Buscar

Super resumo das aulas de 1 a 5 de Planejamento e carreira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Você está preparado para o ensino superior aula 1
Ao final do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com conhecimento considerado adequado é de apenas 17% no caso de Matemática e de 27% em Língua Portuguesa.
Conhecendo o Ensino Superior aula 2
A Universidade Estácio de Sá teve sua origem na Faculdade de Direito Estácio de Sá, criada em 1970 na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1972 passou a oferecer novos cursos, passando a ser Faculdades Integradas Estácio de Sá. Somente em 1988 alcançou o status de Universidade.
Instituições de Ensino
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. 
Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
Uma Universidade é uma instituição baseada em 3 pilares indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. O status de Universidade permite gozar de autonomia para executar suas finalidades, como criar novos cursos, por exemplo. As universidades devem possuir ao menos 4 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo um deles doutorado.
Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo. 
	
As faculdades atuam normalmente em áreas específicas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc. Uma Faculdade não possui autonomia para criar programas de ensino.
Cursos de Graduação
A escolha do tipo de curso influencia diretamente na composição do currículo e na formação que será obtida.
Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Ambos possuem uma base comum, mas no decorrer do curso vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica. 
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área, como Logística, por exemplo. 
Cursos de Pós-Graduação no Brasil
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mínima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA.
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos níveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
Métodos de estudo no superior ensino aula 3
- Estude por intermédio de recursos visuais (vídeos, fluxos, diagramas etc.);
- Faça resumos, anotações, sublinhe partes do texto, reescreva conceitos mais complexos, destaque palavras mais importantes;
- Acrescente bilhetes, notas, post-it ao material de estudo.
- Leia textos em voz alta;
- Preste atenção na fala do professor, só escreva quando ele não estiver falando;
- Grave palestras, aulas etc.;
- Grave resumos e os escute antes das avaliações;
- Converse sobre o conteúdo com seus colegas.
	
- Leia em voz alta, caminhando, ou converse sobre o conteúdo com um colega
  de forma dinâmica, com movimento (um fala uma parte, outro complementa);
- Tente realizar atividades práticas que remetam ao conteúdo;
- Use outros locais para leitura/estudo além dos que você normalmente usa;
- Trate o conteúdo de forma dinâmica: leia, escreva, fale, gesticule, explique
   para você mesmo na frente do espelho.
Vale acrescentar, ainda, que esse estudo também pode ser feito com base na existencia de diversos tipos de inteligência associados aos estilos de estudo. De acordo com Howard Gardner (1994) existem inteligências múltiplas que estão relacionadas diretamente com a nossa capacidade de resolver problemas. Ele descreveu cientificamente oito tipos de inteligência:
Linguística: sensibilidade a sons, ritmos e significados das palavras, sensibilidade às funções da linguagem;
Lógico-matemática: sensibilidade e capacidade de discernir, padrões lógicos ou numéricos;
Espacial: capacidade de perceber o mundo visuo espacial e realizar transformações;
Musical: capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom, timbre, formas de expressão musical;
Corporal-cinestésica: capacidade de controlar movimentos do corpo e de manejar objetos com habilidade;
Naturalista: capacidade de compreender os fenômenos naturais, reconhecer e identificar espécies de animais e plantas;
Intrapessoal: capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e discriminar entre eles para orientar o comportamento, conhecer as próprias forças e fraquezas;
Interpessoal: capacidade de interpretar as intenções, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas e responder adequadamente.
Finanças pessoais aula 4
Captação de recursos e investimentos aula 5
Você se lembra da Aula 4? Nela falamos de finanças pessoais, quando ficou clara a situação em que, na maioria dos casos, é possível utilizar parte do saldo financeiro para aplicação.
O investidor típico é aquele cuja renda é maior que seu consumo/gastos, sobrando recursos para  serem aplicados. Mas é óbvio que nem todos são assim... Podemos classificar o perfil de investidor conforme suas características predominantes, existem três tipos de investidor:
Conservador: é aquele que não gosta de correr risco. Normalmente aplica seu dinheiro em fundos de renda fixa e caderneta de poupança.
Moderado: é aquele que arrisca um pouco mais, mas também considera fortemente o risco e não costuma ousar. Costuma diversificar sua carteira de investimento, geralmente aplicando em fundos mistos, ações conservadoras, fundos de renda fixa e poupança.
Agressivo ou arrojado: não tem medo de investir em papeis de alto risco, buscando a maior rentabilidade no menor espaço de tempo. É, geralmente, investidor em mercado de ações, alavancando os investimentos com operações de derivativos (conceito que você verá mais à frente).

Outros materiais