Buscar

britagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

britagem
Grupo:
Gabriela Letícia Carneiro
Layane Lórem Pimenta
Lorenn Raphaela Gonçalves Machado
Luciana Pereira Alves
Mariana Aparecida Torres
Introdução ao Tratamento de Minérios 
Engenharia de Minas
Prof: Frederico
CEFET-MG, Campus IV
Fragmentação
A fragmentação ou redução de tamanho é uma técnica de vital importância no processamento mineral. Um minério deve ser fragmentado até que os minerais úteis contidos sejam fisicamente liberados dos minerais indesejáveis. A fragmentação ou redução de tamanho é uma técnica de vital importância no processamento mineral. Em todos os casos, a fragmentação é uma operação que envolve elevado consumo energético e baixa eficiência operacional, representando, normalmente, o maior custo no tratamento de minérios.
Britagem
A britagem é o processo inicial de fragmentação, consiste da quebra de partículas principalmente pela ação de esforços compressivos ou de impacto. Os britadores podem ser classificados conforme o mecanismo usado, seja ele compressão ou impacto, e a aplicação de um determinado tipo de britador está vinculada ao tipo de material, à capacidade e à razão de redução desejada.
Etapas de britagem
Em função de aspectos técnicos, a britagem se desenvolve de forma estagiada. 
Os estágios de britagem podem ser classificados em: primário, secundário, terciário e até quaternário. 
Tal classificação baseia-se nos seguintes aspectos técnicos: 
Características do circuito;
Tamanho da alimentação;
Tamanho do produto / Razão de redução (ou grau de redução) proporcionado.
Estes parâmetros apresentam uma correlação com as etapas de britagem, e podem assim ser expressos: 
Estágio de Britagem Alimentação Produto Razão de Redução 
Fonte : Modificado de Chaves e Peres (1999) 
Estes parâmetros apresentam uma correlação com as etapas de britagem, e podem assim ser expressos: 
Estágio de britagem
Alimentação
Produto
Razão de redução
Primário
5 a 2,5 pés
> 1 pé a 4”
8:1
Secundário
25” (cônicos)
4 a ¾ “
6:1, 8:1
Terciário
*
1 a 1/8"
4:1, 6:1
Quaternário
3” ou1,25”
12 a 20#
Até20
Características básicas de um circuito de britagem
Não existe um circuito padrão de britagem adequado a qualquer tipo de minério, entretanto há alguns procedimentos padrões para a instalação de um circuito de britagem, os quais são: 
Evitar manter pilhas de minério entre a frente de lavra e a britagem primária por questões econômicas;
A britagem primária deverá atender às exigências da mina, o que implica em alimentação descontínua e irregular, como conseqüência um super dimensionamento do britador primário; 
A abertura do britador primário deve ser adequada ao top size do ROM;
Os estágios de britagem subseqüentes devem atender às especificações granulométricas desejadas para o produto; 
É comum a utilização de estoques reguladores, pilhas e silos, entre a britagem primária e as demais etapas, de forma a atender duas demandas técnicas. São elas:
Tornar a alimentação contínua e regulada após a britagem primária; 
Permitir a colocação de equipamentos subseqüentes compatíveis com o perfil de produção, apresentando menor capacidade instalada do que o britador primário, visto que o mesmo é superdimensionamento. Isto resulta em um menor custo operacional.
Em geral o último estágio de britagem encontra-se em circuito fechado ou seja, as britagens primária e secundária de uma usina de britagem apresentam-se, em geral, em circuito aberto (quando não há carga circulante) e as britagens terciárias ou quaternárias apresentam-se em geral em circuito fechado (quando há carga circulante).
Britadores
Os britadores são equipamentos usados para a redução grosseira de grandes quantidades de sólidos como materiais rochosos, carvão, etc.
Os mais utilizados nas operações minerais são: britadores de mandíbulas e britadores giratórios.
Britadores de Mandíbula
São usados na britagem primária, sendo que a britagem é realizada a seco, esse equipamento consiste de uma mandíbula fixa e uma móvel ligada ao excêntrico, que fornece o movimento de aproximação e afastamento entre elas, fazendo com que o bloco alimentado boca, progressivamente desça entre as mandíbulas, enquanto ocorre a quebra do material que está sujeito a compressão.
Britadores giratórios
Os britadores cônicos giratórios são aplicados normalmente em britagem primária, onde a taxa de alimentação é superior a 800 t/h. É um modelo de britador muito robusto, que necessita de uma grande área física e estrutura de construção civil para a sua montagem, 
possibilita o basculamento direto por caminhões.
O princípio básico de britagem (fragmentação) é a compressão, onde o eixo móvel (manto) de movimento excêntrico, localizado no centro do britador, comprime as partículas na carcaça lateral que é fixa. Acontece ainda, o esmagamento entre as próprias partículas contidas no meio. 
 Britadores de rolo
Esmagam usando a compressão, com dois rolos girando sobre um eixo, para o fosso entre os rolos. A diferença entre os rolos está definida para o tamanho do produto desejado, com a percepção de que a partícula de maior avanço só pode ser 4 vezes a dimensão do fosso. Britadores de rolo tem uma relação de redução máxima teórica de 4:1. 
Britador de Impacto
Os britadores de impacto são otimizados e largamente aplicados nos processos de britagem primária e secundária. Têm capacidade para britar materiais como granito, basalto, calcários, etc.
Por meio do movimento das barras, parte da energia cinética é transferida para o material, projetando-o sobre as placas fixas de impacto onde ocorre a fragmentação.
A carcaça é projetada especialmente de forma a fragmentar as partículas impactadas contra a mesma. A descarga é livre e a câmara é grande, para permitir a movimentação das partículas e passagem de blocos de grandes dimensões. Em alguns modelos a posição das barras ou martelos de impacto pode ser ajustada horizontalmente, de forma a regular a granulometria do produto.
Britador de Cones
É um britador de operação secundária ou terciária. Contrariamente ao que ocorre no britador giratório, no cônico, o manto e o cone apresentam longas superfícies paralelas, para garantir um tempo longo de retenção das partículas nessa região. No britador giratório a descarga se dá pela ação da gravidade, enquanto que no cônico, a descarga é condicionada ao movimento do cone. O movimento vertical do cone, para cima e para baixo, controla a abertura de saída, para tal, utilizam-se dispositivos hidráulicos.
Britador de Martelo
O britador de martelo tritura por colisão entre o martelo de alta velocidade e o material. Este britador tem uma estrutura simples, alto índice de redução, alta eficiência, etc. Desenvolvido para britagem seca e úmida de materiais de mineração de dureza média a alta.
No britador de martelo o motor faz o rotor girar em alta velocidade através de correia e no rotor há vários marteletes. Quando o material atinge a área de trabalho dos marteletes, os martelos rotatórios os tritura em alta velocidade de rotação e os produtos que são britados no tamanho requerido podem ser descarregados pela saída e se tornam os produtos finais; os produtos de tamanho grande retornam à área de britagem pelos marteletes para serem retriturados até que atinjam o tamanho desejado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando