Buscar

APRESENTAÇÃO 1°

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HIGIENE INDUSTRIAL E SEGURANÇA DO TRABALHO
CAROLINE 
LUCAS DE CASTRO ROCHA
FLÁVIA STAVAUX BAUDSON GASPAR
MARCELO VIANA
CRISTIANO FONTOURA
BRUNA CUNHA
BRUNO MACEDU
RODOLFO
CONCEITO DE ACIDENTE E DOENÇAS DO TRABALHO
 Conforme dispõe o art. 19 da Lei nº 8.213/91, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho".
 Ao lado da conceituação acima, de acidente de trabalho típico, por expressa determinação legal, as doenças profissionais e/ou ocupacionais equiparam-se a acidentes de trabalho. Os incisos do art. 20 da Lei nº 8.213/91 as conceitua:
DOENÇÃ DO TRABALHO
DOENÇA PROFISSIONAL
DEVER DE INDENIZAR - DOLO OU CULPA?
 O dever de indenizar surgiu da teoria do risco gerado, ou seja, se é o empregador quem cria o risco por meio de sua atividade econômica (empresa), a ele caberá responder pelos danos causados, independente de dolo ou culpa. A este contexto atribuímos a teoria da responsabilidade objetiva.
 
 Assim dispõe o art. 927 do Código Civil ao determinar que haja obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano (empregador) implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
 A Constituição Federal dispõe em seu artigo 7º, inciso XXVIII, que é direito dos trabalhadores o seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL - NEXO DE CAUSALIDADE
 
 Assim como em diversos outros aspectos trabalhistas, a questão fica para ser solucionada pelo entendimento jurisprudencial, onde os juízes, diante de cada caso concreto, tomam as decisões mediante as provas apresentadas no processo.
 As falhas podem ocorrer devido aos seguintes fatores:
Não seguir as NORMAS DE SEGURANÇA
Desgaste físico pelo excesso de HORAS EXTRAS.
 
 
 Assim, o acidente do trabalho, por si só, é insuficiente para gerar a obrigação indenizatória por parte do empregador, pois, somente se verificará a obrigação de ressarcir os danos quando na investigação da causa, ficar comprovado que este dano é cosequência direta e imediata (nexo de causalidade) de uma atuação dolosa ou culposa do empregador.
CADASTRO DA COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DO TRABALHO – CAT
 A Comunicação de Acidente do Trabalho – CAT foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97.
 A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.
 A comunicação deverá ser feita através do preenchimento de formulário específico, denominado Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), devendo ser observado o seguinte:
QUEM RECEBE UMA CÓPIA FIEL DO CAT?
QUEM PODE FORMALIZAR UM ACIDENTE DE TRABALHO
A COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO EXIME A EMPRESA DE SUAS RESPONSABILIDADES?
QUAIS ENTIDADES PODEM ACOMPANHAR O PROCESSO DE COBRANÇA?
 
 
A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deverá ser preenchida em seis vias sendo:
1.INSS
2. Ao segurado ou dependente
3. Sindicato dos Trabalhadores 
4. Empresa
5. SUS (Sistema Único de Saúde)
6. DRT (Delegacia Regional do Trabalho)
PORTARIA Nº 5.051, de 26 de fevereiro de 1.999
ACIDENTES DE TRABALHO NA MINERAÇÃO
 Segue abaixo alguns dados estatísticos de acidentes no ramo da mineração:
 
 Por causa dos perigos únicos nas operações de mineração, alguns procedimentos são tomados para diminuir a incidência de acidentes do trabalho:
TREINAMENTOS INTENSOS DE SEGURANÇA;
SIMULADORES DE MÁQUINAS E SIMULADORES DE REALIDADE VIRTUAL
INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
DETONADORES ELETRÔNICOS
SISTEMA TOLAMENTE ROBOTIZADO DE PERFURAÇÃO
 
MUITO OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando