Buscar

QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL I


Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO EMPRESARIAL I
Faça uma breve análise sobre a diferença de tratamento entre a regra contida no Art. 265 do Código Civil nas relações civis e nas relações de cunho empresarial.
É de fundamental interesse do direito comercial, a garantia do crédito e a segurança na circulação dos bens, haja vista a rapidez das operações que são realizadas em massa. Desde o início, a solidariedade sempre esteve presente no direito comercial; e a presunção desta entre devedores empresários tem por objetivo a tutela do crédito, a fim de assegurar garantias, assegurando os negócios.
Diante disso vale dizer que no direito comercial prevalece o disposto no Art. 987 do Código Civil.
Enquanto que no direito civil prevalece o Art. 265 do Código Civil. “A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes.” Diante do exposto conclui-se que a solidariedade no direito civil nunca se presume; de modo que se não houver menção explícita, ela não será solidária; porque a solidariedade não se presume.
Cite as características do direito empresarial explicando cada uma delas.
COSMOPOLISMO- normas universais 
De fato, a busca pelo lucro, que é meta do comerciante, é um fato universal e desconhece fronteiras.
ONEROSIDADE- negócio oneroso
Objetivo é o lucro
INFORMALISMO- sem solenidades
Relações habituais de mercado, a prática do pensamento empresarial visando o desenvolvimento econômico.
FRAGMENTISMO- diversos ramos
O direito comercial é extremamente segmentado. Não forma um sistema jurídico completo, mas um conglomerado de normas.
SOLIDARIEDADE PRESUMIDA- Art. 987 vs 265 C.C
É de fundamental interesse do direito comercial, a garantia do crédito e a segurança na circulação dos bens, haja vista a rapidez das operações que são realizadas em massa.
INDIVIDUALISMO- interesse individual (lucro)
Individualismo incentivado pela busca incessante do lucro
ELASTICIDADE- uso e costumes
O direito empresarial é flexível em se adaptar as relações de comércio
Por estar ligado a um mercado não só nacional, mas internacional, as regras do Direito Empresarial estão em constantes mudanças e atualizações, adaptam-se as relações de comercio.
A junta comercial pode cancelar o registro de uma empresa mercantil? Comente a respeito.
Segundo o Art. 60 da Lei nº 8.934/94, “a firma individual ou a sociedade que não proceder a qualquer arquivamento no período de dez anos consecutivos deverá comunicar à junta comercial que deseja manter-se em funcionamento.” Caso não seja feito isso e a empresa não se manifestar em razão de comunicar as atualizações de seus atos constitutivos, num período de dez anos; esta será declarada inativa, perdendo, portanto, a proteção do nome empresarial. Ou seja, a inatividade da empresa decorre da falta de arquivamento de qualquer documento na Junta Comercial, no período de dez anos.
Quais são as obrigações do empresário? Fundamente.
Seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva; Art. 1.179 C.C
Fazer registrar, no registro do comércio, todos os documentos expressamente determinados por lei, no prazo de 30 dias, contados da lavratura dos atos respectivos; Art. 1.151, § 1º, C.C
Conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondência e documentos, relativos as suas atividades, enquanto não prescritas as ações a que eles se referem; Art. 1.194, C.C
Levantar anualmente um balanço patrimonial e de resultados econômicos; Art. 1.179, C.C 
A pessoa incapaz pode exercer a empresa? Caso afirmativo, em quais hipóteses? Fundamente.
Sim, na hipótese do Art 974 do CC, que diz: “poderá o incapaz, por meio de representante ou devidamente assistido, continuar empresa antes exercida por ele enquanto capaz, por seus pais ou pelo autor da herança.” 
O dispositivo citado refere-se a pessoa capaz que por motivo posterior ao exercício da atividade empresarial torna-se incapaz; e apenas neste caso poderá o incapaz (se representado ou assistido) exercer atividade empresarial.
Qual a natureza jurídica das juntas comerciais? Fundamente.
Órgão estatual subordinado administrativamente ao governo do Estado, e, tecnicamente ao DNRC. Art. 5º e 6º da Lei 8.934/94.
Discorra sobre a alienação do estabelecimento comercial.
Na alienação do estabelecimento empresarial (trespasse-contrato de compra e venda), o estabelecimento deixa de integrar o patrimônio de um empresário (o alienante) e passa para o de outro (o adquirente). O objeto da venda é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos, envolvidos com a exploração de uma atividade empresarial. No trespasse poderá ocorrer ou não a sucessão empresarial.
Quais os efeitos jurídicos da inexatidão da escrituração empresarial?
A inexatidão da escrituração empresarial constitui crime falimentar. Tendo como pena reclusão de 3 a 6 meses, e multa. Neste caso, por se tratar de fraude a credores a pena aumenta-se de 1/6 a 1/3 da pena prevista.
O que significa aviamento?
É o acréscimo de valor que se dá aos bens, enquanto reunidos, de um estabelecimento empresarial. Logo, aviamento é a avaliação do patrimônio em seu conjunto de bens (corpóreos e incorpóreos). 
Quais os institutos jurídicos que protegem os bens corpóreos e incorpóreos do estabelecimento comercial? Respectivamente. 
Direito penal e civil – proteção de bens corpóreos 
Direito industrial – proteção de bens incorpóreos