Buscar

Avaliando o aprendizado aula 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: ALDNA RODRIGUES 
	Matrícula: 201507626916
	Disciplina: CEL0249 - EDUCAÇÃO ESPECIAL  
	
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009). 
		
	
	
	
	
	Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
	
	
	Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar. 
	
	
	A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino. 
	
	
	Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma. 
	
	
	As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes. 
	Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Você foi convidado (a) para planejar um seminário de capacitação para educadores da rede pública do Município de São Gonçalo cujo tema era "Inclusão social e acadêmica da pessoa com deficiência". Das frases abaixo assinale a única que representa uma inverdade dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial (2009).
		
	
	
	
	
	Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com colegas não deficientes é bem menor. 
	
	
	A Educação Especial é assegurada por lei nacional, entretanto visa conciliar as necessidades de ambos os sistemas educacionais: o regular e o especial, tendo em vista que algumas deficiências são apenas corrigíveis na educação realizada em instituições especificamente estruturadas para atender deficientes. 
	
	
	A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular. 
	
	
	O avanço que a Educação Especial alcançou no ano de 2009 foi justamente trazer orientações que garantissem a acessibilidade dos alunos com deficiências e condições especiais de aprendizagem.
	
	
	A Educação regular passar a ter como responsabilidade o ensino das pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, uma vez que é uma modalidade educativa respaldada legalmente.
	Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO  em: 
		
	
	
	
	
	Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
	
	
	Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
	
	
	Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
	
	
	Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
	
	
	Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular. 
		
	
	
	
	
	A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola. 
	
	
	É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
	
	
	A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los. 
	
	
	O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado. 
	
	
	A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais. 
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Em 1994, muitos países se reuniram na Espanha para discutirem as diretrizes para a educação das pessoas com deficiência e necessidades educativas especiais. Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. 
( ) A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais. 
( ) A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola. 
( ) É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos. 
A sequência correta é? 
		
	
	
	
	
	V V V 
	
	
	V F V 
	
	
	F V V 
	
	
	V F F 
	
	
	F F V 
	Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O caráter transversal da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva define que os suportes e apoios necessários ao processo de escolarização do educando devem ser oferecidos: 
		
	
	
	
	
	em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. 
	
	
	na educação infantil, ensino fundamental e médio. 
	
	
	da creche ao ensino médio e na modalidade de ensino especializado. 
	
	
	no ensino fundamental e médio e na modalidade de ensino especializado. 
	
	
	apenas nos níveis de escolaridade mais elementares.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais