Buscar

Qual a importância do IDEB?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qual a importância do IDEB ( índice de desenvolvimento da educação básica).
RESPOSTA: O IDEB é o índice de desenvolvimento da Educação Básica, foi criado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meios de dados concretos com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto o IDEB, é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar ou seja aprovação e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar realizado anualmente, as médias de desempenho utilizadas são a Prova Brasil, as metas estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único: alcançar 6 pontos até 2022 média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.
Elabore uma breve análise do que dizem as estatísticas do artigo. Descreva a importância da estatística e dos indicadores para o serviço social e a correlação com as figuras utilizadas no texto
RESPOSTA: As estatísticas e os indicadores sócias utilizados no presente artigo são principalmente gráficos, que abordam diferentes assuntos como desempenho escolar, índice de aprendizagem e número de aprovação e reprovação, através dos exames aplicados como Prova Brasil , de matemática e língua portuguesa, evidenciando a necessidade de estudar os fatores intra escolares como meio de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e como os dados estatísticos das políticas de avaliações externas podem contribuírem para tais análises sejam realizadas dentro da escola.
Os indicadores e as estatísticas, são vistos como um instrumento de controle , sendo assim elementos que contribuem para uma gestão democrática, preocupada com a construção de respostas profissionais que atendam as demandas sociais e o desafio do assistente social é poder contar com o auxílio desse instrumento na dimensão ético-político profissional. Tendo noção da realidade, sabemos que os indicadores necessitam de estudos aprofundados, para terem uma significação dos dados mensuráveis diante da realidade de cada município e região, podendo contribuir para a qualificação dos processos administrativos e pedagógicos, sendo de nosso conhecimento que os assistentes sociais tem desafios constantes, portanto cabe aos mesmos estacionarem perante as dificuldades que a própria realidade apresenta ou então desafia-la a fim de transformar essas dificuldades com conhecimento e recursos oferecidos.

Outros materiais