Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Aprendemos em nosso percurso a respeito do conceito de mediação. Também que ela, principalmente, tem como objetivo superar a interação monológica definida por Thompson (1998) como o fluxo comunicacional no qual o estudante é apenas um “[...] receptor de uma forma simbólica cujo remetente não exige (e geralmente não recebe) uma resposta direta e imediata” (THOMPSON, 1998, p. 79). Nesse sentido, destaca-se novamente a importância do professor frente ao livro didático no processo de mediação.
Sabendo disso, elabore um texto dissertativo indicando qual o conceito de mediação identificado nessa relação e de que forma esse processo contribui para que as competências previstas na BNCC sejam efetivadas?
Resposta:
Mediação pedagógica: o professor à frente do processo de significação do material didático.
 Nesta unidade, aprendemos a respeito do conceito de mediação pedagógica, que nada mais é do que um processo de aprendizagem que permite ao aluno ser ativo, criativo e questionador. Bem como concede ao professor autonomia para produzir, selecionar, e apropriar recursos em materiais didáticos. Nessa perspectiva, os mesmos, serão produzidos e apropriados diante da demanda real dos estudantes. Portanto, o processo de aprendizagem se torna mais dinamizado e qualificado. 
 A saber, existem alguns indicadores que possibilitam ao professor realizar a mediação efetiva dos objetivos de ensino, expectativas de aprendizagem e materiais didáticos. São eles; conteúdo, perfil, infraestrutura e metodologia. Primeiramente o professor deve se perguntar quais os recursos mais adequados aos objetivos de ensino, em relação ao conteúdo. Além disso, observar o perfil dos estudantes a quem se pretende ensinar esse conteúdo é fundamental. Ademais, deve ser feita uma análise com base na infraestrutura e recursos disponíveis no âmbito escolar, no intuito de melhores soluções. Por último e não menos importante, o docente deve buscar o melhor encaminhamento metodológico diante das expectativas de aprendizagem pretendida aos estudantes. Todos esses indicadores estão correlacionados com a BNCC, à saber, um documento que determina as competências, gerais e específicas, as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. E são fundamentais para que o resultado final seja adequado à proposta de ensino.
 Desse modo, para que esse papel autoral ocorra de fato, caberá ao professor as competências: tecnológica; metodológica; organizacional e auto instrucional, fundamentais no processo de seleção e elaboração, que pode ser resumido em três etapas: planejamento, operacionalização e avaliação. Assim, o processo de produção e seleção de materiais didáticos ocorrerá de forma dinâmica, significativa e contextualizada, contribuindo assim para que as competências previstas na BNCC sejam efetivadas.

Mais conteúdos dessa disciplina