Buscar

AV1 E AV2 metodologia científica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1 DE METODOLOGIA CIENTIFICA RESPOSTAS: 1 A - 2 C - 3 B – 4 D - 5 A
AV2 DE METODOLOGIA CIENTIFICA RESPOSTAS: 1 C - 2 B - 3 D - 4 C - 5 A
Leia atentamente a Resenha abaixo:
Jardim Secreto
De Johanna Basford
Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. Jardim secreto é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós.
Minha opinião: acho importante dizer que eu sempre imprimi desenhos da internet para pintar quando adulta. Não pinto maravilhosamente bem, mas sempre apreciei essa arte, então já possuía lápis de cor, canetinhas, giz de cera [...] É isso pessoal, recomendo a todos a compra desse livro.  Disponível emhttps://fomedeleitura.wordpress.com/
O texto acima apresenta vários dos elementos que compõem uma resenha . Sendo assim, analise as proposições abaixo
I-A resenha é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto para estabelecer comparação com outras obras da mesma área.
II-A resenha é um relato minucioso de uma obra um tipo de redação técnica.
III-A resenha é igual a um resumo pois ambas as técnicas necessitam de opinião e juízo de valor.
 
Estão corretas
Alternativas:
	a)I,II.
	b)II, III.
	c)I- III
	d)I,II,III
2)
Você já percebeu, que muitas vezes antes de argumentarmos sobre algumas questões, preferimos, citar alguem, por exemplo, um estudioso, ou jornalista, ou professor que nos ajudem a fundamentar uma ideia. Pois bem, a atitude de citar as ideias de outros, comprova tanto em trabalhos academicos como no nosso dia-a-dia que estamos argumentando embasados em uma pesquisa anterior ou em uma investigação que envolve geralmente seriedade e comprometimento.Sabendo disso, podemos então apresentar as principais características científicas de uma citação, são elas:
Alternativas:
	a)Apresentar os objetivos, a metodologia e o estado da arte que se encontra o tema, ao mesmo tempo, conferir o que os outros já pensaram sobre o tema
	b)A citação tem como principal característica o argumento científico, apresentado pelos problemas da pesquisa e a justificativa dos autores que são as fontes primárias.
	c)Dar sustentação ao texto; apoiar a análise; situar o trabalho e o problema no contexto geral, obter credibilidade e sustentação dos argumentos.
	d)Propiciar teoria científica aos trabalhos acadêmicos, sendo uma forma de copilaçao das ideias dos doutores e mestrandos que estudaram o mesmo objeto que o autor se propoe a estudar.
3)
LEIA ATENTAMENTE AS AFIRMATIVAS ABAIXO E COLOQUE V(VERDADEIRO) F (FALSO):
I.Por levantamento bibliográfico podemos entender que é a atividade de busca dos trabalhos, sobre diversos formatos, assuntos, levando o pesquisador ao conhecimento sobre o estado da arte do tema a ser pesquisado.
 II.Levantamento bibliográfico ou levantamento das fontes de informação sobre um assunto a ser pesquisado, consiste em um procedimento técnico.
 III.Os levantamentos bibliográficos são constituídos em 5 fases, que são: observação, análise, interpretação, síntese e conclusão.
 IV.Estudo das fontes de pesquisa e Estudo do assunto, são as mesmas coisas e consistem em delimitar o período de tempo a ser pesquisado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
	a)F,F,V,V.
	b)V,V,F,F.
	 c)F,V, F,V
	d)V,F,V,F
4)
Veja como André Maurois, define a leitura: " A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." A leitura é muito importante não só para o indivíduo que lê, mas principalmente para o desenvolvimento de sua sociedade. Infelizmente, no Brasil, ainda a prática da leitura é confinada a obrigatoriedade nas escolas. E, a leitura escolar na maioria das vezes se distancia da realidade das experiências pessoais. Pensando sobre a importância da leitura para o desenvolvimento da técnica de desenvolver resumos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
	a) Leitura e resumo são duas técnicas praticamente iguais porque refletem organização e classificação das coisas e depois da comparação dos elementos elas expressam o sentido ou seja a ideia geral da coisa estudada.
	b) Para iniciar um bom resumo é preciso, é claro, saber ler, não existe a possibilidade de se desenvolver um resumo sem uma leitura sobre o assunto.
	c) A relação que existe entre a leitura e o resumo é a mesma que existe entre o sal que caracteriza uma comida salgada, ou seja, uma coisa está na outra, ou são a mesma coisa.
	d)Uma boa leitura é um pré-requisito para a elaboração de um resumo, isto porque, o resumo exige do autor do trabalho, uma linguagem clara, concisa e direta, é uma apresentação concisa e seletiva de um texto.
5)
Sabendo da importância do resumo para os trabalhos acadêmicos, assinale a alternativa abaixo que apresenta asprincipais funções de um resumo
Alternativas:
	a)Comunicar, informar recuperar informações, reter informaçoes.
 
	b)Analisar, comparar e classificar elementos estudados e dar sua opinião
	c)Definir e interpretar a opinião de outros sobre determinados assuntos.
	d)Identificar os objetivos do trabalho acadêmico, comunicando por escrito.
AV2 DE METODOLOGIA CIENTIFICA RESPOSTAS: 1 C - 2 B - 3 D - 4 C - 5 A
1) Sabendo que são muitas as diferenças entre a língua falada e a língua escrita, enumere a 2 coluna de acordo com a primeira.
Primeira coluna
1-Língua falada
2-Língua escrita
Segunda coluna
( ) Fragmentária
( ) elaborada
( ) planejada
( ) pouco uso de passivas
( ) emprego frequente de passivas
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta
Alternativas:
a)1,2,1,2,1
b)2,1,2,1,2
c)1,2,2,1,2.
d)2,2,1,1,1.
2)Coloque V(verdadeiro), F (falso) para as afirmações abaixo:
( ) A língua falada é mais solta, livre, espontânea e emotiva, pois reflete contato humano direto.
( ) A língua escrita é mais disciplinada, obedece às normas gramaticais impostas pelo padrão culto, dela resultando um texto mais bem elaborado.
( ) A linguagem culta, eleita pela comunidade como a de maior prestígio, reflete um índice de cultura a que todos pretendem chegar.
( ) A linguagem popular é usada no cotidiano, não obedece rigidamente às normas gramaticais.
( ) As línguas são uniformes, são códigos que refletem o pensamento humano e suas crenças e hábitos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:
Alternativas:
a)F,F,F,F,V.
b)V,V,V,V,F.
c)F,V,F,V,F.
d)V,V,F,F,V.
3)Quem já não ouviu essa famosa frase do Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica", José Abelardo Barbosa de Medeiros, nas décadas de 1950 a 1980, foi protagonista de um enorme sucesso e considerado um dos melhores comunicadores de rádio e televisão do Brasil. Seguindo seu exemplo, observamos na leitura da web aula que a comunicação é essencial à vida humana, tanto que se trata de uma capacidade inerente ao ser social.
Sabendo disso, analise as afirmações:
I-Existem muitas formas de comunicação, quando utilizamos da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita, dizemos que estamos utilizando uma linguagem verbal.
II-Quando utilizamos imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação, estamos nos utilizando de uma linguagem não verbal.
III-A necessidade de comunicação é intrínseca ao ser humano, pois vivemos em permanente interação com a realidade que nos cerca e com as outras pessoas.
IV-Podemos dizer que o processo comunicativo encontra-se relacionado a três fatores, que são a linguagem, a língua e a fala.
Estão corretas as afirmações
Alternativas:
a)I,II,IV estão corretas, sendo a
III errada
b)II, III estão corretas, sendo a I e IV errada
c)III,IV estão corretas, sendo a I e II errada
d)I, II, III, IV estão corretas.
4)Sobre as concepções de linguagem: Concepção de linguagem como forma de interação; concepção de linguagem como meio de comunicação; concepção de linguagem como expressão do pensamento, analise as afirmações abaixo:
I-A concepção de linguagem como forma de interação, acredita que as pessoas que não conseguem se expressar é porque também, não são capazes de articular a interação e o pensamento lógico.
II-A concepção de linguagem como meio de comunicação entende que o falante tem em mente uma mensagem a transmitir a um ouvinte e para isso ele a coloca em forma de código e a remete por um canal.
III-A concepção interacionista de linguagem corresponde a concepçao de linguagem como expressão do pensamento, sendo uma forma inquietante diante da lingua falada e da lingua escrita.
Assinale a alternativa correta
Alternativas:
a)Estão corretas I,II,III.
b)Está correta I
c)Está correta II
d)Está correta III
5)Observe que todo texto está inserido dentro de um contexto, que se encontra inserido dentro de um momento sócio-histórico-cultural, pensando assim, analise as asserções I e II.
I - A dialogicidade existente no texto permite que vejamos a visão de mundo que o autor possui e coloca em seu texto. Essa visão de mundo pertence a uma ideologia, que são signos e valores de nossa vida social (as idéias veiculadas pela sociedade e inseridas no texto).
Portanto,
II- Usamos com muita desenvoltura a intertextualidade, que são os diálogos com outros textos orais e escrito.
Assinale a asserção correta
Alternativas:
a)A asserção I e II estão corretas e a II complementa a ideia de dialogicidade.
b)A asserção I e II estão corretas e a II independe a I.
c)A asserção II está correta e a I incorreta.
d)A asserção I e a II estão incorre

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais