Buscar

atps pesquisa em servico social

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera UNIDERP
Ensino à Distância
Pólo: Parnamirim - RN
Atividades Práticas Supervisionadas
Curso: Serviço Social
6ª Série
Pesquisa em Serviço Social
 
Discentes: 
Edilza de Morais Nunes RA: 377323
Maria Lucí Alexandre da Silva RA: 368015
Maria Luciene Freire da Silva RA: 382480
Parnamirim – RN
Setembro - 2014
�
 Edilza de Morais Nunes RA: 377323
Maria Lucí Alexandre da Silva RA: 368015
Maria Luciene Freire da Silva RA: 382480
Trabalho desenvolvido pelos graduandos do 6º período do curso Serviço Social, para obtenção de nota parcial da disciplina Pesquisa em Serviço Social, sob orientação da Tutora Presencial Danielle Dayanna.
Parnamirim – RN
setembro – 2014
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Metodologia científica: é um conjunto de abordagem técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática. Tendo como objetivo fundamental chegar á veracidade dos fatos. Neste sentido não se distingue de outras formas de conhecimento. 
Muitos pensadores do passado manifestaram a aspiração de definir um método universal aplicável a todos os ramos do conhecimento. Hoje, porém, os cientistas e os filósofos da ciência preferem falar uma diversidade de métodos, que são determinados pelo tipo de objeto a investigar. Sendo que Pela classe de proposições a descobrir. Assim, pode – se afirmar que a Matemática não tem o mesmo método da Física, e que esta não tem o mesmo método da Astronomia. E com relação ás ciências sociais, pode - se mesmo dizer que dispõem de grande variedade de método. 
São classificados dois grupos:
O dos que proporcionam as bases logicas da investigação cientifica e o dos que esclarecem acerca dos procedimentos técnicos que poderão ser utilizados. Essa é uma classificação que apresenta semelhança com o de Trujillo Ferrari ( 1982 , p. 23 ) , que trata dos métodos gerais e discretos e a de Lakatos ( 1992 , p.81 ), que fala em métodos de abordagem e em método de procedimento. 
Podem se incluídas nestes grupos os métodos:dedutivo, indutivo, hipotético- dedutivo, dialético, e fenomenológico; cada um deles vincula-se a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como ser processa o conhecimento da realidade. O método dedutivo relaciona – se ao racionalismo, o indutivo ao empirismo, o hipotético- dedutivo ao neopositivismo, o dialético ao materialismo dialético e o fenológico, naturalmente, á fenologia. 
 Exemplo de cada classificação de dedutivo x indutivo:
	Dedutivos 
Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira.
Toda a informação ao conteúdo factual da conclusão já estava, pelo menos implicitamente, nas premissas.
	Indutivos
Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão é provavelmente verdadeira, nas não necessariamente verdadeiras.
A conclusão insere informação que não estava, nem implicitamente, nas premissas. 
Método hipotético - dedutivo: é definido por Karl a partir de criticas á indução, expressas em a lógica da investigação cientifica, obra publicada pela primeira vez em 1935. Outro argumento de Popper é de que a indução parte de uma coerência metodológica porque é justificada dedutivamente. Sua justificação indutiva exigiria o trabalho de sua verificação factual.
Pode- se apresentar o método hipotético – dedutivo a partir do seguinte esquema.
	Problema 
	Conjecturas
	Dedicação de consequência observada
	Tentativa de falseamento
	Corroboração 
Método dialético: o conceito e bastante antigo. Plantão utilizou – o no sentido de arte do dialogo. Na antiguidade e na idade media o termo era utilizada para significa simplesmente logica. A concepção moderna de dialética , no entanto, fundamenta – se em Hegel. Para esse filosofo, a logica e a historia da humanidade seguem uma trajetória dialética, nas quais as contradições se transcendem, mas dão origem a novas contradições que passam a requer solução.
O materialismo dialético pode, pois, ser entendido com um método de interpretação da realidade, que se fundamenta em três grandes princípios ( Engels, 1974 ); A unidade dos postos ; Quantidade; Negação da negação. 
Método fenomenológico: tal como foi apresentado por Edmundo Husserl ( 1859 – 1938), propõe – se a estabelecer uma base segura, liberdade de proposições, para todos as ciências. Para Husserl, as certezas positivas que permeiam o discurso das ciências empíricas são “ ingênuas ’’. A suprema fonte de todas as afirmações racionais é a consciência doadora originária.” Dai a primeira e fundamental regra do método fenomenológico”. Avançar para as próprias coisas “. Por coisa entende se simplesmente o dado , o fenômeno , aquilo que é visto diante da consciência. A fenomenologia não se preocupa, pois com algo desconhecido que se encontre atrás do fenômeno; só visa o dado, sem querer decidir se este dado é uma realidade ou uma aparência: haja o que houver a coisa está ai. 
A pesquisa fenomenológica parte do cotidiano, da compreensão do modo de viver das pessoas, e não de definições e conceitos, como ocorre nas pesquisas desenvolvidas segundo a abordagem positiva. Assim, a pesquisa desenvolvida sob o enfoque fenomenológico procura resgata os significados atribuídos pelos sujeitos ao objeto que está sendo estudado. As técnicas de pesquisas mais utilizadas são, portanto, de natureza qualitativa e não estruturada.
A principal percepção sobre o método cientifico, vem através de muitas pesquisas no livro e também pela internet; dai jugamos que a metodologia cientifica não só nas teorias com base na prática, por exemplo, estágios.
As dúvidas e conflitos vêm por base nos autores por conflitar em o conceito e suas inquietações nas abordagens que cada falar.
Tópicos: 
Grupos: métodos e semelhanças com Trefilo Ferrari e Lakatos que baús, falam sobre o método de procedimento;
Os grupos de todos os métodos: dedutivo, indutivo, indutivo- hipotético dialético e fenomenológico;
Materialismo dialético pode ser intendido como um conjunto de interpretação da realidade, que se fundamenta em três grandes princípios (Engels, 1974); A unidade dos pontos; quantidade; negação da negação. 
JUSTIFICATIVA
O papel do assistente social não e apenas ajudar as pessoas nem ter uma postura meramente assistencial o papel do assistente social, vem se desenvolvendo com as origens, buscando atender as demandas imediatas da população com auxílio do poder publico, embasada no conservadorismo, ainda presente na sua atuação profissional, aprimorando ainda mais os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa, como também na prática diária de trabalho.
 Somente colocando a teoria em prática é que os assistentes sociais podem capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho. 
Através do reconhecimento dos determinantes estruturais e das dificuldades da realidade social, dos limites e das possibilidades do seu trabalho, deve atuar contra os problemas das injustiças, que afetam o desemparados socialmente.
Relevância da pesquisa social na atualidade para o campo do Serviço Social
A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim, alimentadora de práticas profissionais. É uma cadeia de sustentação que deve assentar-se nas demandas e nos impasses vivenciados no contexto do exercício da profissão, considerando as determinações sociais, econômicas, políticas e culturais que expressam a realidade contemporânea e o projeto ético-político profissional. Na conjuntura deste universo, comprometido com a democracia e justiça social, materializado no Código de Ética de 1993 e no processo de Revisão Curricular, que fundamenta a formação profissional e pelas Organizações representativas – ConselhoFederal de Serviço Social (CFESS), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS),têm-se mobilizado e se feito presente a garantia dos direitos sociais no campo das políticas públicas, bem como têm mantido importante interlocução com os movimentos sociais da sociedade civil. A dinamicidade se constitui na medida em que a profissão alcança maturidade intelectual, evidenciada pela sua produção teórica e capacidade de diálogo crítico, com diferentes áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas.
 Projeto de pesquisa 
 A inserção dos jovens aprendizes no mercado de trabalho 
Neste trabalho será apresentado um projeto de pesquisa social, desenvolvido por estagiárias de Serviço Social na secretaria de trabalho e Assistência social (SEMTAS) em Macaíba/ RN que são parceiros do Programa Jovem Aprendiz, onde ministramcursos e fazem acompanhamento de assistência social e pedagógica com os jovens aprendizes.
 Tem como foco a visão que o adolescente tem sobre a sua inserção no mercado de trabalho amparado pela lei nº 10.097/00, “lei de Aprendizagem” o Artigo 428 diz que: 
 Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 anos e menor de 22 anos(a idade máxima prevista não se aplica aos candidatos com deficiência), estarem matriculados e frequentando a escola, não terem sido contratados anteriormente como jovens aprendizes pela ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e/ou mantido vínculo empregatício com empresa.Inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. “
A lei de aprendizagem acrescenta no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), determinando a contratação de aprendizes em médio e grande porte. Enfatiza tão,bem que o adolescente tem que participar pela formação técnico-profissional, que no caso são cursos ministrados pelos locais que tem parceria com várias empresas do RN.
O RN tem parceria com mais de 200 empresas e atende em tornos de 1.000 jovens aprendizes, porém de Janeiro até Agosto de 2013 houve um grande índice de desligamento de jovens a pedido das empresas parceiras.
Problemas já conhecidos do campo de atuação do profissional.
O que esta levando os jovens a serem desligados dessas empresas? Foram entrevistados 10 jovens, que 3 estão em processo desligados a pedidos das empresas , 3 jovens que trabalham a quase dois anos em empresas e 4 jovens que estão sendo contratados inicialmente.O intuito da pesquisa é saber a perspectiva que os jovens têm sobre o mundo do trabalho, a visão sobre o mercado de trabalho e sobre o seu papel nele e na sociedade, possa realizar uma solução para sanar este problema de desligamentos prévios antes do término de contrato dos jovens com as empresas.
A pesquisa consiste em uma entrevista semi–estruturada:
1. O que significa trabalho para você
2. Por que você procurou a SEMTAS?
3. O que mudou na sua vida desde que começou a estagiar?
4. Quais foram às dificuldades que sentiu quando começou a trabalhar?
5. Sente-se incluso na sociedade em que vive? 
6. Você está satisfeito com a empresa em que trabalha? Por quê?
7. Você conhece seus direitos de jovem aprendiz? Quais?
Serão apresentados a seguir os resultados da pesquisa com os jovens e cabe dizer também que as respostas obtidas tem aprovação dos mesmos. 
Apresentação dos dados coletados e análise dos resultados
Para melhor entendimento da pesquisa foi traçado o perfil dos jovens. Dessa forma apresentaremos com um quadro abaixo o perfil desses jovens;
	NOME
	IDADE
	EMPRESA
	POR QUE A BUSCA PELO PROJETO? O QUE ACHAM DO TRABALHO?
	Jonathan
	15
	Transporte
	É muito bom trabalhar para poder ter minha independência financeira 
	Karla
	15
	Banco do Brasil
	Gosto de onde trabalhos me sentem feliz em estar trabalhando e ajudando a minha família, espero me profissionalizar para que quando eu sair da aprendizagem consiga um trabalho bom para que eu possa fazer a minha faculdade e vencer na vida.
	Daniela
	16
	Banco do Brasil
	Gosto de onde trabalho recebe bem e trabalho somente meio período, agora estou conseguindo conciliar melhor meus estudos com o trabalho e assim levar uma vida com dignidade.
	João Manoel
	17
	Segurança
	Eu gosto da independência que o trabalho me proporciona
	Patrícia 
	15
	Rede de fast-food
	O trabalho é cansativo, porém compensa quando você tem seu próprio dinheiro no inicio do mês.
	Suzanne
 
	16
	Prestadora de serviços de tecnologia da informação
	O trabalho é uma maneira de não ser dependente de meus pais
	Junior 
	14
	Rede de fast-food
	O trabalho vai poder me ajudar a comprar minhas coisas sem pedir para meus pais.
	Jeferson 
	18
	Telecomunicação.
	O salário não é muito mais as pessoas com quem trabalho, fazem me sentir bem, me respeitam e me ajudam isso pra mim foi importante para continuar.
	Erick 
	14
	segmento ambiental.
	Eu defino trabalho como um valor de dignidade que o homem ou jovem como eu pode ter, pois você tem autonomia sobre o seu dinheiro e sabe como e com o que quer gastar.
	Guilherme
	14
	Rede de fast-food
	Tenho problemas, tive com faltas na escola por isso tomei suspensão no trabalho e no curso teórico, aqui se você não segue as regras leva descontos na folha de pagamento.
O significado de trabalho é: São atividades físicas ou mentais realizadas por alguém para alcançar determinado fim ou propósito. Porém o significado de trabalho e sua finalidade mudaram muito com o tempo e para os jovens o trabalho tem diversas definições.
O que se conclui com as respostas desses jovens é uma preocupação de não depender tanto financeiramente de seus pais, também se percebe que o fato de ter seu próprio dinheiro faz com que se interessem pelo trabalho em si. Os jovens também associam o trabalho com responsabilidades e esse é um dos principais motivos pela procura da SEMTAS.
Nos como assistentes sociais observamos uma problemática de alto índice de desligamento de jovens. A pesquisa teve intuito de saber o pensamento que os jovens aprendizes têm sobre a sua inserção no mercado de trabalho e seus objetivos, pois como resultado dessa pesquisa desenvolver um plano de ação para auxiliar a Assistente Social da Instituição para que a demanda de jovens não percam o interesse no trabalho nem nos estudos.
Metodologia a ser aplicada
O levantamento das informações e dados necessários para a implementação do projeto serão feitos através das entrevistas e análise do perfil do menor aprendiz.
 As informações levantadas serão estudadas e analisadas por equipe multi-disciplinar, formada por profissionais capazes de entender os processos de educação e formação da sociedade, entre eles, os Assistentes Sociais. Com a análise e apuração dos dados, serão definidos planos de ação para o trabalho de aprimoramento do processo educacional na empresa e as linhas de trabalho para a implementação deste plano.
Cronograma
O tempo necessário para o desenvolvimento dos trabalhos, em suas diversas etapas, está disposto abaixo:
As fases do cronograma referem-se às etapas a serem desenvolvidas no projeto, de forma ordenada e sequenciada. Abaixo temos um breve resumo sobre elas e o que é programado para cada uma:
1. Formação das equipes multi-disciplinares: nesta etapa, compõe-se a equipe de trabalho, indicando nomes e formalizando os convites para os profissionais em foco para a formação do grupo de trabalho.
2. Definição das atribuições dos integrantes do grupo de trabalho: nesta etapa, cada integrante do grupo toma ciência de suas atribuições dentro do grupo de trabalho e define suas estratégias para apresentação dos trabalhos a ele atribuídos.
3.Discussão para a estruturação da pesquisa: os integrantes, cientes de suas atribuições, discutem nesta fase sobre a metodologia a ser empregada para colocar em prática o projeto onde visa interagir e incentivar o menor a permanecer engajado no local de trabalho.
4. Projeto 
Medidas de interação com o menor aprendiz
Recursos que os estimulem a permanecer na empresa
Recursos que os estimulem também a se manter engajados de forma satisfatória com a escola
Meios que estimulem o desenvolvimento contínuo escola/empresa
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esse trabalho foi de fundamental importância, pois pudemos relacionar medidas a serem aplicadas na prática do Assistente Social para um projeto de pesquisa.
Pudemos verificar também a importância do estabelecimento de passos a serem seguidos e implementação de medidas a serem tomadas e com isso ver resultados satisfatórios nos projetos observados.
A execução de projetos como esse se torna de suma importância, pois através deles já podemos ir verificando como será a rotina enquanto Assistentes Sociais se voltados para esse tipo de projetos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Métodos e técnicas de pesquisa social/autor Antônio Carlos Gil.-6.ed.-são Paulo: atlas, 2008.
Pochamann, Marcio. A batalha pelo primeiro emprego: A situação atual do jovem e perspectiva no mercado de trabalho brasileiro. São Paulo: Publisher, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3.ed.-São Paulo: Atlas, 1991.
Pesquisa feito também aos jovens aprendizes de Macaíba- RN ,2014

Continue navegando