Buscar

Lista+de+exercícios+sobre+armazenamento+de+água+pluvial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício nº 01:
Dimensionar o volume de água incidente sobre um telhado de 4 águas que tem as seguintes dimensões: 7,50 m de largura e 10,40m de comprimento. A altura total do telhado na cumeeira é de 1,31m, ou seja, o telhado tem inclinação de 35%. O índice de precipitação acumulado em um mês no local é de 96mm.
Exercício nº 02:
Se em um tanque de 2000 litros houve acumulação de 856 litros de água de uma chuva, com uma intensidade de 6mm/h, qual é a área de contribuição do telhado?
Exercício nº 03:
Uma caixa dágua retangular de base 40 x 40 cm contém 9 L de água. Qual a altura de água em mm?
Exercício nº 04:
A laje de um silo de estocagem de grãos tem formato circular, com diâmetro de 14,00m. Nos meses chuvosos tem-se uma precipitação acumulada de 340mm ( em 4 meses). Qual deverá ser a seção de um reservatório subterrâneo para armazenar esta água que será utilizada para irrigação de pátio no período de seca. A altura máxima deste reservatório deverá ser de 2,50m e o mesmo deve ter lados iguais.
Exercício nº 05:
O reservatório de água de um edifício com volume de 4,5 m³ é alimentado por uma tubulação com área da seção transversal do diâmetro interno de 5 cm² em um intervalo de tempo de 45 minutos. Sendo a vazão a relação entre o volume escoado e o tempo necessário para este escoamento, temos para esta tubulação a vazão de?
Exercício nº 06:
Uma indústria tem dois galpões cuja cobertura em projeção plana tem as seguintes dimensões: largura= 7,00m e comprimento=30,00m.
A cobertura é em duas águas e a inclinação do telhado de fibrocimento é de 12%. Nos meses de chuva a precipitação média mensal é de 126mm e esta empresa pretende construir um reservatório circular em concreto armado para acumulação desta água incidente nos telhados destes galpões. De acordo com o exposto acima, pergunta-se:
Qual deverá ser o diâmetro deste reservatório sabendo-se que a sua altura deverá limitada ao máximo de 2,70m e que nesta altura altura total deve haver uma folga de 10cm entre o máximo de água e a laje da tampa?
Qual o volume de concreto utilizado nesta construção, sabendo-se que:
- a espessura da parede será de 16cm;
- a espessura da laje de fundo será de 16cm;
- a espessura da laje de tampa será de 17cm.
Caso decida-se por utilizar alvenaria de tijolo maçico com espessura de parede de 1 tijolo, qual será a quantidade total de tijolos para esta construção. Nesta situação a laje de fundo terá espessura de 20cm e a tampa será em chapa metálica.
Exercício nº 07:
Uma caixa de PVC de 1.000 litros adaptada para armazenamento de água pluvial está com 200 litros de água em seu interior. Após uma breve chuva toda a sua capacidade de armazenamento foi completada. Sabendo-se que a área de coleta no telhado é de 68m² qual foi a intensidade pluviométrica desta chuva?

Outros materiais