Buscar

Av. Aprendizado - Historia do Direito BR 02

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	Simulado: CCJ0105_SM_201514826397 V.1 
	Fechar 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 27/09/2015 20:35:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513029074)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	"Gostaria muito de ver no testamento de Adão a passagem em que ele divide o Novo Mundo entre meus irmãos, o Imperador Carlos V e o rei de Portugal." Esta frase, proferida pelo rei francês Francisco I em 1540, reflete:
		
	
	O inconformismo com o monopólio comercial estabelecido pelos portugueses com relação ao comércio de especiarias orientais. 
	
	O desejo da monarquia francesa em participar como parceira das potências ibéricas do processo de colonização dos territórios localizados na costa leste da América do Sul.
	
	A ironia do governo francês com respeito às investidas das potências europeias, por ocasião da chamada partilha da África. 
	
	O descontentamento da França com relação aos acordos firmados entre Portugal e Inglaterra acerca do tráfico de escravos africanos.
	
	O questionamento do apoio dado pelo poder pontifício aos acordos celebrados entre as Coroas ibéricas, consubstanciado pelo Tratado de Tordesilhas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513045939)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com Guilherme Braga da Cruz (Obras esparsas: estudos de história do direito moderno - Coimbra Editora), citado por Ricardo Marcelo Fonseca (A cultura jurídica brasileira e a questão da codificação civil no século XX , in História & Direito - Editora Revan), as Ordenações Filipinas quando vieram a lume no início do século XVII já se apresentavam antiquadas, constituindo-se como simples atualizações das Ordenações Manuelinas, as quais, por sua vez, nada mais foram do que atualizações das Ordenações Afonsinas. Apesar disso, as Ordenações Filipinas tiveram uma grande longevidade no ambiente jurídico português e, posteriormente, no ambiente jurídico do Brasil Independente. Assim, com relação a alguns dos principais aspectos das Ordenações Filipinas e de sua aplicação no contexto jurídico do Brasil Colônia e do Brasil independente podemos afirmar que:
 
I - As punições sofridas pelos inconfidentes de Minas Gerais, especialmente por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, ocorreram sob a égide do Livro V das Ordenações Filipinas.
 
II - No que diz respeito à legislação criminal, as Ordenações Filipinas deixaram de ter validade, no Brasil, a partir da promulgação do Código Comercial de 1850.
 
III - Apesar de serem consideradas como simples atualizações das Ordenações Manuelinas e Afonsinas, as Ordenações Filipinas já apresentavam uma organização de temas e de matérias quase iguais as das codificações modernas.
 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise: 
		
	
	Somente a afirmativa II está ERRADA.
	
	As afirmativas I e II estão CORRETAS.
	
	Somente a afirmativa III está CORRETA. 
	
	Somente a afirmativa I está CORRETA. 
	
	As afirmativas I e III estão ERRADAS.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513619159)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo. O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras;
	
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513619251)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No início do processo de colonização brasileiro ao documento que se utilizava a Coroa Portuguesa para fazer a concessão de uma capitania hereditária a um capitão donatário denominou-se:
		
	
	Contrato
	
	Carta de Doação
	
	Instrumento de propriedade
	
	Foral
	
	Acordo de Posse
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513619247)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período "pré-colonial" (1500-1530), foi marcado pelo(a):
		
	
	cultivo do café nas áreas litorâneas;
	
	exploração das atividades industriais simples, com utilização da mão-de-obra indígena;
	
	plantio e exploração do pau-brasil com mão-de-obra assalariada;
	
	implantação da lavoura canavieira, apoiada em capitais holandeses.
	
	envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;

Continue navegando