Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS DE PROVAS ANTERIORES DE CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO – QUESTÕES DISCURSIVAS
1 – Existem três tipos de estrutura dos órgãos de controle: centralizada, descentralizada e integrada. Conceitue a estrutura:
Centralizada – 
Descentralizada – A estrutura Descentralizada ocorre quando cada unidade possui um órgão que executa o controle interno. Essa estrutura pela grande participação de informações, dificulta o condensamento e padronização de informações. Pois cada estrutura de Controle Interno está subordinada administrativamente a um órgão superior.
Integrada - 
2 - Indique em que critérios e/ou parâmetros a Auditoria de Gestão está baseada:
Está baseada nos critérios ou parâmetros de eficiência, efetividade, economia, eficácia, execução e excelência, procura avaliar o processo de tomada de decisões e seus efeitos nos atingimento das metas e objetivos da organização. 
3 - O Controle Interno está relacionado a dois aspectos fundamentais: responsabilidade do administrador e risco patrimonial da entidade. Cite e conceitue os princípios básicos do controle interno:
Fixação de responsabilidades: As unidades administrativas devem possuir regimento e organograma adequados, em que estejam definidas de forma clara a autoridade e suas responsabilidades, além de manual de rotina/procedimento que discrimine as funções de todos os setores; Segregação de funções: Consiste na separação de funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. Pessoal de controle criteriosamente selecionado: A qualificação adequada de funcionários preceitua que a eficácia dos controles internos administrativos depende diretamente da competência, da formação profissional e da integridade dos funcionários. Portanto, é imprescindível que haja uma política de pessoal que assegure seleção rigorosa e treinamento sistemático, bem como o rodízio de funções com vistas a reduzir, ou mesmo eliminar, a possibilidade de fraudes;
 
5 – 
[Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação da caixa de texto de citação.]
8 - O Controle Interno está relacionado a dois aspectos fundamentais: responsabilidade do administrador e risco patrimonial da entidade. Cite e conceitue os princípios básicos do controle interno:
Fixação de responsabilidades: As unidades administrativas devem possuir regimento e organograma adequados, em que estejam definidas de forma clara a autoridade e suas responsabilidades, além de manual de rotina/procedimento que discrimine as funções de todos os setores; Segregação de funções:Consiste na separação de funções de autorização, aprovação, execução, controle e contabilização. Pessoal de controle criteriosamente selecionado: A qualificação adequada de funcionários preceitua que a eficácia dos controles internos administrativos depende diretamente da competência, da formação profissional e da integridade dos funcionários. Portanto, é imprescindível que haja uma política de pessoal que assegure seleção rigorosa e treinamento sistemático, bem como o rodízio de funções com vistas a reduzir, ou mesmo eliminar, a possibilidade de fraudes;
7 - O Controle Interno Administrativo compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados com a eficiência operacional, assim como o respeito e a obediência às políticas administrativas. Cite pelo menos dois (2) exemplos de controles internos administrativos:
a) análises estatísticas de lucratividade por linha de produtos; b) controle de qualidade; c) treinamento de pessoal; d) estudos de tempos e movimentos; e) análise das variações entre os valores orçados e os incorridos; f) controle dos compromissos assumidos, mas ainda não realizados economicamente
6 - Em relação ao contido na NBC T 12, diferencie fraude de erro:
O termo "fraude" aplica-se a ato intencional de omissão e/ou manipulação de transações e operações, adulteração de documentos, registros, relatórios, informações e demonstrações contábeis, tanto em termos físicos quanto monetários. O termo "erro" aplica-se a ato não intencional de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros, informações e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações da entidade, tanto em termos físicos quanto monetários.
9 - Em relação aos conceitos relacionados aos indicadores de desempenho, conceitue Economicidade
Economicidade: está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.   Indicadores de economicidade podem ser encontrados nas unidades de suprimentos.
12 - Em relação à Auditoria de Sistemas, indique os objetivos dos testes de dados:
 O teste dos dados tem o objetivo de estabelecer a consistência deles em relação ao uso planejado.
11 - Conceitue Auditoria Contábil:
 A Auditoria Contábil constitui um conjunto de atividades técnicas e procedimentos, exercidas de forma sistematizada em uma entidade, compreendendo a avaliação e o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas da entidade auditada, ou seja, compreende o exame de todos os procedimentos e as operações praticadas relacionados com o controle do patrimônio, com vistas a apurar a exatidão dos registros contábeis e a realidade das operações, e sobre estes emitir uma opinião.
 10 -Indique a finalidade do Controle Interno, no âmbito de cada Poder, bem como o conceito de Sistema Interno Integrado:
A Constituição Federal em seu artigo 74 "Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de Controle Interno com a finalidade de:   I. avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; II. comprovar  a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III. exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; IV. apoiar o controle externo no exercício de sua missão constitucional.

Outros materiais