Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA IX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108 
Título 
SEMANA 9
	Descrição 
	Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica, envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber:
CASO CONCRETO
Leia o texto abaixo e, a seguir responda ao que se pede:
Para ser instrumento eficaz ao bem-estar e progresso social, o Direito deve estar sempre adequado à realidade, refletindo as instituições e a vontade coletiva. A sua evolução deve expressar sempre um esforço do legislador em realizar a adaptação de suas normas ao momento histórico. Os fatores que influenciam a vida social, provocando-lhe mutações, vão produzir igual efeito no setor jurídico, determinando alterações no Direito Positivo. Esses fatores, chamados sociais e também jurídicos, funcionam como motores da vida social e do Direito. Fatores jurídicos são, pois, elementos que condicionam os fenômenos sociais e, em conseqüência, induzem transformações no Direito. Não obstante ser este o caminho científico, Georges Ripert, impressionado com as distorções que se passam na gênese da lei, declarou: "O Direito nasce na luta e pelo triunfo dos mais fortes"... "O mais forte sai vencedor de um combate cujo prêmio é a lei. Após o que o jurista declara gravemente que a lei é a expressão da vontade geral. Ela não é nunca senão a expressão da vontade de alguns." (Lês Forces Créatrices du Droit, apud Machado Netto e Zahidé Machado Netto, O Direito e a Vida Social, São Paulo: Nacional, 1966, pp. 79 e 81.)
1. O texto faz referência aos fatores de transformação sócio-jurídica e apresenta, através das declarações de Georges Ripert a influência de um desses fatores. Indique-o. 
Fator econômico, Marx e Engels consideravam que o fator econômico era determinante para a história da humanidade, sendo os demais fenômenos culturais conseqüências das relações econômicas. Desta forma, nomundo capitalista de hoje, o mais forte, é aquele que possui mais condições financeiras para suportar um embate judicial, o que consegue melhores advogados, esse será o vencedor, o ganhador da lei.
2. Forneça um exemplo de fatores econômicos e culturais que tenham determinado alterações no Direito Positivo no Brasil ou em outro país.
Fatores econômicos: resultado da Revolução Industrial na Europa e do aparecimento da classe urbana do proletariado com suas lutas por melhores condições de trabalhos e vida, surgem o direito do trabalho e o direito industrial;
Fatores culturais: um fenômeno cultural, está no fato de que vão surgindo novos ramos do direito à medida em que se expande o mundo cultural de um povo. Atualmente se fala em Biodireito, Direito Espacial, Nuclear, Virtual etc, realidade somente possível graças ao desenvolvimento científico dos tempos modernos.
QUESTOES OBJETIVAS
Abaixo são apresentadas duas proposições : 
I - O Direito concebido como ciência social deve acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade, a fim de tutelar novos direitos ou prevenir novos conflitos, apontando solução para os conflitos inevitáveis.
Porque 
II - Como um produto cultural, o Direito, é influenciado e reflete a realidade social, econômica e política que o envolve. 
Considerando-se essas proposições, é CORRETO afirmar que:
A) a primeira é falsa, e a segunda é verdadeira. 
B) as duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
C) as duas são falsas. 
D) a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa
2. Hoje, de um modo geral, a religião se ocupa do foro íntimo do indivíduo, enquanto que o direito disciplina as relações sociais entre os homens e a sociedade. Mas, ainda é marcante a influência da religião no direito como no exemplo abaixo:
A) Estatuto do Idoso. 
B) Lei do Inquilinato. 
C) Feriado nacional de 12 de outubro. 
D) Feriado nacional de 21 de abril. 
Desenvolvimento

Continue navegando

Outros materiais