Buscar

Ética e Responsabilidade Social nas Empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

KELLY BARBOSA DE CAMARGO - RU: 1202784 Nota: 88 PROTOCOLO: 20151020120278451F6D1
Disciplina(s):
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Matemática Básica
KELLY BARBOSA DE CAMARGO - RU: 1202784 
Nota: 90
PROTOCOLO: 20151020120278452060A
Disciplina(s):
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
	Data de início:
	20/10/2015 20:53
	Prazo máximo entrega:
	20/10/2015 21:53
	Data de entrega:
	20/10/2015 21:22
Questão 1/10
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofrer muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências. Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição a seguir e assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação correspondente. 
“A organização poderá sofrer punições determinadas pela justiça.”
	
	A
	Obrigações legais.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.83) no caso das obrigações legais, a organização poderá sofrer punições determinadas pela justiça.
	
	B
	Obrigações ilegais.
	
	C
	Obrigações éticas.
	
	D
	Obrigações antiéticas.
Questão 2/10
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro (2013) introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
Você acertou!
De acordo com Peter Drucker, citado por Alencastro (2013, CAP.2, p.70) empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
Questão 3/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
Seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Socionomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	D
	Autonomia
Questão 4/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
É a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor.
	
	A
	Anomia.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	B
	Heteronomia.
	
	C
	Socionomia.
	
	D
	Autonomia.
Questão 5/10
Quem não adequar suas práticas de negócio ao novo ambiente social que está sendo desenhado poderá sofre muitas perdas com isso, pois as pessoas estão se sentindo capazes – e têm instrumentos para isso – de punir as companhias que não correspondam às suas expectativas. Em outras palavras, as exigências da sociedade estão se antecipando às regulamentações legais e, em muitos casos, obrigando a própria legislação a se adequar a essas exigências. Tendo como base as exigências impostas às empresas, analise a descrição a seguir e assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de obrigação correspondente. 
“A punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.”
	
	A
	Obrigações legais.
	
	B
	Obrigações éticas.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.3, p.83), quando se trata das obrigações éticas, a punição virá por parte da opinião pública, que poderá vir sob a forma de boicotes e dúvidas quanto a sua reputação, o que, certamente, influenciará negativamente sua participação no mercado.
	
	C
	Obrigações ilegais.
	
	D
	Obrigações antiéticas.
Questão 6/10
Se até meados da década de 1970 uma empresa era considerada sustentável se fosse economicamente saudável, ou seja, tivesse um bom patrimônio e um lucro sempre crescente, hoje essa visão está sendo modificada. O modelo utilizado é o Triple Bottom Line, ou tripé da sustentabilidade, expressão apresentada pelo economista John Elkington. O Triple Bottom Line ficou conhecido como os 3 Ps (People, Planet, Profit), pois se manifesta em três dimensões (gente ou capital humano, planeta ou capital natural e benefício econômico) que devem interagir para que se atinja um desenvolvimento sustentável. Este modelo trabalha com três dimensões.
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito a seguir. 
“Tem a ver com as pessoas que compõem uma sociedade e, consequentemente, suas organizações. No que diz respeito às práticas empresariais, está ligado ao conceito de responsabilidade social. Contempla aspectos como salários justos, respeito à legislação trabalhista vigente, desenvolvimento de ambientes de trabalhos saudáveis e, sobretudo, um envolvimento positivo com a sociedade em geral.”
	
	A
	Responsabilidade Social Empresarial.
	
	B
	O pilar Planet do tripé da sustentabilidade.
	
	C
	O pilar Profit do tripé da sustentabilidade.
	
	D
	O pilar People do tripé da sustentabilidade.
Você acertou!
O pilar PEOPLE do tripé da sustentabilidade tem a ver com as pessoas que compõem uma sociedade e, consequentemente, suas organizações. No que diz respeito às práticas empresariais, está ligado ao conceito de responsabilidade social. Contempla aspectos como salários justos, respeito à legislação trabalhista vigente, desenvolvimento de ambientes de trabalhos saudáveis e, sobretudo, um envolvimento positivo com a sociedade em geral (ALENCASTRO, 2013, CAP.4, p.137).
Questão 7/10
É lícito conceber uma organização como uma comunidade moral, pois todas as organizações, para existirem enquanto coletividades humanas pressupõem a existência
de uma ética. Nem sempre esses princípios estão explícitos, pois o entendimento do que é a organização e o que ela pensa em termos de valores éticos pode não estar bem definido na mente de seus empregados. Nesse caso, a analogia do iceberg como imagem da organização é perfeita. Existe uma parte visível, na qual estão detalhados formalmente o que a empresa gostaria que todos ficassem sabendo e a parte invisível, onde existem características nem sempre fáceis de serem percebidas. Considere os seguintes exemplos. 
I. Fatos
II. Emoções
III. Tecnologias
IV. Relações humanas
V. Atitudes
VI. Normas individuais
VII. Preços
VIII. Valores individuais
IX. Parte racional
Assinale a alternativa que indica corretamente os exemplos pertinentes à parte visível do iceberg.
	
	A
	Apenas I, III, V e VII.
	
	B
	Apenas I, III, VI e VIII.
	
	C
	Apenas II, IV, VI, IX.
	
	D
	Apenas I, III, VII, IX.
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p.71) a clássica metáfora do “Iceberg Organizacional” foi utilizada pela primeira vez por Richard J. Selfridge e Stanley L. Sokolik, em que, na parte visível estariam localizados os fatos, tecnologias, preços, enfim, toda a parte racional da organização, enquanto na parte de baixo do iceberg – invisível – ficariam as emoções, as relações humanas, as atitudes, as normas e valores individuais.
Questão 8/10
Agimos corretamente na sociedade guiados por uma reflexão sobre o que é certo ou errado ou sob uma mão pesada de algo que nos obriga constantemente a agir corretamente e que nos pune em caso de deslizes? Em outras palavras, é a ética ou a lei que orientam nossas ações corretas? Pergunta difícil, mas que para ser respondida exige primeiro que se entendam a diferença entre alguns conceitos, tais como: 
I. Lei.
II. Moral.
III. Ética.
 
Os conceitos supramencionados são definidos de maneira aleatória em sequência. 
A. Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano.
B. É o estudo de uma forma específica de um comportamento humano.
C. Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para garantir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser.
 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os conceitos com suas respectivas definições.
	
	A
	I-A – II-B – III-C.
	
	B
	I-A – II-C – III-B.
	
	C
	I-C – II-B – III-A.
	
	D
	I-C – II-A – III-B.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.45) a lei constitui acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para atingir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser; a moral representa um conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano; e, a ética é o estudo de uma forma específica de um comportamento humano.
Questão 9/10
Agimos corretamente na sociedade guiados por uma reflexão sobre o que é certo ou errado ou sob uma mão pesada de algo que nos obriga constantemente a agir corretamente e que nos pune em caso de deslizes? Em outras palavras, é a ética ou a lei que orientam nossas ações corretas? Pergunta difícil, mas que para ser respondida exige primeiro que se entendam a diferença entre alguns conceitos, tais como lei, moral, ética e cultura. Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir.
É o estudo de uma forma específica de um comportamento humano.
	
	A
	Lei.
	
	B
	Moral.
	
	C
	Ética.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.45) a lei constitui acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas de um grupo, para atingir justiça mínima, ou direitos mínimos de ser; a moral representa um conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano; a ética é o estudo de uma forma específica de um comportamento humano; e, a cultura engloba todo conhecimento que uma sociedade em sobre si mesma, sobre outras sociedades, sobre o meio material em que vive e sobre a própria existência.
	
	D
	Cultura.
Questão 10/10
Jean Piaget, a partir de uma pesquisa feita com crianças observou quatro etapas que fazem parte da formação da consciência moral dos indivíduos. Assinale a alternativa que apresenta a etapa de formação da consciência moral dos indivíduos que corresponde ao trecho a seguir.
 
A criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.
	
	A
	Anomia
	
	B
	Heteronomia
	
	C
	Socionomia
	
	D
	Autonomia
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.1, p.36-39) a ANOMIA é a etapa do comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer ou pela dor; na HETERONOMIA a criança obedece às ordens para receber recompensa ou para evitar castigo; a SOCIONOMIA seria a fase na qual os critérios morais da criança vão se firmando por meio de suas relações com outras crianças; e, na AUTONOMIA a criança já interiorizou as normas morais e passa a comportar-se de acordo com elas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando