Buscar

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Prévia do material em texto

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
	
	Simulado: CCA0501_SM_201303025957 V.1 
	Fechar 
	Aluno(a): ANA PERSIA A MATTA
	Matrícula: 201303025957 
	Desempenho: 7,0 de 10,0
	Data: 12/10/2015 22:02:37 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201303642187)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Neste século XXI pode ser constatado que , em nenhum período histórico anterior, o homem produziu tantas imagens como produz hoje. Vivemos na atualidade a denominada Civilização :
		
	
	Romântica
	
	Neoclássica
	
	da Retórica.
	
	da Imagem
	
	Humanista
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303642188)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Grécia é considerada o berço da reflexão filosófica, isto desde o século VI a.C. Assinalar abaixo a única opção correta:
		
	
	Platão rotulou os primeiros filósofos de físicos, isto porque fundaram uma tradição de investigação da sociedade.
	
	Aristóteles, discípulo de Sócrates, foi o primeiro a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Platão, discípulo de Aristóteles, foi o primeiro filósofo a indagar a respeito do que seria uma pintura.
	
	Os sofistas introduziram no século V a.C. o ponto de vista reflexivo crítico , característico da filosofia.
	
	Sócrates sempre se posicionou como sofista, sempre usou sua habilidade de raciocínio para confundir os adversários.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303692444)
	Pontos:  / 1,0 
	A partir do Renascimento, a Itália foi o marco de um novo conceito de beleza, desenvolvendo também novas tendências artísticas, literárias, científicas e principalmente estéticas. Assinalar a única opção correta:
		
	
	O naturalismo renascentista se distingue do naturalismo grego porque não usou as conquistas da ciência para atingir um realismo cada vez maior;
	
	A estética renascentista caracteriza-se pela não aceitação de regras e pela clareza;
	
	A estética renascentista era regida pela ideia de que a beleza é propriedade objetiva das coisas, consistindo na ordem, na harmonia e na proporção;
	
	A estética do renascimento se da através do Teocentrismo ligado à época.
	
	O Renascimento surgiu desvinculado da estética da cultura greco-romana, principalmente da busca da perfeição na elaboração de esculturas e pinturas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303692474)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No Brasil, a arte rococó se manifestou também por um dos mais ilustres artistas, o Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa foi escultor, entalhador e arquiteto. Ele fez muitos trabalhos de escultura. Com relação ao Rococó, assinalar a única opção correta:
		
	
	A originalidade do Rococó é caracterizada pela intensa utilização das linhas retorcidas e pela utilização de formas mais pesadas que as barrocas. 
	
	Ao contrário do que aconteceu em grande parte dos países europeus, o Rococó ao chegar ao Brasil, em meados do século XVIII, não teve influência de temas religiosos;
	
	Rococó é um estilo artístico que se desenvolveu na Europa no século XVI, e está inserido na arte renascentista;
	
	Estilo artístico marcado pelo uso de linhas fortes e delicadas; não eram utilizadas linhas curvas pelos artistas;
	
	Rococó é um movimento artístico nascido na França, no início do século XVIII, cerca de 1715. O fenômeno é uma vertente oriunda do Barroco;
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303666068)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Observando a produção artística de pintores impressionistas, notamos que muitos deles repetem os temas de uma pintura exaustivamente. Entre eles podemos citar o exemplo de Claude Monet, que pintou diferentes representações da Catedral de Rouen, cidade distante 116 quilômetros de Paris. Assinale a alternativa que apresenta o motivo dessa prática, coerente aos pressupostos impressionistas. 
		
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen, Monet procurou representá-la em vários momentos do dia, registrando assim as diferentes impressões que as pedras, arcos e torres lhe causavam com a variação da luz solar.
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen, Monet procurou representá-la de forma hiperrealista para registrar a rica representação de santos e rituais católicos que existiam em seus infindáveis vitrais. 
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen, Monet buscava registrar a variação dos detalhes arquitetônicos. 
	
	O enunciado da questão é falso, pois Monet nunca pintou a Catedral de Rouen. 
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303613933)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Observando a produção artística de diversos pintores notamos que muitos deles repetem os temas de uma pintura exaustivamente. Entre os impressionistas podemos citar o exemplo de Claude Monet que pintou diferentes representações da Catedral de Rouen, cidade distante 116 quilômetros de Paris. O que motivou isso? 
		
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen procurou representá-la em vários momentos do dia registrando assim as diferentes impressões que as pedras, arcos e torres lhe causavam com a variação da luz solar.
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen Monet procurou representá-la de forma fotográfica para registrar a rica representação de santos e rituais católicos que havia em seus infindáveis vitrais. 
	
	Nenhuma afirmativa está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas. 
	
	Na série de quadros que pintou sobre a Catedral de Rouen Monet buscava registrar a variação dos detalhes arquitetônicos. 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303692612)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Henri Matisse foi uma das maiores expressões do movimento artístico e procurou mostrar as formas das figuras, sem se preocupar com a realidade e as cores . Isto foi observado no:
		
	
	Construtivismo;
	
	Surrealismo;
	
	Fauvismo.
	
	Futurismo;
	
	Cubismo;
		Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303732437)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com relação ao Expressionismo, assinalar a única opção incorreta:
		
	
	Van Gogh, precursor do Expressionismo, procurou recriar a beleza do ser humano e da natureza por meio da cor, para ele, elemento essencial da pintura.
	
	As obras expressionistas tinham a pretensão de romper com as academias de arte e com o Impressionismo.
	
	A captação de estados emocionais humanos era possível a partir de personagens deformados, como no quadro O Grito, de Edvard Munch.
	
	O distanciamento da figuratividade, a utilização de cores e traços fortes são características expressionistas.
	
	Os artistas expressionistas não aceitavam a deformação das figuras para ressaltar o sentimento, os valores emocionais eram suplantados pelos intelectuais.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303621486)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A técnica denominada como visão simultânea é característica do movimento cubista. Através dela o artista faz a fusão de várias vistas de uma figura ou objeto numa única imagem. Era como se o artista tivesse andado 180 graus em redor do seu modelo e tivesse sintetizado suas sucessivas impressões em uma única imagem. Porque essa característica foi considerada inovadora? 
		
	
	Pois os artistas com esta nova técnica criavam imagens que não podiam ser decifradas. 
	
	Todas as respostas estão corretas 
	
	Pois os artistas com esta nova técnica reproduziam muitas cores em uma mesma figura se assemelhando com a representação fotográfica das cores do objeto representado 
	
	Pois durante 500 anos desde o início do Renascença italiana, os artistas tinham sido guiados pelos princípios da perspectiva matemática e científica de acordo com os quais o artistavia seu modelo ou objeto de um único ponto de vista estacionário. 
	
	Nenhuma das respostas está correta 
		Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303692625)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O futurismo foi um movimento artístico e literário, iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista do poeta italiano Filippo Marinetti . Assinalar abaixo a única opção incorreta:
		
	
	Este movimento apoiou-se no moralismo e no passado. Defendeu a preservação de museus e cidades antigas. Foi um movimento agressivo e extravagante;
	
	Movimento que mais produziu manifestos. a expressão do dinamismo foi ponto essencial da estética futurista;
	
	O Futurismo, pretendeu transmitir nas suas obras o ritmo e o espírito prático da sociedade. Para isto, os artistas, recorriam à repetição dos traços das figuras;
	
	Buscou uma linguagem intensa, dinâmica, audaciosa, capaz de expressar as novas concepções de espaço e movimento.
	
	Apresentou como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina, da eletricidade, do automóvel e da velocidade.

Continue navegando