Buscar

processos de fossilização

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
FOSSILIZAÇÃO
*
*
*
Definição
Conjunto de processos físicos e químicos que levam a preservação parcial ou total de organismos que viveram no passado.
Os fósseis estão divididos em restos e vestígios
*
*
*
CONDIÇÕES PARA QUE OCORRA A FOSSILIZAÇÃO
Existência de partes duras (ossos, dentes, carapaças) na constituição dos seres vivos – as partes moles são rapidamente decompostas;
Habitat (a fossilização ocorre mais frequentemente em ambientes aquáticos) – há maior proteção contra os agentes atmosféricos;
Rapidez no soterramento dos restos mortais por sedimentos;
Tipo de sedimentos que cobrem os restos mortais (devem ser finos e impermeáveis)
*
*
*
PRINCIPAIS PROCESSOS DE FOSSILIZAÇÃO
Mumificação ou conservação total 
Exemplos de mumificação:
  Insetos conservados em âmbar.
  Mamutes conservados no gelo.
Consiste na preservação de parte ou de todo o corpo do ser vivo. A integridade é mantida por congelamento, desidratação ou inclusão em substâncias impermeáveis, como o âmbar que, ao solidificarem, endurecem. 
O âmbar é o resultado da transformação das resinas produzidas pelos vegetais que sofreram soterramento e efeitos de diagênese, sem alteração dos compostos químicos originais. 
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Mamute conservado no gelo
 Idade aproximada – 
23 mil anos.
*
*
*
*
*
*
Incrustação substancias inorgânicas (carbonato de cálcio CaCO3; sílica SiO2) precipitam-se em torno das partes resistentes, envolvendo-as superficialmente
Processo sem troca do material original
*
*
*
Permineralização - substâncias inorgânicas ou mineralógicas penetram em poros ou canalículos das estruturas das partes resistentes preservadas.
*
*
*
Permineralização 
Troncos silicificados
*
*
*
Em alguns casos apenas a composição química foi preservada, a estrutura interna foi completamente modificada por um rearranjo de retículos cristalinos, em geral se percebe os cristais a olho nú. Esse tipo de fossilização é chamado de recristalização.
Na recristalização a estrutura original da parte dura que era constituída por aragonita (CaCO3) passa a ser de calcita (CaCO3).
Recristalização
*
*
*
Processo com troca do material original
Na substituição ocorre uma série de transformações químicas, o material original (compostos orgânicos) é retirado do organismo morto e em seu lugar é depositado um material (mineral) de natureza diferente, normalmente ocorre em meio aquoso. 
*
*
*
Normalmente no processo de substituição não ocorre a preservação da microestrutura original, resultando apenas uma reprodução da forma geral do objeto primitivo. 
Piritização: é quando o material original é substituído por uma solução piritosa (FeS2). 
Cor: metálica
Limonitização: é quando o material original é substituído por uma solução limonítica 2(Fe2O3) 3H2O. 
Cor: cinza ou ferrugem
*
*
*
Silicificação: é quando o material original é substituído por uma solução silicosa(SiO2). 
Calcificação: é quando o material original é substituído por uma solução calcária(CaCO3). 
*
*
*
Trilobite
 Amonite
Cabeça de dinossauro mineralizada
*
*
*
Perda gradual voláteis (O, N, S, H) a medida que o organismo é submetido a pressão dos sedimentos, e a uma ligeira elevação da temperatura.
Carbonização ou destilação ou carbonificação ou incarbonização: é um processo muito comum envolvendo as partes resistente dos vegetais (constituídas de lignina, celulose, etc) e em alguns animais (cuja parte resistente é composta por quitina, queratina). 
No final apenas uma película fina e carbonosa (moléculas de cadeia de carbono insaturadas) dá informações sobre o contorno geral do organismo ou parte dele e algo sobre sua estrutura interna.
*
*
*
Quando o material ainda plástico que recobre, pode imprimir nesse sedimento as feições de sua superfície externa, nesse caso chama-se molde externo. 
*
*
*
Molde interno: o sedimento plástico penetra nas cavidades esqueléticas, anteriormente ocupada pela parte mole, nessas cavidades serão modeladas as feições das cavidades internas.
*
*
*
*
*
*
Icnofósseis: são as marcas deixadas pelos organismos, moldes (externos ou internos), impressões, contramoldes, pistas e pegadas, tubos e perfurações, coprólitos, concreções fossilíferas, etc.
*
*
*
Ovos fossilizados 
*
*
*
*
*
*
Fósseis vivos ou formas-relíquias são organismos que não sofreram muitas modificações ao longo do tempo geológico, desde a sua aparição. Ginko biloba, Lingula sp. (braquiópode)
Celacanto
Latimeria chalumnae 
*
*
*
Gingko
Gingko biloba L.
*
*
*
Nautilus sp.
*
*
*
Caranguejo-ferradura
Limulus polyphemus L.
*
*
*
Fósseis – índices ou fosseis - guias, organismos com ampla distribuição geográfica, uma curta duração geológica, não só se conservaram em abundância em toda parte, como são fáceis serem identificados.
Correlação: correlação é efetuadas a partir dos fósseis encontrados. Os fósseis –índices ou fosseis-guias são fundamentais para caracterizar esta correspondência.
Importância dos fósseis
Fóssil de Idade
Fóssil de Fácie

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando