Buscar

Auditoria: Conceitos e Objetivos

Prévia do material em texto

PESQUISA
DE
AUDITORIA
OPERACIONAL
INSTITUIÇÃO: ESTÁCIO FAP BELÉM P/A
PROFESSOR: NELIO DANTAS ELIAS
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALUNA: DICLÉIA ALVES LOBATO QUEIROZ
MATRÍCULA: 201402307501
TURMA: 3002 SALA: D-603
1-O que é auditoria? 
 É uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial. A auditoria também favorece o negócio por agregar uma visão externa sobre o setor, o modelo de gestão e a exposição ao risco da companhia, seja em  virtude da estrutura de capital e da alavancagem, sejam devido ao perfil dos executivos gestores.
2- Quais os objetivos da auditoria? 
 É aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários e isto é alcançado diante de uma opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis. E buscar soluções para os problemas encontrados.
3- Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria? 
 Por lei, estão obrigadas a contratar serviços de auditoria independente, as empresas e instituições que se enquadrem como a seguir:
 • Entidades de Fins Filantrópicos (art. 5° Decreto n° 2.536 de 06/04/98);
 • Sociedades de Investimento;
 • Empresas de Leasing ou Arrendamento Mercantil;
 • Empresas que obtenham o apoio financeiro do BNDES;
 • Sociedades Seguradoras;
 • Empresas Beneficiárias do FINOR;
 • Companhias Abertas (art. 26 lei n° 6.385 de 07/12/76);
 • Companhia Fechadas de Grande Porte (Lei 11.638/07);
 • Sociedades, empresas e instituições que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários (art. 26 lei n°6.385 de 07/12/76), (bancos, consórcios, factoring, etc.);
 
4-Como é caracterizada a auditoria independente? 
 É a prestação de serviços que, alem de verificar os trabalhos da auditoria interna, tem prerrogativa de ser mais independente, agindo, assim, com mais determinação em sua busca por respostas sobre os atos e os fatos contábeis, financeiros, orçamentários, operacionais e patrimoniais do ente auditado.
 
5-Quem pode exercer a função de auditor independente? 
 Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente registrado no CRC de sua região na categoria de contador. Uma das maneiras de se tornar auditor é participando dos processos seletivos das empresas. São necessários também conhecimentos específicos sobre a profissão e a aplicação prática destes conhecimentos. Existem alguns setores, como: companhias abertas, instituições financeiras, seguradoras, planos de saúde ou sociedades sem fins lucrativos, (a partir de determinado valor de receita bruta anual) que só podem ser auditados por profissionais com cadastro na CVM. A auditoria independente é uma profissão que exige muita qualificação prática e teórica, através do cumprimento da educação continuada, para que possa ser corretamente exercida.
 
6-Quais as principais diferenças entre auditoria interna e externa? 
 A principal diferença entre a auditoria interna e externa é quanto ao vinculo empregatício do auditor, na interna o auditor é funcionário da empresa auditada, enquanto que na externa o auditor não tem vínculo empregatício com a empresa auditada.
 Quanto ao objetivo
 Interna: o objetivo principal é atender as necessidades da administração verificando se as normas internas estão sendo seguidas e se necessita aprimorar as normas vigentes
 Externa: o objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito a finalidade das informações financeiras emitindo parecer ou opinião sobre as demonstrações contábeis, no sentido de verificar se estas refletem adequadamente a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações e as origens e aplicações de recursos da empresa.
 
7-Quais as etapas da auditoria independente? 
 Planejamento inicial, conhecimento dos controles internos, execução do trabalho e resultado final. 
8-O que são controles internos? 
Controle Interno é o plano de organização e coordenadas dos métodos e medidas adotados pela empresa para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração. 
 
9-O que é auditoria Governamental? 
 É o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos por entidade de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.
 A técnica utilizada é uma importante ferramenta de controle do Estado na busca da melhor alocação de seus recursos – princípios da economicidade e eficiência, não só atuando para corrigir os desperdícios, a “improbidade”, a negligência e a omissão, mas também e, “principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos” (ARAÚJO, 1998).
 10-O que é auditoria operacional? Qual é o seu ciclo?
 A Auditoria Operacional é uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e análise da produtividade e a rentabilidade das empresas; custos das operações, do equilíbrio e do crescimento estrutural e patrimonial da empresa, incluindo a situação financeira e a viabilidade econômico-financeira dos projetos de ampliação dos negócios.
 Segundo Araújo (1998,p.35), a auditoria operacional consiste em revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais dos setores públicos e privados, com a finalidade de avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais.Dai, entende-se que a Auditoria Operacional é o processo de avaliação do desempenho real, em confronto com o esperado, o que leva, inevitavelmente, à apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e a aumentar o êxito dos negócios empresariais.
 Outros especialistas conceituam também a Auditoria Operacional como Auditoria de Gestão, Auditoria de Otimização de Recursos, Auditoria de Resultados, por esta representar o exame dos três “Es”: Economicidade, Eficácia e Eficiência.

Continue navegando