Buscar

avaliando o apredizado Direito do Trabalho I

Prévia do material em texto

1.
		(EXAME DE ORDEM UNIFICADO 2010.3) Em se tratando de salário e remuneração, é CORRETO afirmar que:
 
		Quest.: 1
	
	
	
	
	o plano de saúde fornecido pelo empregador ao empregado, em razão de seu caráter contraprestativo, consiste em salário in natura;
TST - RECURSO DE REVISTA RR 518006420015040012 51800-64.2001.5.04.0012 (TST)
Data de publicação: 28/08/2009
Ementa: INTEGRAÇÃO DO PLANO SAÚDE NA REMUNERAÇÃO. O fornecimento de assistência médica-hospitalar ou odontológica pelo empregador constitui benefício de cunho social, não se revestindo de natureza salarial.
	
	
	a parcela de participação nos lucros ou resultados, habitualmente paga, não integra a remuneração do empregado.
O entendimento majoritário do TST é de que o pagamento de participação nos lucros ou resultados da empresa não tem natureza salarial, e sim indenizatória. Por esse motivo é válida norma coletiva que prevê o parcelamento dos valores devidos pelo empregador ao empregado.
	
	
	as gorjetas integram a base de cálculo do aviso prévio, das horas extraordinárias, do adicional noturno e do repouso semanal remunerado;
Súmula 354 - As gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado, não servindo de base de cálculo para as parcelas de aviso prévio.
	
	
	o salário-maternidade tem natureza salarial;
Sobre o salário-maternidade, “embora tivesse no passado natureza jurídica trabalhista, evidenciada pelo seu caráter salarial e ônus do empregador (vindo daí o nome salário-maternidade), tem, no atual ordenamento jurídico,natureza previdenciária, eis que seu encargo econômico é suportado pela Previdência Social.[F1] . Trata-se, portanto, de benefício previdenciáriosubstitutivo (porque seu valor não pode ser inferior ao salário-mínimo), embora atípico ou extravagante, já que, objetivando a proteção do mercado de trabalho da mulher, foge à função essencial de proteção contra os riscos sociais, na sua concepção clássica
	
	
		2.
		A CLT veda qualquer desconto nos salários dos empregados, salvo:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	no caso de adiantamentos e de no caso de empréstimos contratados diretamente com o empregador, somente.
	
	
	em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma imprudente e quebrou um bem e no descontos de empréstimos consignados
	
	
	nos casos de descontos de empréstimos consignados e em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma negligente e quebrou um bem
	
	
	nos casos de adiantamento, por força de descontos previstos em lei e normas coletivas, assim como em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma dolosa.
"Art. 462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo."
§ 1º - Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.
	
	
	somente nos casos de empréstimos contratados diretamente com o empregador e em caso de dano causado pelo empregado, que agiu com dolo.
	
	
		3.
		XII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Paulo foi contratado pela empresa XPTO Ltda. para trabalhar como vigilante com jornada de trabalho pelo sistema de escala 12 x 36 (doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso), estipulada em norma coletiva. Há um ano trabalhando, dois feriados nacionais recaíram em dias de sua escala. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. (jornada de trabalho).
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Paulo tem direito a receber em dobro os dias de feriado trabalhados.
Súmula 444 – JORNADA DE TRABALHO. ESCALA 12 POR 36. VALIDADE.
É válida, em caráter excepcional, a jornada de 12 horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.
	
	
	Paulo deverá receber os dias trabalhados de forma simples, não se considerando trabalho extraordinário normal em decorrência do sistema de escala.
	
	
	Paulo não deverá receber os dias de feriado trabalhados, pois os mesmos foram compensados no sistema de escala.
	
	
	Paulo não deverá receber os dias de feriado, pois são equivalentes ao descanso semanal remunerado.
	
	
		4.
		(OAB/CESPE 2009.2) A respeito do salário utilidade ou in natura, assinale a opção correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O fornecimento, pela empresa, de veículo ao empregado, quando indispensável à realização do trabalho, será considerado salário in natura, o que deixará de ocorrer quando o veículo for também utilizado para atividades particulares do empregado.
	
	
	A energia fornecida por empresa de energia elétrica ao empregado que nela trabalhe possui natureza salarial em qualquer situação.
	
	
	O fornecimento de cigarro por indústria tabagista ao empregado que nela trabalhe é considerado salário in natura.
	
	
	A habitação fornecida ao empregado, quando indispensável à realização do trabalho, não tem natureza salarial.
Súmula 367 – UTILIDADES IN NATURA – HABITAÇÃO - ENERGIA ELÉTRICA – VEÍCULO – CIGARRO – NÃO INTEGRAÇÃO AO SALÁRIO.
I – A habitação, a energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.
II – O cigarro não se considera salário utilidade em face de sua nocividade à saúde. 
	
	
		5.
		A jurisprudência trabalhista é pacífica na vedação ao pagamento de remuneração pela prestação de serviços que o empregado realiza, na forma de:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	salário complessivo
Súmula 91 – SALÁRIO COMPLESSIVO – INADMISSIBILIDADE.
Nula é a cláusula contratual que fixa determinada importância ou percentagem para atender englobadamente vários direitos legais ou contratuais do trabalhador. 
	
	
	Sobressalário
	
	
	Salário in natura
	
	
	salário básico
	
	
	salário mínimo

Continue navegando