Buscar

ATPS - LITERATURA INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  
CURSO DE PEDAGOGIA  
 
 PROJETO LITERATURA INFIANTIL
 
Moacir Araújo de Alcântara RA - 425663
Márcia Mello RA - 1299101550
Edimaris Domingos Teles RA - 434742
Juliane Brescansin RA – 1299815024
Campo Grande
2015
 Vivemos em uma geração onde existem ser nascentes que não contentam-se com os livros comuns e as historias simples. Na atualidade as crianças já nascem em meios a informatização, com conteúdos encantadores e fascinantes: luzes, festas, contextos e conteúdos que envolvem, fascinam e concentram a atenção. 
Quando utilizamos esse tema não falamos apenas de literaturas, falamos também de evolução humana, falamos de novas gerações, estudadas e nominadas como gerações x e y, que apresentam as características que talvez expliquem o desinteresse pelos livros simples.
Partindo desse pressuposto devemos analisar e refletir sobre esse grande desafio que é ser um educador no contexto atual, procurar novas ideias e estratégias para fazer com que a criança interessa pelos meios utilizados, competidos com as novas modalidades informais 
Introdução
 Muitos são os estudos dentro da Língua Portuguesa e da evolução da Educação literária , porém poucos são os resultados e recursos oferecidos, como capacitações e livros de qualidades, com imagem e efeitos visuais, quem chamem a atenção das crianças, e quando existem são poucos, pois ainda de auto custo.
Apesar de todas as mudanças, rupturas, consequências, acreditamos que a literatura infantil é imortal, pois apesar de tudo ela sempre será a que mais estimula a imaginação de quem lê , envolvem a fala a expressão de quem conta. Claro que tudo isso irá evoluir, acompanhar lentamente a evolução da mídia (que atualmente é moda , apenas modismo), maia a cultura sempre prevalecerá.
Só não podemos esquecer que tudo isso acontecerá principalmente no ambiente escola, pois é nela que a maioria das crianças, iniciam suas vidas de leitores, sendo onde eles irão adquirir o gosto pela leitura e assimilar a importância e o sabor da mesma. 
A literatura Infantil e seus caminhos
 Na atualidade torna-se cada vez mais difícil chamar a atenção da crianças, pois eles vem de uma geração onde a mídia é intensa e de qualidade, tornando tudo muito fascinante. Por esse motivo os livros podem a graça, tornando-se simples de mais para os pequenos, sendo assim fica desinteressante a leitura. 
Partindo desse pressuposto, mais sabemos que para utilizar se faz necessário o aprendizado da leitura e da escrita, e é partindo daí que isso acontece. Já os livros de literatura com imagem e figuras auxiliam nesse processo de aprendizados e devemos investir e valorizar isso. 
Como os meios de comunicação e as medias evoluíram os livros também. Nos dias atuais existem livros denominados 3D, que tem figuras moveis, como também livros interativos, entre outros que prendem a atenção das crianças
A importância da ilustração de livros literários infantil.
 Os livros evoluíram de tal proporção que em alguns momentos torna se desnecessário a escrita, pois através das ilustrações é possível assimilar o que esta sendo apresentado. O designer dos livros de literatura esta encantando muitas crianças, como também muitos adultos.
 Sendo assim, se o educador souber escolher um livro de qualidade, ele pode inserir em sala se aula e através da linguagem oral, visual, e corporal, atingir os seus objetivos, despertando na criança o interesse pela leitura, a partir daí trabalhar o desenvolvimento da escrita.
Afinal o universo da Literatura infantil, não pertence apenas as crianças, que esta sendo preparada para ser um adulto, mas também no adulto q volta a ser criança.
A importância da ilustração de livros literários infantil
Atualmente não devemos esquecer e nem desvalorizar os E-books que são os atuais livros virtuais, e que estão se tornando de suma importância no ensino aprendizagem das crianças, porém ele ainda é um recurso que esta disponibilizada apenas ara as escolas privadas de classe alta. As escolas públicas que atendem em sua maioria as classes média e baixa ainda não foram privilegiadas com os livros chamados virtuais.
CONTOS E SUAS ADAPTAÇÕES 
 (chapeuzinho Vermelho)
 Podemos observar que a versão original da história do “Chapeuzinho Vermelho” tem várias versões, nos deparamos com uma história de uma menina bela e inocente que vai levar doces para à avó que estava doentia, a pedido de sua mãe. Esta pede que ela seja uma boa menina e não se desvie do caminho, porém, no meio do trajeto ela encontra o lobo. Este se fazendo de interessado, finge ficar amigo da menina, para enganá-la com o objetivo dela ir colher flores que estavam fora da trilha e ele chegar primeiro à casa da avó. Lá chegando e “sem dizer uma palavra, foi direto até a cama da avó e a devorou inteirinha.” 
Essa história é direcionada para o público infantil e como toda a história tiramos uma lição: que as crianças e a jovens belas e ingênuas sejam alertados para os perigos que a vida oferece. Sobretudo que existem pessoas gentis, mas faz muito mal, não se pode confiar em estranhos. Muitas vezes o lobo pode estar dentro de suas casas, ou mesmo nos seus quartos, os próprios familiares, querendo devora-las e fazem mal a estas crianças e as jovens meninas.
 Na versão do filme “A Garota da Capa Vermelha” 
A história foi criada na versão original do Chapeuzinho Vermelho para os chapeuzinhos dos novos tempos, direcionado ao público adolescente, O filme A menina da capa vermelha se passa em um pequeno vilarejo, em épocas remotas, meio a neve sombria e a mitos lendários de seu povo. A bela garota que é apaixonada por amigo de infância, mas está prometida em casamento para outro rapaz, inconformada com a situação, a jovem planeja fugir com o amado, Todos viviam em tranquilidade até a morte de sua irmã, a indignação e medo tomou conta de todos e ela acaba adiando seus planos, quando um lobo começa a perturbar seu vilarejo. Um suspense, uma história de medo e tem elementos como: a capa, a floresta, o lobo e o temor de lidar com o inesperado. Moral da história: representar o medo diante do desconhecido e o mal pode estar bem próximo a você, pessoas que querem te prejudicar.
Na versão do Filme “Deu a Louca no Chapeuzinho Vermelho” 
É de uma simplicidade brilhante, mostrar a fábula como um caso de polícia. Na história cada um dos envolvidos, incluindo a própria chapeuzinho, o lobo, a vovó e o lenhador da uma versão para o caso. O filme é divertido e agrada não só as crianças como também os adultos. Percebemos que a história passa uma mensagem onde as mulheres deixam de ser frágil, a vovó enfrenta tudo e todos e a chapeuzinho não tem medo nada. 
CONTOS E SUAS ADAPTAÇÕES 
A conhecida fábula da “Cigarra e a Formiga” mostra uma formiga trabalhando muito durante o verão enquanto a cigarra só canta. Chega o inverno rigoroso e a formiga tem comida para seu sustento, enquanto a cigarra passa fome. A história incentiva às crianças e até mesmo os adultos ao trabalho, ao trabalho, a construir algo para o futuro, a preservar, a economizar, estudar e pensar no amanhã. Moral da história: Os que não pensam no dia de amanhã pagam um preço por sua imprevidência. 
 As histórias mexem com o imaginário das crianças e estimulam a curiosidade. O trabalho com os contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Faz as crianças, os jovens e até mesmo os adultos viajarem no mundo imaginário, sonhando com os acontecimentos vividos por cada personagem. Cada história tem uma lição de vida, por isso devemos observa-la com muita atenção quando seriamente exploradas. Todos os filmes tem um chapeuzinho, pessoas ingênuas que por sua ingenuidade caia ou são perseguidas pelos lobos, pessoas que só querem fazer o mal, esse lições que são passadas através dos filmes para alertar a todos que devem tomar cuidado.
CONTOS E SUAS ADAPTAÇÕES 
(A cigarra e a Formiga)
Analise do texto da Cigarra e a Formiga
Na Analise do texto e da historia da cigarra e a formiga em comparação com o filme, a primeira evidencia foi que no filme a cigarra parece mais um grilo do que uma cigarra, agora no contexto descritivo foi observado o fato do inseto cuspir, fato que não é citado no texto., logo representa uma atitude de educação. 
Porém, o contexto geral basicamente é o mesmo, a cigarra (grilo) é um cantor que não quer trabalhar, tenta levar uma formiga com ele, porém a mesma é repreendida pela rainha, e volta ao trabalho, quando muda as estações do ano e o inverno chega, a cigarra (grilo) bem debilitada, procura ajuda no formigueiro e o mesmo presta socorro, porém a rainha muito brava chega e diz que todos ali tem que trabalhar. (no filme chega até induzir uma situação a qual o grilo acha que vai ser mandado embora), logo solicita que ele comece a cantar para animar o formigueiro, e todos muito contentes fazem festa. 
Afinal todo tem o seu papel na natureza, e devemos um ajudar o outro e reconhecer seus talentos e os valorizar
Narrativa é uma história construída a partir de uma trama organizada. A Matéria narrativa nasce de uma analise ou imaginação e ganha vida na voz, porém sempre carrega consigo o ponto de vista do autor. 
A efabulação num texto narrativo deve ter uma completude em seu contexto, construída do encadeamento e da sequências da ação dos personagens. A ação necessita para ser gerada de tempos e espaços que na narrativa devem inerentemente ficar ligados e se comunicarem entre si. A matéria narrada efabulada, tem fins de chegar a ouvintes e leitores, adultos e crianças despertando fantasias e conduzindo estes à uma analise critica de sua realidade comparada a história.
 A efabulação geralmente trás consigo uma filosofia que será descoberta no chamado “fundo moral ou moral da história”. As ideologias romanceadas que servem como estrutura de uma efabulação sofrem uma especificidade de variação segundo seu narrador, que alcança a criança, o adulto ou ambos. 
As variações seguem estão enquadradas nos temas, assuntos, personagens, linguagem, etc. Muitas narrativas efabuladas nasceram da sabedoria popular ou oculta e perpassam séculos orientando a seus ouvintes ou leitores á despertar um senso critico do universo físico e abstrato.
 Da Teoria à Análise do Texto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais