Buscar

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS - Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões
A qual episódio da história mundial o livro de George Orwell se refere? 
Revolução Industrial 
Independência do Brasil
Revolução Russa 
1ª Guerra Mundial 
Que animais lideram a revolução entre os demais na fazenda do Sr. Jones?
o gado 
os porcos
as galinhas 
as ovelhas 
Como o livro "A Revolução dos Bichos" chegou a ser usado na época em que foi publicado?
como instrumento para tirar Hitler do poder 
serviu para ajudar a derrubar o Muro de Berlim 
fez com que os Estados Unidos entrassem em grande depressão econômica
como propaganda anti-comunista 
Apesar de ser considerado britânico, George Orwell nasceu em outro país. Em que país ele nasceu?
África do Sul
Índia 
Portugal 
Colômbia 
O conceito de vigilância "Big Brother", dos atuais "reality shows" da TV mundial, se inspira em que livro de George Orwell?
A Revolução dos Bichos
Dias na Birmânia 
1984 
Por que escrevo 
"A Revolução dos Bichos" teve seu texto adaptado para:
televisão 
cinema 
teatro 
tese de mestrado
Questões Discursivas
Caracterize/descreva as seguintes personagens da história:
Sr. Jones 
Trata-se do Fazendeiro dono da Granja do Solar, e é ele quem lidera os animais. É uma pessoa cruel e avarento com os animais, sempre os chicoteia e por muitas vezes os deixa passar fome. 
Major
Trata-se do porco que dá início a todo planejamento da Revolução. Era o mais inteligente dos animais e líder até a hora da morte. Representa o homem inteligente, sensato, preocupado com o bem estar de seus semelhantes. O velho Major, porco sábio e professoral é quem espalha as sementes da revolução na Granja do Solar, que se tornará a Granja dos Bichos. Busca por melhorias e igualdades entre eles. Major morre logo no início do enredo, mas seus objetivos continuam sendo seguidos.
Sansão
Trata-se do cavalo. Este é considerado muito forte, trabalhador e leal. Se mantém fiel à Napoleão, porém se vê traído por ele. Seu final é muito triste, pois ele é levado por uma carrocinha por estar doente e não poder mais ser aproveitado para o trabalho, assim vindo a óbito. 
Benjamim 
Trata-se do burro, o animal mais idoso e sábio da Fazenda. Eram raras as vezes que ele falava, porém a todo momento desconfiava das reais intenções do Napoleão e acredita que não haveria mudança com a Revolução.
Moisés 
Trata-se do Corvo, bicho de estimação do Jones. Ele era um espião linguarudo, mas também hábil na conversa. Afirmava a existência de uma região misteriosa, "Montanha de Açúcar", para onde iam os animais após a morte. Essa montanha estava situada em algum lugar do céu, pouco acima das nuvens, segundo dizia Moisés. Os animais detestavam Moisés, porque vivia contando histórias e não trabalhava, porém alguns acreditavam na Montanha Açúcar.
Bola-de-Neve
Trata-se do porco que comanda o levante dos animais contra Sr. Jones. Foi ele quem assumiu a granja após a Revolução e tornou-se o mais inteligente daquele lugar. Bola-de-Neve era adepto da igualdade social para todos, e mesmo sendo o administrador da Granja dos Bichos, não tinha nenhuma regalia. Representa o homem que exerce uma liderança positiva, que age em favor do bem de todos. 
Qual seria, de acordo com Major, o estilo de vida dos animais na Granja do Solar.
De acordo com Major a vida na Granja do Solar seria miserável, trabalhoso e curto. Os animais deveriam receber o mínimo de alimento, apenas para continuar respirando. Estes eram explorados ao extremo, e ao perceber que estes não estariam tendo o mesmo desempenho, eram descartados da forma mais cruel possível.
Descreva o acontecimento que serviu para iniciar a revolução. 
A decadência de Jones e o descuido com a fazenda e com os animais fizeram com que os mesmos, que já estavam famintos e abandonados sem os cuidados necessários, se rebelassem.
Compare o conteúdo inicial dos sete mandamentos com a sua gradual transformação. 
No conteúdo inicial foi imposta a Revolução Animalista, no qual propunham que deveria ser aplicado o socialismo, propondo que a base deste seja a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes, assim havendo a supressão das diferenças entre as classes sociais. Porém, após os porcos (militantes) tomarem posse do poder notou-se que eles estavam mudando seus atos, e estariam cada vez mais parecidos com seus antecessores e suas ações implicavam na contrariedade dos sete mandamentos impostos no início da Revolução.
Com o decorrer do tempo os porcos ordenaram que adaptassem o conteúdo das leis, contrariando a proposta inicial, no intuito de justificar seus atos indevidos. Tendo em vista a curta memória dos animais, a pouca capacidade intelectual, e em alguns casos até analfabetismo, os porcos (comunistas) decidiram que iriam modificar as leis, pois os animais não teriam percepções dessas alterações.
Decidiram então alterar os textos pintados na parede, no qual se encontravam no fundo do celeiro, por letras grandes e brancas, para que assim ficassem em evidência. Pensaram ainda que assim não haveria nenhuma forma de justificativa pelo desconhecimento das alterações, e eles ainda poderiam ler à distância as novas regras impostas.
Como viviam os animais e os humanos antes da Revolução dos Bichos?
Antes da revolução os animais eram explorados. Eles produziam e trabalhavam, porém não eram donos de nada, não possuíam nada mais que a própria pele. Depois de um ano de idade não sabiam mais o que era liberdade, felicidade ou lazer. Miséria e escravidão resumiam a vida dos animais.
Por outro lado os humanos eram os exploradores, consumidores e empregadores. Eram considerados soberanos, os ‘senhores de todos os animais’.
Por que os animais se revoltaram contra o fazendeiro? Eles representam quem na Revolução Russa?
Os animais se revoltaram com o fazendeiro por conta do mesmo não proporcionar nem mesmo vida digna aos animais; eles eram submetidos à condições de miséria, exploração e maus tratos.
Na Revolução Russa os animais representam a grande massa de operários e camponeses que trabalhavam duramente e ganhavam apenas um mísero valor. Diante da precária situação, a população decidiu se manifestar e reivindicar que o Monarca Czar Nicolau II, o último Czar a governar ali, renunciasse o cargo. O fim do processo deu origem à União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
Explique como os animais viviam no período do “Animalismo”?
A princípio, no período Animalista os animais viviam em igualdade e dignamente, pois foi decidido que colocariam em prática alguns outros princípios, dentre eles a igualdade dos animais e a boa condição de vida para todos eles. Porém, ao praticarem os novos princípios notou-se que não estariam utilizando de forma adequada, violando o que foi proposto no início, causando assim mal estar, rinchas e muita desigualdade de poderes entre eles.
Por que a Revolução dos Bichos não deu certo? O que alguns porcos começaram a fazer?
A Revolução não deu certo porque cada um a sua maneira, aos poucos, cedeu e permitiu que uma parte da sua população tomasse as rédeas da situação. A ganância pelo poder e soberania teria sobressaído dos limites, além de ter violado os princípios por eles acordados no Animalismo. 
Alguns porcos começaram a obter vantagens por conta de seus cargos, até mesmo para fins particulares, assim determinando que todos os bichos seriam iguais, porém alguns seriam mais iguais que outros.
O que deveria ser feito para que o “Animalismo” continuasse na fazenda?
Para que o Animalismo continuasse na fazenda, os animais deveriam reivindicar que fossem mantidas as regras impostas no início da proposta, no qual todos deveriam ser tratados com igualdade e dignidade, assim recebendo o seu merecido salário por conta do seu esforço e dedicação. 
Os princípios deveriam ser respeitados e praticados conforme imposto anteriormente, sem qualquer interferência individual e leviana, principalmente por parte de seus líderes.
Descreva a mensagem ou o aprendizado que a obra pode trazer a um leitor que,
como você, é um futuro operador do Direito? 
A obra em questão trás diversos temas que proporcionam uma reflexão complexa de aprendizados, dentre elas podemos identificar a importância de observar que, dentre as mazelas ocorridas em nosso dia-a-dia, muitas delas é ocasionada pela própria sociedade, que se torna gananciosa em busca de soberania a todo custo; devemos nos atentar aos pequenos acontecimentos que ainda acontecem na nossa sociedade atual, um sistema que se iniciou proposto pela igualdade mas acabou se tornando um regime totalitarista e continuou, tão explorador quanto o anterior. 
Vivemos em meio à tanta corrupção e desigualdade e ainda sim somos leigos e deixamos com que outras pessoas tomem conta de decisões das quais deveríamos participar. Além disso podemos identificar que não enxergamos as coisas claramente, tendemos a confiar mais naquilo que é dito para nós, do que aquilo que realmente cremos ser a verdade ou o que acreditamos ser nosso próprio julgamento.
Temos ao nosso favor a Constituição Federal, na qual nos garante igualdade e dignidade, porém nota-se os benefícios e privilégios da classe alta sobressai dos direitos dos demais. 
Conclui-se então que devemos ter atenção à utopias e realidades, bem como a questionar a retórica da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais