Buscar

Atividade resolvida ( 2 ) questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
ATIVIDADES ESTRUTURADAS 
	NOME DA DISCIPLINA:
	 PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CÓDIGO:
	CCJ0106
	TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
	INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
	OBJETIVO:
	Compreender os documentos elaborados pelo psicólogo; descrever a utilização destes documentos no Judiciário; diferenciar os tipos de documentos.
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	Competência para propor soluções para situações – problema
Habilidade para fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências
	
	
	DESENVOLVIMENTO:
	1. Leia a matéria abaixo e responda o que se pede.
Mãe é condenada por abandono material de filhos menores
A 2ª Turma Criminal do TJDFT manteve a condenação de uma mãe por crime de abandono material dos filhos menores, previsto no artigo 244 do Código Penal. A mãe foi condenada a 1 ano e 6 meses de detenção, em regime inicial aberto, além de multa de 1 salário mínimo. A pena privativa de liberdade será substituída por duas restritivas de direitos, que serão fixadas pela Vepema - Vara de Execuções das Penas e Medidas Alternativas.
A tia das crianças levou o caso ao MPDFT, que denunciou a mãe à Justiça. De acordo com a denúncia do órgão ministerial, em setembro de 2006, após a prisão do companheiro, a ré abandonou os dois filhos, de 2 e 4 anos de idade, na casa da cunhada, sem dar a menor satisfação de seu destino. Desde então, não ofereceu qualquer ajuda financeira para o sustento das crianças ou fez contato para ter notícias deles.
Apesar de citada da ação, a denunciada não compareceu a nenhum dos atos processuais, nem mesmo à audiência para eventual suspensão condicional do processo, benefício previsto em lei que pode ser concedido a crimes cujas penas não ultrapassem 2 anos de detenção.
Na condenação de 1ª Instância, a juíza da 1ª Vara Criminal de Planaltina considerou a atitude da ré altamente reprovável, "na medida em que demonstrou completo desamor aos filhos menores, a quem era imperioso, por dever parental, prover de carinho e proteção", afirmou.
A ré recorreu da decisão, alegando não ter condições financeiras para ajudar no sustento dos filhos e pleiteando a absolvição por insuficiência de provas e falta de dolo para caracterizar a conduta de abandono. No entanto, ao analisar o recurso, a 2ª Turma Criminal julgou irretocável a condenação.
De acordo com o relator, o dolo restou configurado. "Não obstante as condições financeiras da ré fossem precárias, agravando-se com a prisão do companheiro e pai das crianças, não é admissível que uma mãe simplesmente deixe a residência da família, negligenciando seu dever de amparo aos filhos menores", concluiu o desembargador.
Não cabe mais recurso da decisão no âmbito do TJDFT.
Extraído de: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - 02 de Março de 2011
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PRODUTO/RESULTADO:
	
Que tipo de documento psicológico poderia ser produzido para configurar a condição psicológica das crianças ?
A perícia psicológica é um documento importante para a compreensão da dinâmica familiar e da comunicação verbal e não-verbal de cada um dos indivíduos. O psicólogo perito deve ser imparcial e neutro para escutar as mensagens conscientes e inconscientes do grupo familiar e através de procedimentos específicos fornecer subsídios à decisão judicial, apresentando sugestões, com enfoques psicológicos que possam amenizar o desgaste emocional dos envolvidos, e principalmente preservar e configurar a condição, a integridade física e psicológica das crianças, nesse caso os filhos.
Qual documento psicológico deve ser produzido para o Ministério Público como forma de destituir a guarda da mãe (poder familiar)?
O profissional psicológico desempenha a função principal de auxiliar em juízo, de assessorar os magistrados para tomada de decisões jurídicas, por meio dos estudos psicológicos de casos. Tais estudos implicam na realização de avaliações psicológicas no contexto institucional, envolvendo todas as pessoas implicadas como partes do processo judicial. A natureza dos processos judiciais utilizam a psicologia para abordar o caso. Assim, na matéria da infância e juventude, em que a maioria das questões implicam em verificações da ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, cabe ao psicólogo utilizar os recursos de sua especialidade para dimensionar a problemática psicologia dos envolvidos na situação social e jurídica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Aluno: Flávia Gonçalves de Morais
Turma: 201
Matrícula: 201502319187
Curso: Direito
Estácio	Relatório de Atividades Estruturadas 	Página 1

Outros materiais