Buscar

TGP - Aula 5 - 2015.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO
AULA 5
BREVE ABORDAGEM DE COMPETÊNCIA
Jurisdição não se confunde com competência, sendo aquela o dever do Estado de dizer o direito em litígios que lhe forem levados a apreciação e para que tal prestação seja possível, necessário a divisão, organização da divisão do trabalho entre os diversos membros que compõem o Poder Judiciário, de acordo com critérios predeterminados.
Assim, as normas de competência atribuem concretamente a função de exercer a jurisdição dos diversos órgãos do Poder Judiciário, sendo assim, o instituto que define o âmbito de exercício da atividade jurisdicional de cada órgão dessa função encarregado.
A competência é assim a atribuição do órgão jurisdicional e não do agente.
JURISDIÇÃO - CONCEITO
Do Latim “iuris dictio”, que significa “dizer o direito”.
Tem-se como jurisdição a atuação do Estado com a função de resolver conflitos que lhes sejam levados a conhecimento.
Importante ressaltar que a atuação jurisdicional na atualidade não se limita a declaração de um direito, mas também a própria efetivação do direito declarado, motivo pelo qual cabe também ao Poder Judiciário a execução de decisões judiciais.
Podem exercer o direito de ação as pessoas naturais, as pessoas jurídicas, sejam elas de direito público ou privado, e ainda os entes despersonalizados (espólio, massa falida, condomínio).
O Estado, por meio do Poder Judiciário, exerce sua jurisdição a fim de que se retome a paz social, o que faz com a aplicação das normas jurídicas e outras fontes do direito, atuando, aplicando para tanto, eventuais sanções previstas na legislação ou ainda declarando direitos e obrigações, esclarecendo, assim eventuais dúvidas das partes litigantes.
O Poder Judiciário, por meio de seus juízes (organização singular ou colegiada), deve solucionar as demandas que lhe são levadas a apreço de forma imparcial.
É uma das atividades estatais desenvolvidas pelo Estado no exercício de sua soberania.
JURISDIÇÃO - CARACTERÍSTICAS
Cumpre-nos analisar as características da jurisdição:
- SUBSTITUTIVIDADE: Com o sentido de substituição, parte da doutrina entende se caracterizar pelo fato de que, tendo em vista que as partes não conseguem se resolver sem auxílio de terceiro, o Estado se faz substituir para então resolver o litígio.
No entanto, parte da doutrina entende ser mais amplo esse conceito, haja vista que existem demandas, como por exemplos, o divórcio, onde as partes talvez nem estejam em litígio, mas necessitam da prestação jurisdicional, não tendo que se falar em substituição das partes pelo Estado.
Sendo de toda sorte, o Estado, terceiro alheio ao processo, às partes, mesmo que o ente público integre um dos polos da demanda, deve se manter imparcial, sendo esta atuação mais do que isenção pessoal do magistrado, mas sim no sentido de não ser parte, e devendo assim, avaliar as provas e a aplicação da melhor norma ao caso em apreço.
- IMUTABILIDADE ou DEFINITIVIDADE: A decisão proferida pela prestação jurisdicional, é imutável, não podendo qualquer outro ente particular ou até mesmo o Estado, alterá-la, se já feito coisa julgada.
Evidentemente que é necessário o respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa, mas não havendo mais possibilidade de reexame da matéria em instância superior, ou ainda não tendo a parte interesse na nova apreciação, estamos diante do instituto da coisa julgada, que é amparado por Nossa CF/88.
Importante destacar que existem meios de rever decisões transitadas em julgado, como as ações rescisória (civil) e revisão criminal (penal), havendo forte tendência processual no sentido de maior relativização da coisa julgada, sendo inclusive meio eficaz de aplicação da norma jurídica.
JURISDIÇÃO – PRINCÍPIOS
- INAFASTABILIDADE: Tendo em vista que a CF/88 destaca que é dever do Estado a prestação jurisdicional, bem como que o juiz não pode se eximir de analisar o caso concreto (non liquet), tem-se como característica a inafastabilidade da jurisdição.
- INDELEGABILIDADE: A CF/88 e apenas ela pode criar ou alterar novos órgãos capazes para a prestação jurisdicional, sendo indelegável tal obrigação.
- JUIZ NATURAL: Visa a criação dos tribunais de exceção a fim de trazer ao jurisdicionado segurança e imparcialidade nas decisões proferidas.
- INVESTIDURA: Apenas as pessoas físicas investidas no poder de juiz, podem julgar, devendo ainda, para julgar, estar no exercício de sua função.Quem não é investido no cargo, não pode julgar.
- TERRITORIALIDADE: Ao juiz, investido no cargo, cumpre a aplicação da legislação nacional, na apreciação do caso concreto. Em eventual possibilidade de aplicação de lei estrangeira, indispensável a homologação do STJ.
- IMPERATIVIDADE: As decisões tomadas em um processo judicial, após respeitado o contraditório e trânsito em julgado, ou ainda em casos de tutelas diferenciadas (liminar, por exemplo), devem ser respeitadas pelas partes, posto que são uma ordem, mesmo que a parte com ela não concorde.
- INÉRCIA: Cabe ao magistrado, ser provocado, não podendo oferecer, por qualquer motivo, a prestação jurisdicional.Tal característica contribui para a imparcialidade da prestação jurisdicional.
- CORRELAÇÃO ou RELATIVIDADE ou CONGROÊNCIA: Estabelece que é imperioso que haja correspondência entre a sentença e o constante da petição inicial.
É, sem dúvida, um meio garantidor do direito de defesa, haja vista que o requerido em ação judicial sabe que não poderá ser condenado por mais do que lhe foi imputado.
JURISDIÇÃO – DIFERENÇA EM RELAÇÃO ÀS DEMAIS FUNÇÕES PRESTADAS PELO ESTADO
Tendo em vista as diferentes funções exercidas pelos Poderes Estatais, do Judiciário, Executivo e Legislativo, bem como a tripartição dos poderes, o que é inalterável, há de se ter em mente que o Poder Legislativo, tampouco o Poder Executivo, podem atuar como se Judiciário fosse.
A cada um dos Poderes cabe a atuação em seu campo de atividade, não tendo que se falar em atuação de um na esfera de outro.
TUTELA DIFERENCIADA – ANTECIPAÇÃO DA TUTELA
	Há a possibilidade de ver a tutela pretendida antecipada, se cumpridos os requisitos da verossimilhança das alegações, perigo na demora e a fumaça do bom direito.
Importante questionamento versa sobre se a concessão da antecipação da tutela fere o princípio constitucional do contraditório, sendo pacífico o entendimento negativo, por ser uma tutela diferenciada.
Os procedimentos, são autônomos, são independentes, não havendo impedimento de um pela existência de outro, justamente pelo princípio básico do processo de acesso à justiça. Ex. A discussão judicial acerca da validade de uma cobrança, não impede que o credor ingresse com demanda judicial de execução de título.

Outros materiais