Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Os benefícios de curto prazo, conforme item 8 do Pronunciamento Técnico 33, incluem: R: Participação nos lucros pagáveis no exercício, assistência médica, auxílio moradia, salários. Ordenados, salários, licença por doença remunerada, contribuição para fundo de pensão, etc. 2- Apresente 2 (dois) critérios para que um Ativo Não Circulante possa ser classificado como mantido para venda. R: Se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo. Ainda, deve-se esperar que a venda se qualifique como concluída em até um ano a partir da data da classificação. 3- Que condições são determinadas pelo Pronunciamento Técnico 31 do CPC para que um ativo não circulante seja classificado como colocado à venda? R: O ativo necessariamente deve estar disponível para a venda imediata, em suas condições atuais, sujeitando-se unicamente aos termos usuais e corriqueiros para vendas de semelhantes ativos, quando negociados. Além disso, torna-se necessário o empenho, o envolvimento, da administração da empresa, em seu nível hierárquico compatível com o ativo/grupo de ativos, no plano de venda. 4- COMPLETE A LACUNA CONFORME AS DEFINIÇÕES ESTABELECIDAS NA NBC TG41 - RESULTADO POR AÇÃO:__é a redução no lucro por ação ou o aumento no prejuízo... R: Diluição. 
5- Quais os modelos de Governança Corporativa existentes atualmente no Brasil? R: Modelo Atual: Empresa gerenciada por poucos acionistas controladores, com práticas informais de governança. Modelo Emergente: Empresa liderada por poucos acionistas controladores, com governança formal e acesso ao capital para executar suas estratégias. Modelo de Mercado: Empresa com controle compartilhado e governança formal, com aspirações e capacidade financeira para competir globalmente.
6- Defina créditos orçamentários. R: São aqueles aprovados pelo Legislativo na lei do orçamento e provêm de recursos do Tesouro e de outras fontes.
7- Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde... Indique a seguir exemplos de agentes sujeitos ao levantamento de contas em outras áreas: R: Em outra áreas: Partidos políticos, Sindicatos, de representação profissional e representação econômica, gestores de contribuições profissionais, Fundações instituídas ou mantidas pelo poder público.
8- Uma entidade cultiva uma única espécie de madeira macia de crescimento rápido em um ciclo de crescimento de 10 anos... Qual critério de mensuração deve ser utilizado pela empresa para registrar seus ativos biológicos? R: A entidade aplica o modelo de valor justo para mensurar seus ativos biológicos da floresta de pinheiros (maduro e imaturo), pois seu valor justo é prontamente determinável sem custos ou esforços a mais. 
9- O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi constituído a partir da união de esforços e comunhão de objetivos em função das necessidades de: R: 1 - Convergência internacional das normas contábeis; 2 - Centralização na emissão de normas dessa natureza; 3 - Representação e processo democráticos na produção dessas informações (produtores da informação contábil, auditor, usuário, intermediário, academia, governo).
10- O que é Governança Corporativa? R: São as práticas e os relacionamentos entre os Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, com a finalidade de otimizar o desempenho da empresa e facilitar o acesso ao capital.
11- Como é a Governança dos shareholders? R: a governança dos shareholders tem origem anglosaxônica. Está voltada para os interesses dos acionistas e dos gestores com relação ao valor, à riqueza e ao retorno financeiro. Os seus indicadores de desempenho são voltados para as demonstrações patrimoniais e financeiras. Com relação a crescimento, riscos e retornos corporativos, todas as avaliações e medições são tidos como focos da governança.
12- De modo geral, em que momento deverá se dar o reconhecimento do passivo ou despesa decorrente dos benefícios de curto prazo? R: De modo geral, deverá ocorrer na prestação do serviço, ao longo do exercício. 13- Como podem ser definidos os benefícios a empregados? R: São todas as formas de remunerações proporcionadas por uma Entidade a seus empregados ou aos seus dependentes em troca dos serviços prestados por esses empregados. 
14- O que diferencia: benefícios de desligamento de planos de benefícios de pós-emprego? R: O fato gerador de um benefícios de pós-emprego ocorre ao longo da prestação de serviço, pois já sabia que iria recebê-lo de acordo com os seus requisitos de aquisição e tempo mínimo de serviço. No caso de um plano de demissão voluntária, o fato gerador do benefício é o desligamento do empregado que adere às condições do plano.

Outros materiais