Buscar

O Estado em Max Weber

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso de Direito Universidade Estácio 
Disciplina 
Ciência Política
O Estado em Max Weber
Prof. Fernando de la Cuadra
Fortaleza, 2015
O que é Estado?
Para o sociólogo Anthony Giddens (2005: 343) o Estado:
“[...] existe onde há um mecanismo político de governo (instituições como um parlamento ou congresso, além de servidores públicos) controlando determinado território, cuja autoridade conta com o amparo de um sistema legal e da capacidade de utilizar a força militar para implementar suas políticas”. 
Surgimento do Estado
Todas as sociedades modernas são estados-nações, ou seja, estados nos quais a grande massa da população é composta por cidadãos que se consideram parte de uma única nação.
Para definir o que é Estado de um ponto de vista sociológico, Weber (1999) afirma que a especificidade da associação política se dá pelo uso da força física.
Definição weberiana de Estado
Estado moderno, pode ser conceituado como “comunidade humana que dentro de um determinado território reclama para si, com êxito, o monopólio da coação física legítima” (Weber, 1999: 525). 
O Estado é a única fonte com direito de usar a violência, mas é a único que se encontra carregado de legitimidade.
Definição weberiana de Estado
A existência do Estado e de todas as instituições políticas, para Weber só pode ser compreendida a partir do fato de que sua existência se dá a partir de “homens dominando homens; relação mantida por meio da violência legítima”. (1992, p.98).
Para O’Donnell não é um atributo ou condição inevitável que o Estado deva ter o direito legitimo para fazer uso da violência ou da força. 
Definição weberiana de Estado
O Estado moderno é, então, uma associação de dominação institucional, que dentro de determinado território pretendeu com êxito monopolizar a coação física legitima como meio de dominação e reuniu para este fim, nas mãos de seus dirigentes, os meios materiais de organização, depois de desapropriar todos os funcionários estamentais autônomos que antes disponham, por direito próprio, destes meios e de colocar-se, ele próprio, em seu lugar, representado por seus dirigentes supremos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando