da empresa.
	Cobrar um orçamento acima do real valor do projeto de um cliente pode ser considerado um problema para uma empresa. Isto porque, além de agir de forma inadequada ao permitir que isso ocorra, a companhia está indo contra os seus princípios de relacionamento de longo prazo com o cliente. Sendo assim, deveria agir imediatamente para abolir essa prática na sua unidade em San Jose. Uma das possíveis explicações para o problema ocorrer pode ser o fato de que essa unidade foi uma aquisição recente da companhia (menos de ano) e, portanto, pode haver falta de alinhamento com a cultura da empresa. 
	Já no escritório de Seattle há um problema no que diz respeito ao monitoramento e prospecção de clientes. A quantidade de clientes relevantes e de projetos por ano fiscal nessa unidade é inferior se comparada às outras unidades da empresa, sendo que há um pequeno número (três) de clientes para o próximo ano (Exhibit 2). Ainda que a unidade seja muito rentável, pode haver um problema nos próximos anos de falta de demanda devido a não prospecção de clientes, gerando variação no lucro. Sendo assim, seria adequado acompanhar os prazos dos projetos, de forma a planejar o período em que deve-se procurar por futuros clientes para que não falte demanda. 
	
	Em relação à Boston, há uma oportunidade de atuar em um mercado diferente da atividade chave da empresa, que são as indústrias de manufatura. O projeto em questão seria o setor de serviços. O problema é que a empresa já foi contratada e não tem competência suficiente para executar o projeto da melhor maneira possível; poderia então, para esse caso em especial, subcontratar uma empresa que pudesse elaborar o trabalho por ela. Porém, considerando que o setor de serviços está em crescimento, não deveria deixar de considerar o treinamento de seus funcionários para que ficassem aptos a atender futuras demanda por esse tipo de projeto. 
	O fato de que os resultados da ACS são avaliados pelo centro de faturamento gera um problema à medida que as despesas não são detalhadas da maneira adequada, e as mesmas ficam acumuladas em “outros”, de forma que não é possível avaliar corretamente essa conta. Poderia ser adequado mudar essa avaliação para centro de lucro, incentivando um melhor acompanhamento dos custos por parte da gestão de cada unidade. Um dos problemas desse método é que ele poderia gerar competitividade entre as unidades. Também geraria um trabalho de padronização nos métodos contábeis de cada escritório, de modo que esses pudessem ser avaliados de forma igualitária, a fim de resolver a avaliação da conta “outros” e melhorar acompanhamento da empresa como um todo.

Continue navegando