Buscar

CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO ATIV. 4

Prévia do material em texto

CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO
ATIVIDADE 4
		Com o aumento da complexidade das operações de uma empresa, aumentou a necessidade de normas e procedimentos internos (controles internos). Nas alternativas a seguir indique aquela que apresenta uma correta conceituação de Auditoria interna
		
	
	
	
	
	É um controle financeiro, cuja função é medir e avaliar os resultados alcançados em relação às metas previstas.
	
	
	É um controle fiscal, cuja função é medir e avaliar o correto recolhimento de tributos .
	
	
	É um controle institucional, cuja função principal é evidenciar desvios e fraudes nas operações financeiras.
	
	
	É um controle corporativo, que visa primordialmente minimizar a ocorrência de recolhimentos tributários a maior e assim contribuir para a melhor execução do orçamento.
	
	
	É um controle administrativo, cuja função é medir e avaliar a competência de outros controles.
			A nível federal, temos uma estrutura preconizada de auditoria interna. Esta estrutura é composta por diversos órgãos que executam atividades distintas. De forma específica, o órgão central de auditoria interna é: 
		
	
	
	
	
	a Controladoria Geral da União
	
	
	o Ministério da Justiça
	
	
	a chefia da Casa Civil
	
	
	o Ministério Público Federal
	
	
	o Tribunal de Contas da União
		A previsão constitucional de competência para fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município é do(a):
		
	
	
	
	
	Poder Judiciário da União
	
	
	Tribunal de Contas da União
	
	
	Tribunal de contas do Estado, Municipio ou DF que recebeu o recurso
	
	
	Poder Legislativo do Estado , municipio ou Df que recebeu o recurso
	
	
	Poder Executivo da União
	A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. No caso do trecho de reportagem a seguir: "Dez servidores da Prefeitura de Cuiabá foram afastados dos cargos após suspeita de participação no esquema de desvio de recursos provenientes da arrecadação de impostos. Eles foram citados na Operação Impostor, deflagrada pela Polícia Civil no ano passado, e as investigações continuam. Uma auditoria interna apurou que mais de R$ 1,3 milhão foram desviados em apenas 10 dias. Os funcionários afastados estão lotados nas secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Fazenda, Gestão e na Procuradoria Fiscal. Conforme o procurador-geral do município, o afastamento é necessário para que os servidores não possam interferir nos processos administrativos pelos quais são investigados. Eles deverão permanecer afastados até a conclusão do processo administrativo disciplinar, prevista para daqui a 120 dias." (texto adaptado do conteúdo disponível no site: http://m.g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/02/dez-servidores-suspeitos-de-irregularidades-sao-afastados-da-prefeitura-de-cuiaba.html) A NBC T 12 faz a distinção entre fraude e erro. Indique nas alternativas a seguir aquela que no contexto descrito acima apresenta uma assertiva correta conforme o conceito prescrito na NBC T 12:
		
	
	
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato não-intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo tanto de fraude quanto de erro, e se trata de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de erro por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de erro por se tratar de manipulações de transações e operações.
			A atividade de auditoria interna é utilizada tanto para a auditoria das demonstrações contábeis, regulada pela NBC T 12, como para a Auditoria de Avaliação da Gestão, Auditoria de Acompanhamento da Gestão, Auditoria Contábil, Auditoria Operacional e Auditoria Especial, conforme a IN SFC 01/01. Segundo a Resolução CFC Nº 986/03, que aprova a NBC T 12, A Auditoria Interna compreende: 
		
	
	
	
	
	exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, 
	
	
	diligências, levantamentos, recursos e julgamentos, 
	
	
	diligências, análises, avaliações, premissas e recursos, 
	
	
	exames, avaliações, premissas e comprovações, 
	
	
	premissas, avaliações, comprovações e julgamentos, 
	A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. No caso do trecho de reportagem a seguir: "Ministério da Saúde mantém auditoria no Samu de Ferraz de Vasconcelos. Técnicos visitaram a unidade na manhã da segunda-feira e os trabalhos visam investigar possíveis irregularidades no sistema. O caso foi evidenciado ao público quando a Guarda Municipal gravou imagens do momento em que uma médica do serviço usava um dedo de silicone para registrar o ponto de outros profissionais que atuavam naquele serviço. Com a médica, foram apreendidos seis dedos de silicone e comprovantes impressos pelo equipamento que controla o horário dos funcionários." (texto adaptado do conteúdo disponível no site: http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2013/03/ministerio-da-saude-mantem-auditoria-no-samu-de-ferraz-de-vasconcelos.html) A NBC T 12 faz a distinção entre fraude e erro. Indique nas alternativas a seguir aquela que no contexto descrito acima apresenta uma assertiva correta conforme o conceito prescrito na NBC T 12:
		
	
	
	
	
	é um exemplo tanto de fraude quanto de erro, e se trata de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de erro por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de erro por se tratar de manipulações de transações e operações.
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato intencional de quem o praticou.
	
	
	é um exemplo de fraude por se tratar de ato não-intencional de quem o praticou.

Continue navegando